terça-feira, 15 de setembro de 2015

Papo de Tokufã Especial com: Marcos Lima

Olá amigos Tokufãs!
Primeiramente, gostaria de agradecer á todos que acompanham nosso Blog, seja curtindo, compartilhando ou comentando, saiba que para nós, tudo isso é muito importânte, e nós estamos realmente muito satisfeitos com o Feedback positivo que temos recebido por parte de vocês, á todos o nosso muito obrigado! Continuando os papos de Tokufã especiais, hoje trazemos um papo muito bacana e descontraído, com um grande amigo e Tokufã, dono e administrador de diversas mídias respeitadas na Tokunet. Dono também de um grande conhecimento de Tokusatsu, e que sempre contríbui para o sucesso do mesmo, desde o tempo do Orkut... Além de ser DJ... Estou falando de Marcos Lima! Bom, se você é fã de Tokusatsu e principalmente da franquia Ultra, com certeza já o conhece, ou ao menos já ouvir falar sobre ele... 
Sem mais delongas e vamos conhecer mais um pouco sobre ele, e o que ele tem a dizer sobre Tokusatsu e Ultraman!




TOKUFORCE: Primeiramente, conte-nos um pouco da sua experiência com o Tokusatsu, e o que o fez se tornar um dedicado fã de Ultraman?



MARCOS: Saudações Siderais a Todos do Blog Toku Force--
Na grande verdade sou um fã ardoroso das décadas de 60 e 70, que ao meu ver são as mais criativas das produções de Tokusatsu no Japão, e Ultraman se faz muito presente nestas décadas e por consequencia  arrebanhou fãs que perduram até os dias de hoje( E Eu sou um deles..rss), e nestas décadas que citei a imaginação criativa era a mola mestra pra dar vida e ação aos Herois aliada a roteiristas competentes, a falta de recurssos financeiros,  prazos apertados para a entrega de Eps,  e  equipes de suporte para produção esforçadas que se esmeravam para dar o seu melhor em uma época que os computadores ainda não eram aliados das produtoras e dos técnicos, e é neste cenário que o Mestre Eiji Tsuburaya surge criando técnicas para o cinema (Godzilla) e mais tarde trazendo toda esta bagagem criativa para a Tv e assim criando personagens que perduram até os dias atuais, eu tive contato com o Tokusatsu muito cedo pois morei no Bairro da liberdade antes de vir definitivamente para o Rio De Janeiro e isso facilitou meu acesso a este mundo mágico, e antes mesmo de ver Ultraman na Tv eu já tinha em mãos revistas vindas do Japão falando dele e de Ultraseven........tavez sejam estas algumas das razões pra ser táo obssecado por esta franquia.

TOKUFORCE: Henshin World, Tokyo Space, TokuBook, Ultraman forever e agora o Battle Nerd. São algumas mídias no qual você está muito presente e possuí muita interatividade com outros fãs. Inclusive muitos que só curtiam Super Sentais e Kamen Riders, deram uma oportunidade para as séries Ultras muito por conta do seu trabalho.
Como você vê essa iniciativa que valoriza a franquia Ultra atualmente nas mídias no qual você atua?


MARCOS: Então....rsss
Já fazem aproximadamente 17 anos que levanto a Bandeira do Tokusatsu na Internet e  algumas coisas melhoraram muito  e outras continuam na mesma....
Pois muitos Tokufãs além de não conhecerem a franquia nunca nen se deram ao trabalho de pesquisar sobre a trajetória deste personagem que além de ser um dos maiores ícones do Japão também é a franquia de Tokusatsu mais antiga da Tv, e que só por estes dois motivos já requer atenção e merece sim ser pesquisado embora ninguém seja obrigado a virar fã da franquia, más se voce se diz Tokufã então a pesquisa é quase que obrigatória até por uma simples questão de conhecimento.
Sempre fui muito presente dentro da Tokufriends e do Tokyo Space pois  foram os primeiros lugares onde me foi cedido um espaço pra falar de Ultraman desde a época do finado Orkut e foi lá que consegui descobrir muitos outros fãs da franquia que hoje são meus amigos virtuais e outros até já conheci pessoalmente,  hoje consigo ver que muita gente se tornou fã de Ultras por minha causa(Teimosia - Mode ON) e que o espaço se tornou maior em varios Grupos e Pages permitindo que Ultras sejam mais divulgados por aqui e embora muitos ainda torçam o bico para os Ultras afirmando que são séries toscas e repetitivas, quem já acompanhou alguma das Ultra-Series hoje pode comprovar que as coisas são bem diferentes dentro deste universo, e o fato das mídias citadas terem aberto um espaço para que eu pudesse falar de Ultras foi um grande progresso, porque na verdade o espaço não foi aberto pra mim....................e sim para Ultraman.


