terça-feira, 3 de novembro de 2015

ESPECIAL NOSTALGIA Parte l: Grandes desenhistas da revista Heróis da TV

ESPECIAL NOSTALGIA PARTE 1:
DESENHISTAS DA REVISTA
HERÓIS DA TV




Hoje, Dia do Tokusatsu, o espaço no blog Tokuforce Vai remeter a nostalgia. Coisas que o Tokuforce também adora abordar sempre que pode,nostalgia que trás memórias muito engraçadas e curiosas também. Vamos fazer um tributo aos grandes desenhistas Brazucas dos anos 80-90. Embora eu não tenha muitas lembranças do tempo ou sequer alguma coisa física que comprove esse sentimento, vou optar por fazer uma menção honrosa acerca dessa publicação, a todos os envolvidos em um dos projetos editoriais que marcaram toda uma geração. Mesmo porque, ser nostálgico é e sempre será muito bom, desde que seja usada de forma consciente, adequada, sadia e sem exageros. Uma homenagem e reconhecimento a um material eternamente vivo na memória de muitos fãs de tokusatsus no Brasil até hoje. Uma das publicações mais saudosas dos anos para aqueles jovens de 30 e poucos anos atrás na Revista Heróis Quem não se lembra delas? Será que hoje, a revista faria tanto sucesso tendo como base os tokusatsus que não passaram no Brasil? Quem teve acesso a elas e ainda as possuem como lembrança desse tempo com certeza sabe o quanto elas representam para quem gosta da cultura japonesa. Aqui no nosso país.

Sabemos que a toei não está nem aí pra isso hoje em dia além do seu próprio público infantil, ou que devemos  abrir o coração e a mente para o que está sendo trazido pra cá pelas mídias que legendam as séries Japonesas ,assim como outras formas de mídia que conhecemos. Contudo, isso também não nos impede de reviver as coisas boas seja ontem, hoje ou sempre. Os seriados clássicos (De National Kid a Ryukendo) sempre estarão vivos em nossos corações e gostar das novidades só acrescenta mais riquezas o sentimento remetido ao tokusatsu de forma geral.
O legal é que a saudade dessas revistas dos anos 80 ainda despertam algumas curiosidades como você leu logo acima ou  as que recentemente foram comentadas nas redes sociais:

“Será que se o tokusatsu ainda estivesse sendo exibidas no Brasil, algumas séries como Zyuranger, Turboranger, Liveman, Jetman ou um Bioman seriam vistas nos traços dos nossos mestres Brazucas? E no caso da franquia Kamen Rider então? É caro leitor, pode parecer até sonho, ou loucura da minha parte ou na pior das hipóteses serem vulgarmente rotuladas como “Coisa de Manchetista”, por parte de alguns, mas aqui pra nós... Que seria bom seria não é verdade? Atualmente, o mercado de Quadrinhos no Brasil não vive um bom momento. Porque existem muitos desenhistas talentosos que produzem suas próprias HQs, mas, nem todos conseguem uma vaga em algum veículo de comunicação. E muitas editoras estão sofrendo uma fase de “Mangalização” de 2011 pra cá. Muitos são os desafios para estes artistas. Mas isso é coisa para outra parte dessa matéria (que você vai acompanhar aqui no Tokuforce

A REVISTA



Esta revista foi criada após o fim da revista do Jaspion, que no tempo fazia muito sucesso contando com 12 publicações. A Editora Abril apostaria ainda mais no potencial dos heróis japoneses, mudando o título da nova publicação e zerando sua numeração: passando a se chamar HERÓIS DA TV. Essa Revista mix trazia adaptações dos seriados tokusatsus como Maskman, só que o carro-chefe que ainda seria o herói da metaltex. Foi nessa Revista que marcou a estréia de outros heróis da época como, Spielvan, Black Kamen Rider, Changeman e a única série que não pertencia a TOEI company: Cybercops (Pra mim uma das melhores e mais fiéis adaptações da série para as HQ´s). A Revista se tornou tão marcante pelo fato de trazer muitos TAISENS (#CHUPATOEI), ou seja, Crossovers entre alguns personagens, como por exemplo, MASKMAN VS CHANGEMAN e JASPION VS SPIELVAN. E com a única baixa no time que teriam crossovers, o Kamen Rider Black. 

