quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Papo de Tokufã Especial: com Venâncio Souza

Fala galerinha tokufanática!
Hoje, dia 02 de setembro estamos em festa comemorando 2 anos de blog tokuforce. Matérias especiais que serão publicados em todos os finais de semana aqui no blog.
E aqui na sessão Papo de tokufã não será diferente!
O papo de hoje (o primeiro do mês, e primeiro de vários que ainda estão por vir), será com o nosso querido parceiro e redator do nosso blog, o Venâncio Souza.  Venancio entrou para a equipe ano passado logo depois do primeiro aniversário do tokuforce e desde então não tiver a oportunidade de fazer uma apresentação digna do nosso amigo.
Agora, chegou a oportunidade e é com satisfação que ele fará as honrarias da casa dando início às entrevistas dessa sessão que contará com mais 7 sessões nesse mês comemorativo.
Vamos conhecer um pouco sobre o nosso querido amigo tokufã?



TOKUFORCE: Como você define o TokuFã Venâncio Souza?


VENANCIO: Bom, primeiramente boa tarde a todos, é um prazer enorme participar desta entrevista, pois como foi dito a cima, só agora estou podendo me apresentar de forma adequada a todos vocês leitores. Então agora será o momento para nos conhecermos melhor! 

Ao contrário de muitos fãs, eu não presenciei a era de ouro da Rede Manchete, quando o Tokusatsu estava no ápice do sucesso, mas me lembro de ter conseguido assistir ainda Kamen Rider Black RX, Winspector e Solbrain, lá por volta de 1997 e 1998, infelizmente quando a emissora já estava quase fechando... Depois, assim como todos da época, fui acompanhando ás séries Power Rangers, que até então, era o que fazia mais sucesso, e acompanhei Ultraman Tiga, quando foi exibido na Rede Record, e depois na Rede 21, então posso dizer que o Ultraman Tiga, foi o primeiro Tokusatsu que eu assisti por completo.

Claro que até então, eu nem imaginava que se tratava de Tokusatsu, e muito menos o que aquilo significava. Logo alguns primos mais velhos me apresentaram o Jaspion. Na hora me lembrei das séries que havia assistido anos antes, e achei aquilo magnifico, as lutas, os efeitos, as músicas, tudo para mim era fantástico... Foi então que comecei a pesquisar e buscar conhecimento sobre o assunto. Como na época eu não tinha computador, ficava horas e horas nas lan houses, assistindo vídeos, e pesquisando sobre Tokusatsu... Rs

Depois, disso tive em mãos a série Kamen Rider Black, e dê cara me tornei fã da série, assim como de toda a franquia e das obras de seu criador Shotarô Ishinomori. Hoje procuro ser um fã bastante dedicado, estou sempre tentando adquirir mais conhecimento, e assistir mais e mais séries... Ás vezes é difícil conciliar o tempo pra ver Toku, e o tempo para cuidar das obrigações, infelizmente o tempo passa, e algumas responsabilidades nos toma muito tempo. Mas todos os dias reservo algumas horas do meu dia, para me dedicar e assistir Tokusatsu, que para mim, foi fundamental para o meu crescimento e formação como ser humano, e ainda continua sendo essêncial para a minha vida.

TOKUFORCE :Como foi que conhecestes o TokuForce?



VENANCIO: O Toku Force veio até mim por acaso, estava eu fazendo uma pesquisa sobre a série Robô Gigante, e acabei encontrando o Blog. Quando li o título na hora eu abri a matéria escrita pelo Admilton, que ficou excelente e ali estavam exatamente ás informações que eu buscava! A partir daí, vi que o Blog tinha potencial e matérias construtivas e informativas, foi então que eu comecei a acompanhar, vi também que o Blog também tinha um diferencial, que eram essas entrevistas... Rs Achei muito bacana, e olha, nem imaginava que um dia faria parte da equipe, e que ainda seria um dos colunistas... Realmente este mundo dá voltas XD

TOKUFORCE : Qual foi a primeira matéria que você leu no TokuForce?

