terça-feira, 22 de setembro de 2015

Review Especial : Shichisei Toshin Guyferd


Olá Amigos Tokufãs, hoje trago para vocês um review sobre a série Shichisei Toshin Guyferd (七星闘神ガイファード Shichisei Tōshin Gaifādo, "Seven Star Fighting God Guyferd") que infelizmente não é muito comentada, acredito que pelo fato de nunca ter sido legendada em Português. Há alguns anos atrás, um Fansubber chegou a legendar o primeiro episódio da série, porém infelizmente, o projeto não foi para a frente, e hoje esse episódio se tornou raro, sendo muito difícil de se encontrar. Bom, como a série tem um visual e temática que sempre me agradaram, a minha curiosidade conseguiu ser muito maior que este "pequeno" detalhe, e me arrisquei á assistir as Raws! Confesso que me surpreendi com o que vi, sem dúvidas uma série com muito potencial, e é realmente uma pena que a mesma não tenha obtido a atenção merecida.


Ficaram curiosos ? Então leiam o texto a seguir, pois irei escrever um pequeno resumo da história de acordo com o meu ponto de vista. Consegui reunir também algumas informações sobre a série, que acredito que seja muito importante, mas ainda pretendo fazer uma matéria mais completa, e com informações mais precisos sobre a série para vocês. Muitos devem saber, o quanto é difícil encontrar material sobre Guyferd na Internet, portando o que pude encontrar estarei passando para vocês neste review. Sem mais delongas, vamos ao que interessa e boa leitura!






Vamos voltar ao ano de 1996, sete anos após o sucesso de Dennou Keysatsu Cybercops, ou para nós Brasileiros Cybercops, os Policiais do Futuro. Como acho que todos sabem, a empresa responsável pela produção dessa série foi a Toho Company (Mais conhecida pelos filmes de Godzilla), que resolve retornar com os seus Henshin Heroes, já que durante esses 7 anos, a empresa estava focada mesmo na sua franquia mais famosa, duradoura e rentável, sim os Kaiju-Eiga, mais especificamente, o Godzilla, e durante esse tempo, ela produziu 6 filmes para a franquia, sendo o último Godzilla vs Destoroyah de 1995. Eis então que no ano seguinte, a empresa se alia a empresa de jogos Capcom e anúncia Guyferd, dessa vez não com uma equipe, e sim com um herói solitário, lembrando muito inclusive as séries da franquia Kamen Rider, que com certeza foi apenas mais uma das muitas influências para a criação da série. 


A série foi originalmente exibida pela TV Tokyo, estreando no dia 8 de Abril de 1996 e sendo finalizada no dia 30 de Setembro do mesmo ano, durando apenas 26 episódios. Como já havia dito, a série possuí fortes influências com as séries Riders em seu enredo, e também teve influências em seu aspecto de Kyoshoku Soukou Guyver, mangá e Anime de Yoshiki Takaya, que são bem famosos no Japão e também no ocidente onde já ganhou inclusive versão em Live-action. Outra forte influência (Dessa vez em relação ás lutas), veio a partir do famoso mangá e também Anime Hokuto to Ken. O Estilo de luta utilizado em Hokuto to Ken, o "Hokuto Shinken" que dá para o lutador a capacidade de vencer seus adversários por dentro, atingindo os seus pontos vitais secretos, é algo bem semelhante ao estilo Ken'nou-Ryu, utilizado por Guyferd.


Como a série foi patrocinada pela Capcom, muitos produtos e jogos foram produzidos com o nome da série lançados para as plataformas, Sega Saturno e Playstation, e que conseguiram atingir um sucesso na época. Além de jogos, como de costume, também foram lançados Brinquedos, entre outros produtos. 

Para quem é fã de Cybercops, provavelmente irá gostar muito da série, e irá reconhecer muitos rostos conhecidos, pois no elenco, alguns atores que participaram da série foram escalados, como por exemplo: Ken Okabe, que interpreta o primeiro inimigo de Guyferd, Mr. Bicross, em Cybercops, ele foi o Dr Ploid. Mas o grande destaque fica para a excelente atuação de Masako Takeda como a vilã Shion, quem assistiu Cybercops, irá lembrar dela como Luna, a Rainha das Bestas.

Outro ponto positivo na série, é a trilha sonora. O tema de abertura "Towa no Chikai" contou com composição e letras de Kenzo Fukuyama, que possuí um vocal marcante, impossível não escutar esse som, e não ficar com ela na cabeça, por dias ou semanas como foi o caso deste que vos fala! (Risos) ... 

O encerramento, também é um show á parte, com voz de Kotono Shibuya "Be Friend" também é uma música marcante, muito pelo vocal doce de Kotono, assim como pela melodia e arranjos perfeitos. A Cantora Kotono Shibuya, já havia assinado contrato com a Capcom um ano antes da série Guyferd, e ficou conhecida no Japão por cantar a música "One more Time", tema do jogo Rockman X3 (Conhecido aqui no Brasil por Megaman X3). 