Os quadrinhos desses heróis de olhos puxados geraram muitas confusões entre as crianças e adultos da época, por conter histórias estendidas ou com novos personagens sendo basicamente inventados. Você poderia perceber diferenças na anatomia, nas roupas, nas cores discrepantes com o visual estabelecido na TV, cenários incomuns ou mesmo acontecimentos que contradiziam eventos que seriam mostradas na telinha. Com o passar do tempo isso seria “Amenizado”, tornando-se mais fiel aos seriados. Outra possível explicação a cerca do visual da TV e dos  quadrinhos fica por conta da forte influência dos HQs Norte-Americanos tinham na época. Era Comum ver um JASPION ora bombado e cheio de pose, ora magrelo e irônico; até mesmo algum integrante de CHANGEMAN e MASKMAN com agilidades acrobáticas causando espanto até no Homem-Aranha.  Monstros e criaturas cósmicas inspirados nos vilões Marvel e DC.



OS DESENHISTAS

Vamos ao que interessa? A seleção de desenhistas da Revista Heróis da TV, tinha como base feras como Watson Portela, Alexandre Nagado, Marcelo Cassaro e Arthur Garcia,João Pacheco, Marcello Arantes,Roberto Martins, Aluir Amâncio, e William Borba. Nesta primeira parte vamos conhecer os três primeiros dessa lista!

WATSON PORTELA


Watson Portela é um grande quadrinista nacional com trabalhos realizados no Brasil e no exterior. Presença marcante no mercado editorial na década de 80, principalmente na produção de HQs de todos os tipos: da Ficção ao mangá. Esse artista marcado pelo seu traço claro e expressivo, que até hoje conquista fãs do mundo inteiro e também o respeito de muitos admiradores. Outra coisa que marca Watson foi à forma no qual deu vida as beldades reproduzidas no seu traço, somado a grandes cenários e cenas de ação de tirar o fôlego.


Portela também marcou presença em muitas edições da antiga revista Heróis da TV. Em uma delas deu até desenhos autografados para os leitores da revista por conta de um concurso cultural proposto pela Editora Abril.


ARTHUR GARCIA


Arthur Garcia também fez parte desse time de ouro formado para compor o quadro de quadrinistas da Revista Heróis da TV. Antes de aderir à equipe dessa publicação, Garcia iniciou sua carreira na metade do ano de 1981, aos 18 anos. Nessa época os seus quadrinhos eram voltados ao público adulto, na editora Curitibana chamada GRAFIPAR. Mais tarde, já na Editora EBAL, Garcia produziu a revista Zorro- Capa e Espada muito popular na época.
Em 1985 já na BLOCH EDITORES, Garcia produziria algumas edições do Gibi dos Trapalhões.
No ano de 1990 o desenhista  passou a morar em Portugal,onde também ganhou muito destaque por lá conquistando o PRÊMIO MOSQUITO como melhor desenhista pelo público lusitano.
Arthur Garcia voltaria ao Brasil em 1991, para desenhar os quadrinhos do Fantástico Jaspion, herói que fazia o maior sucesso na época na TV Brasileira. Também ganhou muitos outros prêmios em nosso país com foco nas produções de HQ Nacional, que o tornou um artista ainda mais consagrado. Atualmente ele produz a revista Didi e Lili no estilo Mangá na editora ESCALA.