VENANCIO: Então, como já disse á cima, a primeira foi a matéria do Robô gigante, mas depois dessa matéria, eu li praticamente 80% de todo o material que tinha no Blog Rs ... Uma matéria bem marcante para mim também, além dessa do Robo gigante, foi uma sobre os Games de Tokusatsu, escrita pelo Vinícius Ramos, foi um conhecimento a mais que adquiri, pois tinham games ali que eu nem imaginava que existiam, então foram essas as duas primeiras matérias que li, e também as que eu mais gostei de ler.

TOKUFORCE: De leitor assíduo do TokuForce a integrante da equipe de redação, como você descreveria sua trajetória em um blog que ainda está buscando um lugar ao sol na TokuNet?

VENANCIO: Eu acompanho a Tokunet desde 2007, que foi quando eu passei a pesquisar sobre Tokusatsu e também a acompanhar as séries de verdade. Sites como Tokufriends, TokuSchool, Tokusatsus.Com.br e o Megasatsu, foram os primeiros que tive contato... E Claro, sempre tive um desejo enorme de participar de algum site, e como sempre gostei muito de escrever, sempre usava alguns cadernos (que os guardo até hoje), para escrever sobre Tokusatsu, então tudo que eu achava interessante, marcava nesses cadernos Rs...

O Toku Force então, me veio como um presente, quando conheci o Admilton e o Vinícius, e me fizeram o convite, confesso que fiquei um pouco receoso, e comecei a perguntar a mim mesmo, se eu conseguiria escrever matérias para um Blog que eu sempre respeitei pelo conteúdo sério, e trabalhos sempre muito bem feitos. A primeira matéria que fiz para o Blog, foi um Review do Kamen Rider Black, e superou minhas expectativas, pois foi muito bem aceita, cheguei a receber vários elogios, tanto no Blog, quanto pelos meus amigos, e até pessoas que nem curtiam Tokusatsus, leram e gostaram. Isso para mim foi muito gratificante, e de fato, foi o que me impulsionou a continuar.
Do pouco tempo que estou presente no Blog, pude acompanhar o crescimento do mesmo, nossa Fan Page já está com mais de 1000 curtidas, e estamos tendo um retorno sempre muito positivo, então acho que o Blog está indo pelo caminho certo, e com isso, claro, temos o compromisso de melhorar sempre, e isso é o que estamos fazendo, e claro que isso não é só mérito nosso, mas também de todos que nos apoiam, gostam e divulgam nosso trabalho.

TOKUFORCE: Antes de ingressar no tokuforce você tinha outra atividade ou Projeto ligado a Tokusatsu?
Foto Divulgação: Facebook

VENANCIO: Não não, como eu disse, sempre tive desejo, mas nunca tive um incentivo maior, ou coragem mesmo de meter as caras e criar um Blog ou página própria. O Toku Force foi a primeira oportunidade que tive para divulgar matérias e fazer algo de grande reconhecimento pelo Tokusatsu. Antes disso, apenas fazia artes com o tema, e as postava nos grupos. Fiquei um curto período de tempo postando imagens no HeroSatsu, e logo depois vim para o Toku Force. Bom, tenho planos para projetos futuros, pretendo fazer algo bem interessante para todos, quem sabe até paralelamente com o TokuForce... É algo que tenho em mente, mas não irei dizer nada por enquanto, mas aguardem, pois coisas boas vem por aí, e conto com a participação e ajuda de todos!

TOKUFORCE :De todas as matérias escritas por você aquela sobre os amados tokusongs pra muitos leitores foi uma verdadeira aula sobre os maiores cantores de tokusatsu, recebendo elogios até do Tokudoc.
Como foi para você ver todo esse reconhecimento por parte dos seus leitores?