Abertura "Towa no Chikai" por Kenzo Fukuyama.

O ÍNICIO...

A história nos apresenta Go Kazama (interpretado por Hiroyuki Kawai). Um jovem aventureiro e praticante da arte de Karatê "Ken'nou-Ryu", um estilo de luta que possibilita destruir o inimigo atingindo seus pontos vitais secretos. Após uma longa jornada em busca de seu irmão Masato Kazama (Shigeaki Kano), que se encontrava desaparecido, Go retorna para sua antiga casa no Japão, onde também fica o dojo onde costumava treinar juntamente de seu irmão. Infelizmente, ao retornar Go só encontra com Rei Kujou e Yuu Kujou, dois irmãos que costumavam praticar artes marciais com Masato, inclusive a técnica Ken'nou-Ryu. 


Os dois irmãos, também estavam á procura de Masato, e com isso, passam á auxiliar Go nesta busca. Ao chegar no Dojo, Go é desafiado por Jarks um lutador de Karatê, que não admite a sua "derrota" e ao se confrontar com Go do lado de fora do Dojo, os dois são atacados e capturados por soldados misteriosos. Go passa á ter alucinações e tem uma breve conversa com seu irmão Masato através de telepatia. Ele fica um tempo inconsciente, e quando acorda, se vê em um lugar totalmente estranho, que parecia ser uma base secreta. Um pouco tempo depois, ele descobre que foi raptado por uma organização maligna denominada Crown, cujo objetivo era criar o Cyborg "mais poderoso", para isso, eles visavam sequestrar lutadores e praticantes de artes marciais mais fortes do Japão, para assim, criar uma simbiose entre o humano, e um parasitada conhecido como Fallah (leia-se "Farah"). 

Por sorte Go consegue escapar antes que sofresse uma operação, mas percebe que estava trajando uma armadura semelhante a que era utilizada pelos soldados de Crown. Em sua fuga, ele acaba conhecendo o Dr. Takeo Shiroishi, um ex-ciêntista de Crown, que se encontrava preso por ter se rebelado contra a organização, após descobrir os seus planos malignos. Os dois fogem juntos, mas lá fora se deparam com Jarks, que nesta hora, já havia se tornado um Mutian (Humanos que sofreram mutação com o parasita Fallah, possuídores de uma aparência monstruosa com força e QI muito mais elevados). Jarks, foi também quem destruíu o laboratório de Crown, possibilitando que Go e Takeo fugissem da base.

Começa então o primeiro confronto, Go se vê em apuros mediante á força brutal de Jarks, que a essa altura já não possuía mais consciência. No último minuto uma força misteriosa toma conta de Go, e o transforma em guyborg, nomeado por Takeo como Guyferd. Go havia sido parasitado com Fallah, acidentalmente durante uma de suas viagens, e o ódio fez com que esse poder despertasse ali mesmo. Ele agora possuí tanta força quanto Jarks, e o enfrenta de igual para igual, porém devido ao fato de sua arte de Ken'nou-Ryu ser muito mais eficiente, ele consegue destruir Jarks, usando uma de suas técnicas elementares. As técnicas de Guyferd, consiste em utilizar 5 energias elementares ( Fogo, terra, natureza, água e metal), além de 2 energias etéreas (Estrela e ar). Usando esses elementos, ele pode utilizar 7 técnicas especiais conhecidas como Shichiseiha, inclusive a sua técnica final, Kyoukuseiken (punho estrela final), um poderoso ataque vindo de sua energia estrela, utilizado normalmente para finalizar os ataques. 


 

Após a derrota de Jarks, a organização Crown recupera a sua base, e passa á realizar novas experiências raptando os lutadores mais famosos do Japão. Shion Megumi ( Masako Takeda), passa a assumir a posição de Takeo, e é ela quem passa a comandar a organização, sendo a mais fiel assistente de Mr. Bicross ( Ken Okabe). 

Os planos de Crown ainda são desconhecidos, e Go ao lado do Dr. Takeo, Rei e Yuu, precisam descobrir os seus planos reais, derrotando os monstros e Cyborgs que são enviados um após o outro. A trama de Guyferd começa á ficar muito interessante, e muitos mistérios tendem á ser revelados. No episódio 07, já temos uma grande reviravolta na história. Go resolve invadir a base de Crown, e enfrentar Mr. Bicross cara á cara, ele então revela a sua verdadeira identidade, se fundindo com Fallah e revelando ser um Guyborg poderoso, enquanto isso, Rei e os outros precisam soltar todos os lutadores que estavam aprisionados, e entre eles, encontram nada mais nada menos, que Masato, o irmão de Go. Infelizmente, Masato já não era mais o mesmo, e também havia sido transformado em DeathFerd, um poderoso Guyborg, com o mesmo poder e técnicas de Guyferd.