TOKUFORCE: Muitos Ultras marcaram a história dos Ultra fãs no Brasil, como Ultraman, Ultraseven e Ultraman Jack.  No caso do Ultraman Tiga, que foi o último a ser exibido na Televisão Brasileira, o que mais lhe marcou na série?



MARCOS: Falar de Ultraman Tiga pode ficar muito extenso pra mim....kkkkkkk
Más vou me controlar, ok?
Em primeiro lugar Ultraman Tiga chega a Tv sendo o pioneiro em vários pontos, como por exemplo nunca tinha se visto dentro da franquia Ultraman uma mulher chefiando um Esquadrão de Combate aos Monstros (Que são uma marca registrada dentro da franquia) e que acaba dando outro aspecto para a equipe  GUTS, pois apesar de ser forte nas decisões também tem um coração amoroso. Representada pela linda Atriz Mio Takaki:  a Capitã Megumi Iruma enche de beleza a base da Guts.
Ultraman Tiga também traz uma atriz que tem o DNA do primeiro Ultraman...rsss, estou falando da atriz Takami Yoshimoto que é filha do ator Sussumo Kurobe que interpretou o Oficial Hayata o alter ego do primeiro Ultraman, na série ela interpreta a oficial Rena Yanase, que é apaixonada por Daigo sem saber que ele é Ultraman Tiga.




A Série deu uma revitalizada na franquia com roteiros brilhantes, BGMs contagiantes, elenco carismático e ainda com uma produção caprichada nos figurinos e nos trajes de Aliens(Seijins) e Monstros (Kaijus) tudo isso fez com Ultraman Tiga soprasse um novo gás na franquia e sem contar que nen acreditei no dia em que vi anunciar que um novo Ultra ia estrear aqui no Brasil....acho que estes são os principais atributos da série.




TOKUFORCE: Se você pudesse formar um ranking com os 5 Ultras mais poderosos da franquia, quais seriam esses Ultras?

MARCOS: Formar um Ranking com estes gigantes pra mim é um tanto dificíl  pra mim, pois não consigo ver um Ultra mais forte do que o outro, de verdade o que vejo é que cada um tem sua peculiaridade em termos de poderes e ação...
Até porque com o avançar das décadas e a evolução dos efeitos visuais pode parecer que os mais novos sejam mais fortes do que os primeiros, más posso citar os que eu acho que se destacam na raça em termos de disposição para combate.



Posso citar "Ultrama-Léo" como um dos mais valentes e raçudos na hora da briga tanto na sua forma humana quanto em sua forma real (Ele não tem hospedeiro), pois esta série foi produzida em plena crise do petróleo  que assolou o mundo e isso tornou a venda de supérfluos (Toys ..Bugingangas..vinyl) algo descartavél,  assim a Tsuburaya teve de investir nas artes marciais dentro desta série e  fez deste Ultra um grande combatente nos cambates corpo a corpo, já que não tinha dinheiro pra investir em raios e outros tipos de efeitos especiais.


Também não posso desconsiderar Ultraseven que embora não tenha sido criado como um seguimento de continução da franquia é até hoje o Ultra mais revisitado de todos e que é o detentor da arma mais mortal de toda a franquia Ultramam e quem conhece o Heroi sabe que estou me referindo ao Eye-Sluguer que é a foice  que ele carrega em sua cabeça  e este Ultra é considerado o General da Tropa Ultra..........e isso deve ter um bom motivo, né....rssss






Os poderes de Ultraman Jack não também não podem passar desapercebidos, pois os fãs Brasileiros os conhecem bem e além de sua  grande obstinação em derrotar um inimigo este Ultra conseguiu a simbiose total  com seu hospedeiro humano, absorvendo até suas memórias chegando ao ponto de seu coração se apaixonar pelas mesmas pessoas que seu hospedeiro, e o mais interessante e ver que a união entre os dois foi tão completa  que ao partir de nosso planeta no final de sua saga ele leva consigo o corpo de seu hospedeiro em um final jamais visto em nenhuma outra série Ultra até hoje.