VENANCIO: Foi algo incrível Rs ... Confesso que foi algo que eu sempre quis poder falar mais abertamente, e só tive essa oportunidade aqui no Blog. Foi uma matéria muito prazerosa e gratificante de se fazer. A minha ideia inicial, era de escrever apenas um pequeno resumo sobre as músicas, mas... como a história é muito longa, ficaria difícil resumir, foi então que decidi que faria ela em 3 partes, pois assim, poderia falar detalhadamente sobre cada artista que marcou cada década. Foi gratificante também, falar sobre artistas que admiro muito, como Akira Kushida, Hironobu Kageyama, e pude inclusive prestar uma pequena homenagem ao eterno Ai Takano, que chegou á ser emocionante....

Sempre amei Toku Songs, e elas sempre estão presentes na minha vida, escuto sempre que estou em casa, ou até mesmo indo para o trabalho, no meu celular tenho diversos álbuns, que nunca me canso de ouvir. Então vendo que pude passar um pouco do que sei sobre o assunto á outras pessoas, é muito compensador. Sobre a divulgação e reconhecimento pelo TokuDoc foi muito importante para mim, pois no momento que um site como o Tokudoc, que é uma das maiores referências na Tokunet hoje, elogia um trabalho feito por você, da uma sensação de missão cumprida e também de grande satisfação. Quero deixar aqui o meu agradecimento á todos, que leram, divulgaram e prestigiaram essa matéria! E como já disse lá, viva as Tokusongs! Rs

TOKUFORCE: Ainda falando sobre suas matérias, qual delas você considera ter dado mais trabalho e qual foi a mais legal de elaborar?

VENANCIO: Para falar a verdade, escrever matérias, nunca chegou a ser cansativo para mim, muito pelo contrário, é algo muito prazeroso, e que realmente gosto de fazer... Faço isso por amor mesmo, assim como todos que aqui do Blog e aqueles que sempre contríbuiram para a Tokunet. Mas, para dizer uma que foi mais trabalhosa, foi a de Tokusongs mesmo, pois foram 3 partes, então tive que reunir todas as informações mais importantes, buscar imagens, vídeos e etc...

Ah e as mais legais de elaborar, para mim, foram os reviews sobre Kamen Rider Black e sobre Kikaider, que são 2 das minhas séries favoritas do mestre Ishinomori, então me diverti muito escrevendo elas, e durante algumas pesquisas, até acabei adquirindo mais conhecimento também, o que me faz amar ainda mais as duas séries.. rs

TOKUFORCE: Venâncio em sua opinião, você acha que a evolução dos efeitos especiais e uso de CG's em algumas cenas de tokusatsu atrapalham de alguma forma o desempenho e a qualidade dessas séries?

VENANCIO: Está ai um assunto que divide bastante opiniões... Eu curto Tokusatsu de um modo geral, e de todas as décadas... Mas, sempre fui apaixonado por Tokusatsus dos anos 70 e 80, e como todos sabem, as séries dessas décadas, usavam-se muitos efeitos característicos do Tokusatsu, como Pirotecnia e Suitmation, além de muitas cenas serem feitas por dublês, que chegavam até a se arriscar em algumas cenas. Claro, que com o passar do tempo, é natural que novas tecnologias fossem substituindo essas tradições, não acho que chega á afetar em seu desempenho, pois quando se tem um bom roteiro, esses detalhes acabam sendo só detalhes mesmo. Um bom exemplo é a série Garo, que usa e abusa de CGs, mas que tem um ótimo enredo, e cenas de lutas corporais com os atores de tirar o folego, então, nesse caso, o CG nem fez tanta diferencia, e muito menos afetou no desenvolvimento da série...