DeathFerd ataca seu irmão sem pensar, porém foge, a luta entre Bicross e Guyferd, temina com a vitória de Go. Mais tarde, ele encontra Masato novamente, porém Masato estava sendo controlado por Shion, que conseguiu escapar da base. Quando Masato se transforma em DeathFerd, ele fica sem controle de si mesmo, e parte para lutar com Go que não vê outra alternativa a não ser lutar contra seu próprio irmão. Como o poder dos dois são praticamente iguais, a luta termina em empate, e Masato consegue se livrar dos domínios de Shion, porém usa suas últimas forças para destruir de vez, toda a base e laboratório da organização Crown. Masato misteriosamente desaparece em meio aos escombros, e Go e outros lamentam a suposta "morte" de Masato. 


Após este incidente, Go segue Shion, que ainda estava viva, e o verdadeiro inimigo é então revelado. Trata-se de Zodiac, que nada mais é que o cerébro de Crown. Zodiac, era um cientista, e foi ele quem descobriu o parasita Fallah na América do norte, ele se tornou um ser poderoso após diversas experiências, e o seu objetivo maior era é se tornar um "Deus" e dominar todo o mundo. 

Ele pretende usar toda a sua técnologia para criar desastres catastróficos em todo o mundo e anúncia uma infestação mundial em massa de Fallah. Os monstros enviados por Zodiac são os MetalFerds, muito mais poderosos que os Mutians, e tem podereses semelhantes aos de Guyferd devido ao bio-mecanismo do corpo de Guyborg e a habilidade de empoderamento de Fallah. O enredo de Guyferd vai evoluindo, e novamente vai nos trazendo grandes surpresas, como o passado de Shion que é mostrado, juntamente do seu triste desfecho na série, mostrando seus reais motivos por ter sido submetida aos planos e vontades de Zodiac. 

Guyferd, consegue derrotar todos os Metalferds, e Zodiac, revela sua forma final de Guyborg, evoluindo seus Metalferds para GaiaSoldiers, e assim, executando seu último plano de conquista da terra, denominado "Gaia Operation", ele pretende utilizar a tecnologia Gaia net, para infestar o mundo com Fallah, e assim dominá-lo. Os momentos finais da série, são muito emocionantes e empolgantes, os Gaia Soldiers, se mostram muito superiores aos Mutians e aos Metalferds, e se mostram ser inimigos formidáveis, que dão um grande trabalho para Guyferd. Em um momento, Guyferd é destruído, ao confrontar-se com o GaiaSoldier Wolf, que suga toda a energia de Guyferd, além de destruir a pedra em seu cinto, que é fonte de sua energia vital. 





O Falecido mestre de Go, aparece em espírito e fala com Go, além de lhe dar uma nova fonte de vida, Guyferd retorna e desta vez decidido a acabar de vez com os planos de Zodiac. Desta vez, ele não está sozinho, pois acontece o retorno inesperado de Masato, acontece que após a queda da base de Crown, ele conseguiu escapar, e ficou um tempo vagando inconsciente. Agora sem o domínio de Shion, Masato se une ao seu irmão Go para eliminar Zodíac. 
O Plano de Zodiac, o Gaia Net que visa infestar o mundo com a praga de Fallah, tem inicio, e muitas pessoas começam á serem infectadas. É chegado o dia do aniversário de Go, Rei e Yuu, pretendem fazer uma festa surpresa para ele, porém, são covardemente atacados por um poderoso GaiaSoldier, que rapta Yuu além de ferir gravemente Rei. Ela consegue mandar um "s.o.s" para Go, que vai correndo até o apartamento. Lá, ele encontra Rei machucava, e percebe que Yuu fora sequestrado, ele então parte para salvar Yuu, enquanto o Dr. Takeo cuidava de Rei. 

ATENÇÃO! O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS (se não quer saber o final da série, pulem essa parte do texto).



Go segue as pistas de Yuu, e consegue 
chegar ao local onde ele estava sendo feito refém, onde também se encontrava a base secreta de Zodiac. Ao se confrontar com o GaiaSoldier, Go grita "Guykisou" e se transforma em Guyferd, porém o monstro se mostra muito superior a sua força, e Go utiliza toda sua força espiritual. 

Ao chegar em seu limite, ele perde o poder para se transformar, e nesta hora surge Zodiac, que leva Go para os confins de sua base, ele pretende usar o corpo de Go, como pilar para que o plano GaiaNet fosse ativado. Masato chega ao local, e salva Yuu, transformando-se em Dearthferd, ele enfrenta o GaiaSoldier, e após uma dura e difícil batalha, enfim consegue destruir o inimigo, e todos partem para a base inimiga para salvar Go. Lá, são impedidos por Zodiac, que mostra toda a sua força brutal contra Masato. 