MARCELO CASSARO


Um dos poucos desenhistas e roteiristas que mantém um feedback muito cordial e saudável para os fãs da antiga revista infanto- Juvenil nas redes sociais. Tive a honra de conversar com Cassaro esse ano, meses antes do evento anime friends em São Paulo e foi uma pena que ele não pode estar no evento mais importante da cultura pop japonesa no Brasil.
Editor veterano de revistas de RPG e escritor de ficção científica, Marcelo Cassaro tem um vasto histórico de publicações nacionais e internacionais que o consagram um dos maiores artistas Editoriais do país. Iniciou sua carreira na produtora Black &White& Color pertencente ao grande Maurício de Sousa, trabalhando em alguns filmes da turma da
Mônica.
Porém, Cassaro ficou mais conhecido na Editora Abril, onde produziu os quadrinhos do Zé Carioca e a saudosas revista Heróis da TV, com destaque para os personagens: Maskman, Jaspion, Spielvan, Kamen Rider Black, Changeman e Cybercops. Mais tarde nosso amigo Brazuca editou e roteirizou Street Fighter na editora ESCALA Revista Dragão Brasil, o cenário do RPG Tormenta, Victory e Street Fighter Alpha na editora TRAMA. Também criou seus próprios personagens: Capitão Ninja e Paladino. Outras editoras no qual atuou são as editoras: Daemon, Jambô, JBC, além de outros títulos lançados na JORDÂNIA.

Para quem não sabe, em 2011, Cassaro fez um ato solidário doando as vítimas do Tsunami ocorrido em Sendai (Japão) parte dos lucros da venda da edição especial de Dbride-Noiva do Dragão de sua própria autoria. Atualmente ele trabalha na Revista Turma da Monica Jovem.

Destaco aqui essa capa que recentemente foi reconhecida internacionalmente por um dos sites mais populares do universo tokusatsus, o site Orends range.
Veja o que o site noticiou em sua página no Facebook:


"Brazilian comics, the only time you can see Speilvan, Kamen Rider BLACK and Maskman together."

Tradução:

"Quadrinhos brasileiros, a única vez que você pode ver Speilvan, Kamen Rider Black e Maskman juntos."



 


Capa no traço original

Foto: Marcelo Cassaro


ALEXANDRE NAGADO


Nagado também é um dos desenhistas mais queridos pelos fãs da antiga revista Heróis da TV.
Começou a estudar desenho em 1986 no estúdio-escola Núcleo de Arte, com o professor Ismael dos Santos. Nagado colabora com a instituição citada acima até hoje. Ele começou a publicar profissionalmente em 1988, aos 17 anos, seus primeiros trabalhos foram os cartuns para jornais, agências e estúdios de comunicação empresarial. Também produziu STORY-BOARDS, temas infantis etc. Desde 1989 passou a realizar também o trabalho de caricaturista ao vivo em feiras, eventos, festas e convenções. Uma querida blogueira de tokusatsu Tatiane de Sousa, conhecida por todos nós teve a honra de ser retratada pelo nosso querido desenhista Brazuca.
Em 1990, Alexandre Nagado começou a trabalhar com roteiros para quadrinhos no embalo da febre dos seriados Tokusatsus em nosso país. Sua estréia na Editora Abril foi com Flashman, escrevendo também para os sentais Maskman e Changeman. Em seguida, na Editora EBAL, assinou Sharivan, Machine Man e Goggle V. Nagado disse que chegou a produzir três roteiros que foram pagos e nunca foram publicados em HTV: um para Spielvan, um para Metalder e outro para Cybercops.


E esta foi à primeira parte da nossa matéria sobre esses grandes Desenhistas do quadrinho Nacional que emprestaram seus talentos aos heróis Japoneses.  Não perca a segunda parte da matéria que vamos conhecer os desenhistas: João Pacheco, Marcello Arantes e Roberto Martins.
Ah!Não se esqueça de deixar um comentário pra gente galera tokufanática!


BLOG TOKUFORCE- Valorizando o novo e os clássicos da época mais divertida de todos os tempos!

Dia do Tokusatsu, o blog Tokuforce apóia essa iniciativa. 






Share:

3 comentários:

  1. Excelente matéria Brother! Muitos artistas artistas que estão ai eu desconhecia, e é uma pena que muitos deles são pouco lembrados. Mas com certeza tods esses trabalhos são eternos. Parabens! o/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria!
    Bem agradável de ler que até me deu uma nostalgia!

    ResponderExcluir
  3. Não se fazem hq como antigamente.aqui no brasil são poucos com talentos.

    ResponderExcluir