Mas eu particularmente, prefiro o modo antigo de se fazer Tokusatsu, lutas na pedreira, maquetes de Tóquio e explosões de verdade, faz um pouco de falta hoje em dia. Mas também acho que temos sempre que nos adaptar á essas mudanças. Um ponto que temos que analisar também, é que hoje as séries são mais comerciais, e uma vez que a Bandai interfere nisso, os trajes dos heróis, tendem a ter mais “bugigangas” para vender mais brinquedos, e há certas coisas, que só o CG pode fazer rs... Espero que ainda possamos ver séries mais realistas, sem muito exagero de tecnologia, e que um dia os Japoneses se rendem ao verdadeiro modo de fazer tokusatsu novamente, e tragam algumas dessas características de volta. Mas ai vai do ponto de vista de cada um também, está foi apenas a minha humilde opinião.. Rs


TOKUFORCE :Por muitas vezes nós dois (quando a gente tem um tempo) sempre conversamos sobre o universo Ultra. Porque a maioria dos fãs do nosso país restringe tanto essa maravilhosa franquia?  Ultraman X, que é a série do momento está se saindo muito bem, mas porque não merece a devida atenção?


VENANCIO: Acho que hoje em dia, não generalizando, mas alguns estão muito restritos apenas a Kamen Riders e Super Sentais, como se o Tokusatsu fosse resumido apenas a isso. Cria-se então aquela famosa zona de conforto, e faz com que muitos não busquem por séries fora destas categorias. Tudo bem que estas duas franquias são ótimas, tanto que eu sempre fui e ainda sou fã dos Riders, mas o universo Tokusatsu é muito rico, e existem séries maravilhosas, clássicas e atuais que acabam passando despercebidos pelas pessoas. Estes dias mesmo, conheci uma série chamada Majin Hunter Mitsurugi, clássico de 1973, que nunca havia sequer ao menos escutado o nome, e olha que a série é muito boa... Rs

No caso dos Ultras, acho que rola um pouco de preconceito por partes de alguns fãs, muitas vezes por falta de conhecimento mesmo, e é nítido que o espaço para eles hoje na TokuNet ainda é muito pouco. Isso é triste já que quem conhece sabe que as séries Ultras são maravilhosas, pois além de ser uma das franquias mais antigas do Tokusatsu, ainda são séries que sempre estiveram a frente de seu tempo, com efeitos especiais e roteiros impecáveis, sempre transmitindo mensagens e valores muito importantes.

Mas uma pessoa que sempre vem fazendo a diferença, e tentando mudar isso, é o Marcos Lima. Quem acompanha a Tokunet com certeza o conhece, e sabe que é um grande fã de Ultraman, e muitos passaram a gostar de Ultraman devido ao trabalho dele nos grupos e páginas que ele segue ou administra, eu mesmo estou sempre aprendendo sobre os Ultras com ele. Rs  
Á respeito do Ultraman X, acho que de todos os Ultras atuais, ele é o que teve mais repercussão em sua estréia, claro que merecia muito mais, porém vejo que a maioria está gostando e até procurando mais sobre a franquia. Acho que a série veio exatamente para isso, agradar aos antigos fãs e também apresentar a franquia aos novos, e assim conquistar novos fãs, e espero de verdade que esse objetivo seja alcançado.

TOKUFORCE: Vimos também que o Crunchyroll está apostando nas séries tokusatsu, ( também em animes e doramas), não é a toa que trouxeram as séries Ultraman Leo, Max, o próprio X e o Ultraman 80. Pra você, este tipo de 'plataforma "funciona?

VENANCIO: Sem dúvidas funciona sim! O problema é que pelo que tenho visto, muitos não se adaptaram ainda a este novo formato, que promete ser o futuro para os Tokusatsus no Brasil - ou talvez esse futuro já tenha chegado e nós é que não se damos conta disso ainda Rs 
Pois as séries estão aí, os Ultras que ficamos um tempão esperando algum fansubber legendar para o nosso idioma, está lá para assistirmos de graça, sem pagar nada por isso, então só não assiste mesmo quem não quer. O problema é que alguns fãs de Tokusatsu, ainda esperam (Inocentemente), que a Rede Manchete volte e que muitas séries novas sejam exibidas na Televisão.... 