Quando Rei e os outros conseguem enfim chegar até Go, eles percebem que o pior poderia ter acontecido e Go, já se encontrava sem nenhum sinal de vida.Todos lamentam sua morte, até que o mestre de Go aparece em espirito novamente, e diz que Go não havia morrido, todos precisam juntar seus espíritos e forças para Go, para que ele ressuscitasse. Todos eles juntam as mãos, e unem seus pensamentos, enviando energias positivas para Go. Quando Deathferd já estava para ser derrotado por Zodiac, Go ressurge e salva seu irmão, os dois enfrentam Zodiac com todas as forças, a máscara de Zodiac e destruida, o seu rosto real é revelado, que se mostra uma aparência aterrorizante (para não dizer grotesca). 


Guyferd e Deathferd então unem as forças e cria um ataque combinado, o "Renki Kyokuseiken", Zodiac também libera toda a sua força, e os dois poderes se chocam (No melhor estilo Dragon Ball Z), resultando na vitória dos irmãos, e a destruição completa de Zodiac.

Porém, a vitória não estava decidida ainda, e os dois precisam deter o GaiaNet, que continuava a atingir as pessoas da cidade. Eles entram na base, que começa a desabar, e os escombros impedem a passagem dos dois, Masato decide abrir caminho para o irmão Go, e usa suas últimas forças para segurar um enorme pilar, para que Go pudesse chegar até o seu destino.

Go, vê que o GaiaNet era uma energia vindo da espada de Zodiac, que estava enfincada em uma pedra. Go se joga para remover a espada e impedir com que a energia maligna continuasse a ser enviada para a terra, ele consegue, porém a base explode e vai pelos ares.... Do lado de fora, um enorme arco-íris é formado, finalmente a paz havia sido retomada na terra, as flores voltam á crescer, e os pássaros voltam á cantar... Porém, o que aconteceu com Go e Masato? Todos lamentam, agradecem á luta dos dois até então, e dizem que um dia os encontraram novamente... 

Após isso Go e Masato partem para uma viagem desconhecida, em uma bela uma imagem no por-do-sol com a frase "Guyferd Forever"

CONSIDERAÇÕES FINAIS



Assim termina Shichisei Toushin Guyferd, sem dúvidas, uma das melhores séries que tivemos nos anos 90, uma trama bem desenvolvida que consegue prender o telespectador do inicio ao fim. O maior destaque então fica para as lutas, que foram sempre muito bem interpretadas, para quem é fã de artes marciais, é um prato cheio. Os personagens tem muito carisma, e o elenco foi muito bem escalado... Outro ponto forte de Guyferd, é a parte visual e figurino, não só os trajes de Guyferd e Deathferd, mas os vilões também possuem características próprias, percebe-se um zelo, e cuidado muito grande pela produtora na hora de desenvolver e criar cada personagem. 

Em resumo final, indico para todos assistirem a série, não se intimidem em assistir Raw, pois o enredo é fácil de se compreender, sem muitos mistérios, vale a pena apreciar os shows de luta presentes na série, assim como a trilha sonora de arrepiar... 

Espero que este review tenha ajudado a alguns á despertar o desejo de assistir á série, e para quem já assistiu que possam relembrar essa excelente produção da Toho. Espero um dia ver essa série legendada em Português, quem sabe até em um site de Streaming, vamos torcer! 

A série pode ser assitida pelo Youtube, e já se encontram os primeiros 9 episódios com legendas em Inglês: 
Guyferd 1 - 9 English Subtitules.

Já para quem assim como eu, não gosta de assistir pelo Youtube, o PlanetSatsus, tem todas as Raws disponíveis para Download: 
Projeto-shichisei-Toushin-guyferd.

Obrigado por lerem esse review, continuem nos acompanhando que em breve, novos reviews estarão aqui para o deleite de todos! Arigato! e Guykisou! 


Share:

8 comentários:

  1. Novamente uma bela matéria cheia de detalhes e bem escrita, tenho muita curiosidade em assistir essa série legendada, é aguardar.

    Abraço e parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela excelente matéria irmão!!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional Venâncio, parabéns!
    Realmente é muito difícil encontrar material sobre guyferd. Eu mesmo desisti de pesquisar sobre ele.

    ResponderExcluir
  4. Show de bola essa matéria o Venancio sempre buscando fazer textos bem costrutivos como esse parabéns Venancio matéria espetacular

    ResponderExcluir
  5. Que SHOW de matéria é pena não ter a serie legendada em português mas se fosse mais divulgada talvez alguém se interessasse em ajudar

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo documento, estamos legendado o dvd dessa série incrível nesse momento!

    ResponderExcluir