Outro Ultra que merece meu respeito é Ultraman-Mébius por varios motivos e um deles foi a grande sacada de construir a série ambientada em uma época em que ja se faziam 25 anos que Ultraman 80 tinha partido do planeta terra e isso possibilitou sua colocação como um Ultra-Heisei que era a continuação direta de um Ultra-Showa permitindo que todos os Ultras da chamada era de ouro pudessem interagir com Mébius (Estratégia similar usada anos mais tarde pela Toei em Gokaiger) sem contar a infinidade de raios e formas que este Ultra vai ganhando até final de sua jornada na Terra.
E Por útimo eu não poderia deixar de  citar aqui Ultraman-Ace que surge na franquia com uma inovação que revolucionou o universo de M-78, pois este Ultra tinha nada mais nada menos do que dois hospedeiros humanos um homem e uma mulher e a isso foi atribuido que ele tinha duplo poder ou seja tinha a bravura e a coragem de um homem e o amor e a ternura de uma mulher, embora eu nunca o tenha visto Ace ter nenhum ato de ternura em relação aos seu inimigos que não eram simples Kaijus como tinha sido mostrado nas series anteriores e sim bestas modificadas  chamadas de Shojus que eram muito mais dificeis de matar, e durante seu tempo de missão em nosso planeta Ace se mostrou  também muito destemido com uma infinidade de poderes mortiferos.
Vale citar que esta série influencior fortemente as crianças da época, pois os hospedeiros humanos Hokuto & Minami davam saltos mortais para se transformarem e por consequencia disso as crianças começaram a se machucar ao imitar os protagonistas.......

Resultado achado pelos  roteiristas foi fazer com que Minami fosse embora para a lua pois acabou descobrindo que não era humana e que pertencia a uma antiga civlização lunar......assim ela parte da Terra entregando o seu anél a Hokuto que a partir deste dia passa a se transformar sózinho.

UFA!!!.........Acho que montei o meu Ranking....





TOKUFORCE: Diga duas coisas que você gostaria de perguntar pessoalmente a Eiji Tsuburaya.



MARCOS: Engraçado ....Esta pergunta já me foi feita e eu nunca respondi....rss
Más desta vez não vou deixar passar.

01-Mestre Eiji, gostaria muito de saber o que o senhor acha dos rumos que a franquia Ultraman seguiu? O Que o senhor tem a dizer?

02- Mestre Eiji, levando em consideração que o Sr Shotaro Ishimori era seu seu fã o  senhor teria algo a dizer a ele em relação a franquia Kamen-Rider?


TOKUFORCE: Conforme o passar dos anos, o Tokusatsu passou por diversas mudanças. Em alguns casos, tivemos franquias que se descaracterizaram totalmente, como aconteceu com os Riders, por exemplo. Os Ultras, de certa forma também foram afetados pelo tempo. O que você achou dessas inovações na franquia? 





MARCOS: Como venho dizendo ao longos dos anos sou super a favor das inovações dentro da franquia Ultraman ou de qualquer outra, só não concordo com a descaracterização da obra como um todo......pois vejo por aí que muita coisa foi criada e a obra principal foi esquecida.


No caso da Tsuburaya a coisa foi da mesma forma, só que a empresa já notou que pode inovar sim, pois é uma tendencia para poder chegar a outros fãs(Consumidores), porém os executivos também já entenderam que embora novos conceitos sejam inseridos a obra não pode ser esquecida e foi o que aconteceu com Ultraman X que chegou forte atraindo novos e velhos fãs porque todo o conteúdo das Ultra-Séries esta lá contido somado as inovações.
Em Ultraman Ginga muita coisa foi deixada de lado e na sua continuação direta Ultraman Ginga S alguns conceitos foram trazidos de volta e em Ultraman X a atmosfera foi totalmente restabelecida com uma nova roupagem, e por isso todo mundo se juntou de novo na frente da Tv pra acompanhar.

Felizmente a Tusburaya acordou.....
Fui bastante criticado na Net por dizer que outras franquias hoje só usam o nome...más é assim que eu realmente penso.


TOKUFORCE: Atualmente, séries como Ultraman Leo, Ultraman 80 , Max, Mebius e o atual X estão sendo exibidos via Streaming no Site Crunchyroll. Porém, vemos que muitos ainda não se adaptaram a este novo formato de mídia, que promete ser o futuro para os Tokusatsus no Brasil. Qual a sua opinião sobre este assunto?