Sinceramente, isso não acontecerá novamente, basta nos atentarmos aos fatos. Acho que a internet é o único meio pelo qual ainda temos chances de ter séries licenciadas, e o Streaming está ai para isso, com ele as produtoras Japoneses lucram, e nós também lucramos, torço para que chegue o dia, em que muitas séries nesse formato, sejam até dubladas, quem sabe né? Acho que tudo depende de nós, e como disse, muitos ainda precisam se adaptar a esse novo formato. Na minha opinião, é muito mais prático do que o Download, já que o mesmo, ocupa espaço e tempo. Então, acho que vale a pena até assinarmos, e divulgar mais o trabalho do Crunchyroll, e mostrar que o Tokusatsu tem força, e que eles devem sim, investir e trazer séries novas para cá.

TOKUFORCE :Sabemos que o universo Tokusatsu tem muitos anos, começando lá em 1954 (eu acho) e tem uma biblioteca enorme de séries, mas qual seriado em especial você recomendaria para um possível fã que só agora descobriu o que é o universo Tokusatsu?

VENANCIO: Com certeza é um universo muito grande e extenso, e temos muitas opções entre séries e filmes. Quando eu começei assistir Tokusatsu, demorou muito para conhecer tudo, apesar de vez em quando, acaba aparecendo uma série ou filme, que eu nunca ao menos tinha escutado falar... Bom, a pergunta é um pouco difícil, não dá para recomendar apenas uma série, pois um montão de séries me vieram á cabeça neste momento. Mas para quem está começando agora, e não conhece nada do gênero, eu indico a série Jiraiya (Sekai ninja sem Jiraiya), que na minha visão, é uma série atemporal, e não tem um público alvo definido. Acho que crianças, jovens e adultos, vão gostar dessa série, pelo carisma dos personagens, o enredo fácil de se compreender, as excelentes cenas de lutas, e claro, pela temática ninja, que é algo que praticamente todos gostam... 

Já das séries mais atuais, eu indicaria Tokusou Sentai Dekaranger, Super sentai de 2004, com outra temática bem agradável, roteiros construtivos e personagens marcantes, tenho certeza que quem assistir irá gostar e entrar de cabeça nesse grande universo Tokusatsu...

TOKUFORCE: Nos últimos meses, um fato muito triste aconteceu na tokunet, mas precisamente nas redes sociais. O caso da tokufã agredida virtualmente por uma outra pessoa no Facebook.Embora para muitos isso seja normal acontecer nos meios de divulgação do Tokusatsu na já citada rede social, para outros causou muito repúdio. Sabemos que as mulheres entendem e muito de tokusatsu, e que poucas atuam em sites, grupos e blogs na tokunet. Na sua opinião, você acredita que isso possa inibir ainda mais a presença delas na tokunet ou pelo contrário, isso serve como um tapa na cara de pessoas que pensam da mesma forma que esse sujeito?

VENANCIO: De maneira alguma isso vai inibir a presença delas, conheço algumas mulheres que fazem um excelente trabalho na Tokunet, como a nossa colunista Grazi Lopes, a Tatiane de Souza do Blog Tatisatsu, Suryia Tsukiyono do Garo Universe e a Lillan Leo da Tokyo Space (Me perdoe se esqueci de mencionar alguma rs),  são mulheres com um grande conhecimento no assunto, firmes e confiantes no que fazem, acho que um comentário tão baixo como aquele, jamais iria atingir alguma delas. No caso dessa Tokufã, eu não a conhecia, no entanto, também me senti injustiçado, pela forma que ela foi agredida, sem contar, que além dele a agredir com palavras de baixíssimo nível, ainda disse que tokusatsu é coisa feita “só para crianças” como se ela não tivesse o direito de assistir estas séries, assim como deveria parar de postar fotos de toku no seu Facebook.

