segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Papo com Tokufã:Junior Jun e o Império dos monstros!Um grande artista Brasileiro fã de tokusatsus revela para o Blog Tokuforce tudo sobre sua arte.


TOKUFORCE:O quais são seus Heróis de tokusatsus favoritos?

JJ:Meu primeiro contato com tokusatsu veio com o Ultraman. Eu era bem novo e ficava louco quando passava na tv, em seguida tinha o Regresso de Ultraman e o spectreman. Por muito tempo essas três séries mexeram muito com a minha imaginação, tempos depois surgiu a manchete com jaspion e changeman que acabou ampliando mais o leque diversificado das categorias dentro do tokusatsu... é difícil encontrar a série número 1, pois curto praticamente todas e tento acompanhar as mais recentes... mas acredito que o Jaspion é a série mais criativa de todas elas, ela mescla muito bem fantasia, ação e humor e possui muitos personagens carismáticos, é curioso o fato dele não ter sido bem sucedido no Japão. Mas hoje em dia curto bastante os da safra kamen rider, pois ao meu ver são os únicos quem mantiveram a criatividade, pois os ultras e os sentais se tornaram repetitivos comparado aos kamen riders, o design do Kabuto e o Faiz são super maneiros e um dos meus preferidos atuais é o Kamen rider, pois ao meu ver são os únicos quem mantiveram a criatividade, pois os ultras e os sentais se tornaram repetitivos comparado aos kamen riders, o design do Kabuto e o Faiz são super maneiros e um dos meus preferidos atuais é o Kamen Rider W.

TOKUFORCE:Você falou que é um colecionador desenfreado.Qual foi a aquisição mais inusitada que possui em sua coleção?

JJ:hmmmm... acho que eu não tenho um item em específico... mas eu tenho o costume de comprar fita de odyssey ou qualquer outro videogame sem ter o console, comprar LD sem ter o LD Player. É provável que eu compre um filme em blu-ray pra depois comprar o player... isso eu já considero mais do que inusitado, rs.
TOKUFORCE:já que curte Heavy Metal,Vamos misturar as coisas..
Qual seria o tema de tokusatsu que ficaria fantástico no estilo musical que vc gosta?
JJ:Bom, neste caso existe a banda Animetal que já realiza essa mistura, apesar de achar que muitas músicas de tokusatsu já serem originalmente pesadas. Do animetal eu gostei da versão que fizeram do fechamento do Kamen Rider Amazon, pois eles realmente a conduziram bem acelerado e ficou bastante interessante. Na sua forma original, eu curto muito as músicas de Jaspion, Meu cantor favorito é o Akira Kushida, ele é uma lenda do tokusatsu e eu tive a honra de conhecê-lo pessoalmente quando ele tocou aqui no Rio.
TOKUFORCE:Cite 5 séries tokusatsus que vc mais assiste quando tem oportunidade.
JJ:
Jaspion, Changeman, Flashman, Metalder e Jiraiya.

TOKUFORCE:Em uma entrevista do Ator Tetsuo Kurata(Black/Rx) que disse que em muitas gravações teve que fazer cenas em locais precários,em que os produtores dispensavam o uso de dublês.
Tetsuo ressaltou que os Heisei Riders teriam essa determinação de aceitar esse tipo de cena.Junior Jun Já que vc se considera um fã
fervorosamente nostálgico. O que acha sobre o assunto?

JJ:Bom, ele falou algo que realmente sempre me chamou atenção nas séries: eles sempre tiravam limonada do bagaço do limão. Na questão da pedreira cedida gentilmente pelo dono, na confecção das roupas (monstros principalmente) e na ação frenética em que os atores eram expostos. Ao meu ver isso tornava as séries mais ricas. Hoje eles se preocupam mais em botar modelos moderninhos que mal sabem pular corda. E hoje também sinto falta das naves suspensas pelos fios e todos aqueles efeitos com fogo real e isso está se extinguindo com a computação gráfica. Mas a tendencia mundial é simplificar as coisas e os japoneses não iriam ficar fora disso.

TOKUFORCE:Junior Jun vc também é desenista.E a regra principal para se alcançar a excelência em um bom desenho é sem dúvida uma boa foto pra
referência.
conte-nos como essa regra foi tão bem aplicada nas figuras que vc modelou.

JJ:Tem razão. Referencia salva muito artista por aí. Mas no caso dos monstros até então, muitos deles eu uso mais intuição e criação. Pois muitos não se tem fotos e dependo do pause do dvd em cada episódio. e no caso dos monstros terei como referencia apenas as rápidas aparições, diferente dos heróis que estão sagradamente em todos os episódios e com muito mais angulos que os monstros. E como bom monstros eles se movimentam bastante e dificulta pegar uma boa cena de referencia. Daí que alguns casos dou meu toque pessoal, mas tentando manter as caracteristicas deles.
TOKUFORCE:figuras modeladas.

Vc já recebeu propostas de vendas de colecionadores nacionais e internacionais

sobre seus modelos já confeccionados?

JJ:Sim. A maioria é só pedido e pessoas que expressam vontade em adquirir determinado personagem no Brasil e um colecionador Tailândes. Proposta de fato recebi uma, mas o valor oferecido não foi viável pois no momento faço em epoxi e dá muito trabalho. Em breve pretendo fazer em resina, modo que baratearia e tornaria possivel as vendas.



TOKUFORCE:Fora das Redes Sociais você já expôs suas figuras modeladas em público ou em algum evento?

JJ: Uma das minhas idéis iniciais era de fazer e expôr com apoio do meu Professor de Japonês que é ligado ao consulado. Mas na época levei umas quatro figuras e obviamente ele falou que eram poucas pra exposição. Mas agora já teria o suficiente, acredito eu. Aí quem sabe. Preciso voltar a conversar com ele novamente.
TOKUFORCE:

Atualmente já são quantos personagens modelados em sua coleção?

JJ:40 incluindo aquele medalhão amaldiçoado da Kilza e o cordão do Enviado de Atlanta (Changeman).



TOKUFORCE:Ano passado você anunciou no facebook que havia encerrado a primeira temporada de confecção de figuras modeladas de

tokusatsus.Qual será seu próximo desafio?

Heróis ou os mechas?

JJ:Como eu estou ainda concluindo minha HQ, assim que retornar eu não vou arriscar nunhum herói ou mecha logo de cara. Estou muito ancioso em fazer alguns monstros de flashman. Inimigos de Lion Man laranja acho que farei aos montes também. Mas tentarei conciliar com personagens memoráveis de jaspion, mais inimigos de jiraiya, Madogarbo, Jean Marrie (Jiban) e de heróis provavelmente o primeiro será jiraiya e penso fazer a Robô Mag dos Flashman, isso vai depender do sentimento artistico na hora.

TOKUFORCE:.Jaspion,jiraiya,metalder,changeman e flashman.

Destaque os melhores duelos de cada título.

JJ:Jaspion X Jon Tiger, Jiraiya X Satã, Changeman X Bazoo, Flashman X Monstro que derrotou o Flash King e Metalder não lembro bem, preciso rever. Provavelmente contra o Top Gunder.


Share:

0 comentários:

Postar um comentário