 MARCOS: Me Desculpem más na verdade acho que o tem fãs muito preguisoços que não querem sair de sua zona de conforto, pois criar posts reclamando que não tem mais Tokusatsu na Tv é facil.....quero ver fazer algo importante e de peso pra a ideia de que novos Tokus possam chegar até nós .
Quando descobri o Crunchyroll fui o primeiro a alardear a noticia no meu grupo, no grupo dos amigos, pages e até em minha Timeline, avisei a todos que quando Ultraman X chegasse por lá então teriamos 5 Ultra Séries inéditas pra se assistir de GRAÇA.....qual foi o resultado de toda esta divulgação?????........Nenhum.


Depois de um tempo surge a noticia que a mídia Netflix estaria negociando varias séries para reprisar e os pseudo-tokufãs fizeram o maior alarde com a bomba, e em alguns lugares da internet a postagem sobre o assunto foi postada por mais de um dia seguido.
Sei que o que estou escrevendo aqui pode não agradar algumas pessoas e talvez nen seja publicado, porém acho que ao invés de se pagar pra assistir um monte de séries que todo mundo ja viu porque baixou da net....ou porque adquiriu com vendedores...ou compraram em lojas, porque não assistir de graça algo inédito??? Pra mim é estar comemorando "mais do mesmo" e pior que isso é não perceber que a chance de atrairmos mais séries inéditas esta bem aí na nossa frente pois quanto mais acessos no Crunchyroll mais aumentam as chances de novos Tokus cheguem até nós.
Más o povo prefere ficar na mesma, e ninguém se ligou que o site Crunchyroll anunciou Kamen Rider Ghost......




Eu estava esperando uma boa oportunidade pra falar sobre isso e a oportunidade surgiu.......O Crunchyroll publicou um anuncio sobre Kamen Rider Ghost sem nenhuma promessa de exibição, más acredito que este anuncio não foi em vão, pois os únicos Tokus disponiveis lá são Ultras, então acho que é legal a galera se ligar pois esta pode ser a mídia do futuro pela qual  ainda temos uma chance de rever nossas amadas séries chegando até nós, e agora é a hora de enxergar o futuro que já esta se apresentando pra todos nós.


TOKUFORCE: Atualmente, Ultraman X tem feito um enorme sucesso, tanto que está conseguindo atrair novos fãs para a franquia. Para você, qual o segredo para este sucesso?



MARCOS: Antigas formulas renovadas.....
As inovações chegaram até a franquia, e os antigos conceitos aliados a um bom diretor fez toda diferença e o elenco conquistou  
o público de cara.
A Série é veloz sem atropelos e a cada Ep tem uma surpresa ligada ao passado dos Ultras e as homenagens e refencias estão presentes somadas a novos contextos, Ultrafãs adoram isso, e pelo visto não são só os fãs de Ultraman que estão garantido a audiencia de Ultraman X.
Temos um novo Esquadrão...Temos um novo tema militar empolgante...temos novos personagens femininos em destaque...Temos Crossover equilibrados que relembram Eps do passado...Temos antigos personagens repaginados....Temos naves de combate...Temos novos veículos....Novas armas espetáculares....e um elenco que transmite segurança e simpatia.....Temos o visual adequado sem muita macaquice.
Estes são itens que durante décadas vem mantendo a franquia viva.......

Sem contar que como a franquia Ultraman sempre sai na frente esta é a primeira série de Tokusatsu transmitida em Simultcast por um Site......né?

TOKUFORCE: Fora o Tokusatsu, o que mais você gosta de assistir entre filmes e séries?

MARCOS: Assisto de tudo um pouco, más confesso que as produções asiáticas me prendem muito mais tenho assitido Death Note também pelo Crunchyroll e tenho gostado bastante, to com a primeira temporada de Gothan pra assistir e também to iniciando a terceira temporada de Under The Dome, em breve terei de arrumar espaço no HD pois o negocio ta ficando pesado aqui......Ah amanhã devo assistir Shingeki  No Kyojin .
Queria muito ter mais tempo pra assistir mais e mais outras séries e filmes, más meu trabalho também me tira muito tempo....rsssss


TOKUFORCE: Para finalizar deixe uma mensagem para o Blog Toku Force e para todos os fãs de Ultraman e Tokusatsu espalhados pelo Brasil. 