Casos como esse não é de hoje, e com certeza todo mundo já foi vítima de preconceito por gostar das séries Japas ou qualquer outro tipo de cultura. Mas acho que jamais devemos dar atenção, e muito menos deixar que isso nos atinja, quem faz isso, no mínimo não tem bom senso e muito menos caráter, sabemos que pessoas que fazem isso não são felizes, e de maneira alguma, devemos deixar que isso estrague a nossa felicidade. Espero ver muito mais mulheres fazendo a diferença na Tokunet, pois é sempre bom vermos a visão feminina sobre o Tokusatsu, além de quebrar aquele velho Tabu de que Tokusatsu é só coisa de menino. Pois nós sabemos que essa regra não existe e nunca irá existir.  
TOKUFORCE: Outro caso polêmico é quanto aos Dvds que são vendidos em um site que só ajuda os fãs na ampliação de conhecimento sobre séries que não passaram no Brasil.  Repercutiu muito nas redes sociais.  Qual a sua opinião sobre este assunto?

VENANCIO: Olha, eu acompanhei de perto esse caso, tanto que cheguei comentar na página. Engraçado que vi muitos dizendo que estavam decepcionados com a página, pois a mesma estava contribuindo com a pirataria, e que por causa dessas coisas que o Tokusatsu não vem para o Brasil ... Opa, perai, mas será que fazendo Downloads, nós estamos contribuindo com algo ? Será que isso está ajudando a manter o Tokusatsu vivo lá no Japão? Com certeza que não! O trabalho dos Fansubers são feitos de fã para fã, assim como o trabalho deste site que vende os DVDs. E um trabalho feito para colecionadores, com qualidade muito boa, e com um preço muito pequeno, e ter um site como esse hoje na mídia, não impede ninguém de comprar os originais. E simples, quem gostar irá comprar novamente, quem não gostar apenas ignore, é um trabalho opcional, só compra quem quer, afinal, nunca vi o site obrigando ninguém a comprar dvds lá rs, muito pelo contrário, o atendimento é muito bom, e recomendo para todos!

Outra coisa é que, muitos falam sobre produtos originais, mas todos sabem que trazer produtos do Japão, custa muito caro, e nem todo mundo tem verba suficiente para isso. Sem contar que os impostos e as taxas são altissímos no nosso País, então acho interessante um site como este, que dá a oportunidade de termos essas séries, e pagar pouco por isso. O Objetivo do site é se tornar uma referência no Brasil, e já está se tornando e creio que tem potencial, para quem sabe se tornar uma grande empresa licenciada no futuro. 

Uma coisa que sempre digo: A única empresa que investiu em Tokusatsu para home-video no Brasil foi a Focus, e muitos torceram o nariz, e nem compraram o material. Tanto que quando lançaram Ryukendo no Brasil, o mesmo foi cancelado devido as baixas vendas. A Cult Classics também investiu trazendo Robô Gigante e Vingadores do espaço, e não vi muita gente comentando sobre isso. E vejam, de forma alguma, o site impediu que alguma empresa se interessasse em trazer essas séries, na verdade falta mais atenção e valorização por parte dos fãs. Então na minha opinião, devemos deixar um pouco ás críticas de lado, e passar a valorizar mais o que temos, pois enquanto não soubermos abraçar essas oportunidades, o Tokusatsu não vai ter mais investimentos no mercado de home vídeo no Brasil, infelizmente.

TOKUFORCE: Você é um grande colecionador de artigos tokusatsu, quais os produtos que você coleciona?


VENANCIO: Ahh isso sim, não é de hoje que adoro colecionar, e coleciono praticamente tudo o que posso de Tokusatsu, tenho desde chaveiros e revistas, passando por DVDs, CDs e até Action Figures. De vez em quando, dou uma volta pela liberdade, e sempre tento trazer algo para agregar á coleção. Meu acervo de séries tem crescido e já tem mais uma lista boa para adquirir. Atualmente estou focado em colecionar as figuras da linha SH Figuarts, que é uma das linhas que na minha opinião, possui mais variedades de personagens, além de serem bem fieis aos heróis e um preço bem acessível.

TOKUFORCE :Qual o Toy de Tokusatsu que seria o seu sonho de consumo em adquirir?

VENANCIO: Tenho vários sonhos de consumo Rsrs Meu sonho mesmo, é conseguir completar a coleção com todos os Kamen Riders da linha SH figuarts. Por enquanto, só tenho os da linha Kamen Rider Black. Mas como estou longe para conseguir todos os outros Riders, tenho o sonho ter um Jaspion, e os outros heróis da linha Medicom, e um Godzilla da SH Monsterarts.... Um dia realizarei esse sonho... Rs


 TOKUFORCE :E qual seria as séries que seriam um sonho de consumo para assistir?

VENANCIO: Tem muitas séries que tenho muito desejo de assistir, principalmente alguns filmes de Kaiju e heróis da franquia Kyodai Heroes mas muitas ainda não possuem legendas, e só pude assistir as Raws. Então, sonho muito um dia ver pelo menos: Akumaizer 3, Dynaman, Go Go V e Guyferd legendados. Além de claro, os outros Metal Heroes que não tivemos a chance de assistir com legendas ainda.

 TOKUFORCE :Cite 5 lembranças marcantes em Tokusatsus na sua opinião.

VENANCIO: 5 Lembranças? Acho pouco, pois são muitas e muitas lembranças...kk
 Mas vamos lá:

5 – A Luta final entre Red Flash  e Kaura no por-do-sol. A mesma ideia praticamente já havia sido usada em Changeman, mas em Flashman, foi muito mais marcante na minha opinião.



4 – Reta final de Jetman, com um final inesperado para Guy/ Black Condor, bom não irei dar Spoilers, mas vejo como umas das coisas mais impactantes até hoje...



3- Episódio 24 de Ultraman Nexus, vibrante e emocionante, mostrando o sacrifício do herói e de seu hospedeiro humano para salvar a terra.



2- Encontro de todos os Kamen Riders em Kamen Rider Black RX.

1-Introdução de TimeFire na série Timeranger.

Bom, acho que é isso, faltaram muitos momentos marcantes, mas infelizmente não dá para colocar todos, estes foram os que vieram em mente na hora.. Rss

TOKUFORCE: Como você define seus amigos de equipe do Blog Tokuforce?

VENANCIO: Todos são pessoas de bem, carismáticos e muito competentes. São pessoas que admiro muito e hoje tenho uma ótima amizade com todos, e embora anda não tenha conhecido todos pessoalmente, são pessoas que fazem a diferença no meu dia-a-dia. Seja para conversarmos sobre as matérias, sobre Tokusatsu, ou conversar outros assuntos fora deste tema. São amizades que consegui graças ao blog, e claro, graças ao Tokusatsu. Ainda estamos planejando algum futuro evento, para podermos nos reunir e levarmos um bom papo de Toku fã pessoalmente Rs.

TOKUFORCE: Como foi para você participar do Anime Friends e poder conhecer grandes amigos da tokunet, além, claro do Tetsuo Kurata?

VENANCIO: Foi um dia inesquecível para mim, infelizmente não pude encontrar todos os amigos da Tokunet devido ao atraso no Domingo, pois só na fila para entrar no evento, fiquei 2 horas e meia... Mas os que encontrei foi muito gratificante. Posso citar aqui, o Cristovão César Sharivan, Leide Aguiar, Debora Inácio e o Leonardo Paiva, que conseguiu as senhas do meet para ver o Kurata para mim, sem ele não teria conseguido ver o Kurata, então amigão fica registrado aqui meus agradecimentos mais uma vez! 
Sobre conhecer o Tetsuo Kurata, foi a realização de um sonho, como eu disse, Black sempre foi uma das minhas séries favoritas, e jamais me passou pela cabeça que um dia, veria o Kurata assim tão de perto, e ainda o cumprimentaria. Um momento marcante, que irei levar para sempre na minha vida, até hoje quando me lembro é impossível não me emocionar, e sinceramente, se pudesse viveria tudo aqui de novo, umas 10 ou 20 vezes... Rs Guardarei a foto, e o autógrafo como um verdadeiro tesouro.