MARCOS: Primeiro queria dizer que foi uma honra ter sido entrevistado por voces aqui do BTF e também pedir-lhes desculpas por ter me estendido muito nas respostas, más quando me deixam falar ou digitar é dificíl de parar, rsss
E Desejo a voces do Blog Toku Force muita força e que voces se mantenham assim caprichosos e educados com todos e que os acessos se tripliquem e que as pessoas que acessarem sempre saiam daqui com a informação correta e sempre voltem.


Aos Ultra-Fãs e Tokufãs de uma maneira geral eu lhes digo que se orgulhem sempre de gostar de séries vindas do Japão e que sempre se permitam ao novo e ao desconhecido pois as descobertas dentro deste vasto universo do Tokusatsu é sempre um novo mundo a ser conquistado....\o/

Ultra Abraço a Todos....


E este foi mais um papo de Tokufã! Se você gostou do papo, não se esqueçam de deixar aqui os seus comentários, curtem e compartilhem o nosso trabalho, e faça essa entrevista chegar a todos os nossos amigos Tokufãs! 
Até a próxima! 
Share:

7 comentários:

  1. Mais uma entrevista excelente aqui do Blog, foi um prazer enorme fazer essa entrevista com Marcos Lima, que é um dos grandes Tokufãs presentes na Tokunet, seu conhecimento, assim como a dedicação com a franquia Ultra é algo incrível e que eu sempre admirei ... Aqui ele nos deu mais uma aula, com ótimas respostas, e nos deu a notícia de que Kamen Rider Ghost foi anunciado no Crunchyroll, acho que foi em primeira mão, pois até agora não vi ninguem que sabia sobre isso .....
    Obrigado pela entrevista e espero que tenha curtido
    Abraços amigo DJ Marcos Lima !!! \o/

    ResponderExcluir
  2. Muito boa e agradavel de ler!
    Fico honrado em ter amigos mestres naquilo que até hoje me inspira, tokusatsu!
    Na nostalgia ou em novas emoções

    ResponderExcluir
  3. Muito boa e agradavel de ler!
    Fico honrado em ter amigos mestres naquilo que até hoje me inspira, tokusatsu!
    Na nostalgia ou em novas emoções

    ResponderExcluir
  4. Muito boa e agradavel de ler!
    Fico honrado em ter amigos mestres naquilo que até hoje me inspira, tokusatsu!
    Na nostalgia ou em novas emoções

    ResponderExcluir
  5. Só tenho a agradecer ao Marcos Lima pela honra e gentileza em confiar no nosso trabalho. Parabéns ao Venâncio pela excelente entrevista também.
    Isso só nos dá forças pra continuar a caminhar ainda mais nos confins da tokunet.
    Mostrando que o tokufã pode sim ir mais além e ter a sua opinião respeitada acima de tudo.
    Ganhastes não só mais um fã Marcos e sim mais um admirador.
    Parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir
  6. Mais uma entrevista maravilhosa o mano Marcos Lima é a pessoa na tokunet que conheço que mais entende do universo Ultra e foi ele o responsável por hoje eu ser mais um admirador da nebulosa ultra, obrigado mano de coração. Antonioks / Spielvan

    ResponderExcluir
  7. Peço desculpas a todos pelo meu 'retardamento mental' que ocasionu a minha demora em vir até aqui deixar o meu depoimento....rssss.."(Estou em Tratamento..rsss)"

    -Em primeiro lugar gostaria de dizer que foi um grande prazer ter dado esta entrevista para esta midía que se destaca entre outras, por ter o cuidado na transmissão da informação, pois isso é algo que eu realmente valorizo.

    Em segundo quero deixar meus agradecimentos ao Venancio e ao Milton por ter cedido mais este espaço para que uma pequena parte do vasto universo Ultra podesse ser comentado, visualizado e alcançado, haja visto que apesar de ser a franquia de Tokusatsu mais antiga da Tv no Japão e de ter uma legião de fãs aqui no Brasil, os Pseudos- Tokufãs ainda torcem o bico em relação a esta franquia, porém apesar de estar longe do patamar de onde deveria estar me sinto feliz de ter feito com que muitas pessoas ao londo dos meus anos na Tokunet pudessem "se permitir" a descobrir este vasto universo dos gigantes da Tsuburaya.


    Faço votos cinceros que Estrela de Ultra sempre esteja brilhando aqui dentro do Tokuforce.

    Mais uma vez agradeço a todos e deixo um sideral Ultra-Abraço

    ResponderExcluir