TOKUFORCE: Deixe uma mensagem para o blog Tokuforce

VENANCIO: Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo trabalho, e também agradecer pela porta que me foi aberta aqui, a confiança e valorização do meu trabalho. Com certeza juntos nós iremos longe, e muita coisa boa ainda será registrada nesse Blog. Continuem com essa competência, e compromisso em trazer conteúdos sérios e informativos sobre nossas queridas séries. Que o Blog cresça cada dia mais, e que venham mais e mais entrevistas com os nossos  amigos TokuFãs e tudo o que tem de bom e diferencial por aqui. 

Agradeço também pela entrevista, foi muito divertido e muito bom de fazer. Espero que todos tenham gostado, e me perdoem se falei demais em algum momento... Rs

Um forte Abraços a Todos e até mais!!!

E essa foi mais uma sessão de tokufã, gostou? compartilhe nos grupos do facebook e participe das nossas mídias na tokunet.


Ao nosso querido amigo Vinicius Ramos pela contribuição nessa edição da sessão Papo de Tokufã.
Share:

8 comentários:

  1. Muito boa a entrevista do amigo Venâncio Souza, bem consistente e conseguiu passar coisas novas que pra mim que estou sempre garimpando novos conhecimentos sobre está nossa nebulosa tokusatsu que tem muita coisa ainda para ser explorada e informações para serem compartilhadas. Spielvan / Antonioks

    ResponderExcluir
  2. Entrevista Supimpa.....��
    .....E Eu to ficando famoso kkkkkkkk....to aparecendo e sendo citado em varias entrevistas .....



    Más deixando as brincadeiras de lado.....parabéns ao blog BTF e ao entrevistado, por boas perguntas e exelentes respostas

    ResponderExcluir
  3. Mais uma otima e divertidissima intrevista, parabens aos dois e, Venancio, eu e meu filho aceitamos um desses bonecos de presente hehehe.
    PS: Entrevistem alguem do Hibikicast ou do Gattai Cast

    ResponderExcluir
  4. Aeeeeeeeeeeee, Venâncio tu é o cara meu brother, tu respondeu suas perguntas com maturidade e de forma sincera. Aprendo muito com este cara, quando eu estava no Toku-Force via este cara se empenhando a cada matéria e evoluía a cada matéria, não tinha vergonha de dizer o que estava errado, e sempre pedia orientação e é por isso que estais crescendo neste amado universo chamado Tokusatsu. Tu és Foda mano, parabéns pela a entrevista e que continue assim, trazendo um conteúdo sublime, enriquecendo o Toku-Force e a nós.

    ResponderExcluir
  5. Sou suspeito falar qualquer coisa, mas só me orgulho todos os dias de você mano Venancio!!! Inteligente, consciente e coerente em tudo que diz!! Além é claro de ser um grande professor!! Você merece todo o sucesso e mais um pouco, pois é guerreiro, determinado e acima de tudo com muita sede de conhecimento, não só para si mesmo, como para oferecer aos demais!!!! Parabéns maninho e muito mais sucesso pra ti!! #To mó Orgulhoso!!

    ResponderExcluir
  6. Venâncio é muito talentoso, junto com o Gogh kun Vinicius Ramos serão o futuro da tokunet Brasileira.
    Ah João Gabriel estamos em dívida contigo desde um tempo, mas vamos fazer a entrevista com o Hibiki Cast.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado á todos pelo carinho, que bom que gostaram da minha entrevista!!! Quero agradecer á todos e em especial o Admilton pela oportunidade! Também gostei muito da entrevista, e espero ver muitas novas entrevistas por aqui com nossos amigos Tokufãs, um forte abraço á todos! o/

    ResponderExcluir
  8. Muito Boa a entrevista! Venâncio é muito gente boa e nota-se isso na entrevista tbm por suas respostas!
    Mais um grande trabalho moçada!!!Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir