sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Papo de Tokufã Especial: Emerson Lemes

Fala galerinha Tokufanática!
Estamos de novo aqui para dar continuidade ao aniversário do Tokuforce.
Como foi dito na última sessão, esse mês é comemorativo, e somente com entrevistas especiais. A primeira foi com o nosso redator do Tokuforce Venancio Souza que inaugurou a festa do blog e logo depois, a incrível entrevista com o nosso amigo Marcos Lima hoje o papo será com o grande Emerson Lemes membro do canal do youtube nerdices 33. Lemes foi um dos primeiros amigos que fiz nessa Tokunet e estamos juntos nesse mundo japa á muito tempo, inclusive tive a honra de ser entrevistado por ele no blog do Nerdices 33.
VAMOLÁ KYORYUG.. Digo vamos ao nosso PAPO DE TOKUFÃ de hoje?




TOKUFORCE: Essa pergunta já virou um clássico por aqui mais vamos a ela: Como você define o TOKUFÃ Emerson Lemes?


EMERSON: Bom, em primeiro lugar quero agradecer o convite, realmente é um prazer estar batendo esse papo com você e com os leitores do Tokuforce...
Bom eu sou um cara muito nostálgico, em questão de toku, pode-se dizer que até algum tempo atrás eu era um viúva da manchete (acho esse termo ridículo). Quando os Tokus que eu gostava pararam de passar me vi perdido e morrendo de saudades, mas na epoca não tinha como assistir, ate que pesquisei na net e comprei todos de cara...
Na época do falacido orkut, tinha um carinha que vendia dvds, e quando fui encomendar meus tokus da manchte, olhei lá no canto um sentai chamado Dekaranger... Pensei comigo, vou dar uma olhada e quando chegou, eu fiquei dois dias a fio assistindo. Daí por diante minha mente se abriu pode-se dizer.

TOKUFORCE: Emerson diz ai qual foi o tokusatsu que mais te marcou antes e depois do Jaspion e por quê?




EMERSON: Jaspion e Changeman pra mim foi onde tudo começou e antes deles, nunca tinha visto nada, agora tokus que marcaram minha vida foram: Timeranger, Dekaranger, Jaspion, Jiraya, Changeman e Flashman.. Claro que cada um por um motivo diferente. Vide o nosso vídeo no nerdices "Tokus que marcaram nossas vidas" (Risos).

TOKUFORCE: Muitos dizem que o Tokusatsu vive um grande momento sendo exibido em mídias como Netflix, Crunchyroll e até nos cinemas, chegando até ser comparado com o tempo que foi exibido por aqui na década de 80-90. Qual a sua opinião a respeito?


EMERSON: Eu penso que quanto mais mídias falando de algo, mais aquilo vai ser lembrado e com Toku não vai ser diferente, muitas pessoas não tiveram o prazer de acompanhar a era de ouro de Toku aqui no Brasil, talvez seje um problema o fato de nem todos terem acesso a algumas midias pagas, na decada de 80 e 90, passavam em tv aberta o que era mais fácil...
Mas com a facilidade da internet, como downloads e pessoas honestas que vendem as séries, tudo fica mais fácil, é só correr atrás...






TOKUFORCE: Qual seria a seleção de Sentai, Metal Hero, e Ultraman do Jovem Emerson Lemes na década de 80?



EMERSON: 
Sentai: Changeman, Flashman, Denjiman, Goggle V, Maskman e Liveman.
Metal hero: Jaspion, Jiraya, Gyaban, Sharivan, Jiban e Spielvan.
Ultraman é a franquia q eu menos curto então é muito raro, muito mesmo, eu ver algo!
Essa seleção fica entre a decada de 80 e os que eu não assisti quando passaram na tv, assisti depois. lembrando que só assistia a Manchete, Goggle V por exemplo que não passou por lá, baixei e assisti depois.

TOKUFORCE: Se você fosse um personagem de tokusatsu, qual FRASE você gostaria de ter falado em uma série?

EMERSON: "Dizem que não rezo pela alma do meu inimigo. Não é vedade, rezo para que ela queime no inferno".
Vi essa frase quando era criança e nunca mais saiu da minha cabeça, lembrando q o Toku teria que ser mais  "sangrento" (Risos).

TOKUFORCE: Você freqüenta comunidades de tokusatsu desde que época na internet?



EMERSON: Puxa estípular uma data é dificil, mas desde os tempos do orkut, onde meu nick era "Jaspion 33" era administrador de várias comunidades, como Flashman, Jaspion e outras.
Tinha muito envolvimento com Tokufãs, sempre fazendo projetos, divulgando, dando aquela força pra quem não conhecia passa- se a conhecer!
Depois que o orkut ficou no esquecimento e migrei pro face, parei um pouco e passei só a curtir mesmo.
Voltei a falar de Toku, com o nerdices, onde eu e o Caveira fizemos questão de deixar o quadro toda semana.


TOKUFORCE: Qual seria MELHOR ou PIOR personagem de tokusatsu em sua opinião?



EMERSON: Puxa realmente díficil, pois tenho vários "melhores" cada um por seu motivo.
Mas o nosso querido Toha, talvez seja o que mais me chama atenção, como meu brother Euzébio Ramos fala, ele não contava com um baita arsenal e nem tinha super poderes, ele é como a gente, tinha que trabalhar, cuidar da sua familia etc.
E mesmo assim tinha tempo pra ser herói, esse é um dos motivos que me tornei fã do homem aranha, por mais que possua super poderes, ele tem os mesmos problemas que nós humanos normais temos...
Personagem que não engulo e acho super sem sal, é o Don /Gokai Green , não consigo gostar, por mais que ame gokaiger...


TOKUFORCE: Em terra de Power Ranger Saban é Deus, o que você acha das séries adaptadas de super sentais, Kamen Rider e Metal heroes para o público infantil Norte-Americano?




EMERSON: Puxa vida estava rezando pra não ter que falar sobre isso... (Risos)
Depois de perder o acesso aos meu queridos e amados herois coloridos, um dia vi na rede globo, a chamada pra Power Rangers, resolvi assistir, pois a saudade era tanto, não gostei de cara, mas era o que tinha. Então meio que me obrigava a ver,  na época nem imaginava que era uma cópia de Zyuranger, então não gostava mesmo.
Na verdade, eu vi o primeiro Power Rangers, depois só o Perdidos no espaço... o Perdidos no espaço, até que gostei um pouquinho... Vr troopers, mesmo só conheci a armadura do spielvan e da Diana. Na época não conhecia o Metalder, tanto que tive dificuldades pra assistir o Metalder depois disso... (Risos) fiquei meio que assombrado...
Hoje em dia, continuo não assistindo nada, mas diferente da epoca do orkut, respeito quem gosta, afinal como se diz o ditado "gosto é igual ** cada um tem o seu".


TOKUFORCE: Ainda nesse tema, muitos fãs tanto de Power rangers como de Super Sentais atestam que a Revista Herói foi a publicação ergueu uma muralha entre os mesmos. Foi nela que muitos descobriram a origem dos Power Rangers, hoje podemos ver que em algumas ocasiões os atores de Zyuranger e Power Ranger se encontram com gestos que hoje colocaram abaixo essa muralha tola de rivalidade. Qual a sua visão a esse respeito?




EMERSON: Realmente a grande maioria de Tokufãs, começou a perseguir as obras do Saban, depois que souberam a "origem" de Power Rangers.
No meu caso foi diferente, eu não gostei , dentre os motivos me lembrava muito malhação e eu tinha pavor daquilo... (Risos). Com certeza, eu acho uma discussão tola, cada um gosta e assiste o que quer,  não tem por que ofender as pessoas, em ocasião alguma, respeito é a base de tudo, como falei eu não assisto, não gosto, mas não critico quem curte.
Exemplo disso é o proprio futebol, que enquanto a torcida se mata, os jogadores saem pra festejar juntos.

TOKUFORCE: Além de um grande fã de quadrinhos da dupla Marvel e DC, você certamente já deve ter visto alguma série com um dedo da Marvel, como por exemplo, Sun Vulcan e Spiderman na versão tokusatsu. Qual a sua opinião acerca desse fato?


EMERSON: Opa, sou mais Dc do que Marvel, mas meu herói preferido é da Marvel ( Homem Aranha). Sun vulcan, não assisti ainda, por mais bem que ouvi falar da série, ainda não tive o prazer. Agora o Aranha... Nossa! Eu fiquei louco duas coisa que eu amo, o Aranha e ainda por cima Tokusatsu.
Na época demorei para baixar pois tava dificil achar legendado, mas quando consegui, quase morri de tanto assistir (Risos). Acho esses tipos de parcerias válidas, pois sendo uma adaptação, as produtoras tem "N" situações pra criarem pro personagem , inclusive a origem, que no caso do Supaidaman é bem diferente do nosso querido Peter Parker!
Poderiam explorar mais isso, e no passo que anda Tokusatsu hoje em dia, iria ser de fechar o comércio.





TOKUFORCE: Vamos falar de música agora, como você vê a parte musical dos tokusatsus atualmente?

EMERSON: Pra ser sincero, músicas de Tokusatsu, tanto faz época, sempre tem aquelas que arrepiam, indiferente de ano ou franquia que fazem parte, sempre tem aquelas que se destacam.

TOKUFORCE: Ainda nesse tema, qual seria a sua seleção favorita dos Cinco melhores cantores de tokusatsu?



EMERSON: Como sou um cara nostalgico, não poderia ser diferente!
1-Ai takano
2-Taku kitahara
3-Hironobu Kageyama
4-Akira Kushida
5-Mika chiba, acho que esses são aqueles que só de escutar a voz, já arrepia.

TOKUFORCE: Você também é fã das Kamen Riders Girls?



EMERSON: Não me considero um fã delas, achei a ideia bacana em questão de comemoração, mas ouvi pouca coisa... mas pelo que eu ouvi gostei, afinal Jpop é Jpop.

TOKUFORCE: Como surgiu a idéia de criar o Nerdices 33?



EMERSON: Então tive a ideia assistindo alguns canais que acompanhava na época, ideia de fazer um canal, mas pensei que tipo de canal posso fazer? Quando me veio a ideia de fazer reviews daquilo que eu assisto desde Toku, Animes, Séries, desde o começo já tinha na minha cabeça em chamar meus brothers, que aceitaram na hora a ideia.
Devido a alguns problemas pessoais o Leandro precisou sair por um tempo, mas agora com a volta dele, o Nerdices 33 esta completo e renascido das cinzas..
Como cada um de nós meio que assiste de tudo, fomos montando as ideias e um completando o outro! Só tenho a agradecer pelos meus dois parceiros no Nerdices!!!

TOKUFORCE: Na tokunet quase tudo se renova,a tendência hoje está muito voltada aos excelentes podcasts produzidos por alguma mídia. O nerdices também vai seguir esse ritimo ou tem planos mais ousados?

EMERSON: Bom, eu não nos considero da Tokunet, apesar de falarmos de Toku, já por que não falamos só de Toku, por enquanto nossa ideia é ficar com o canal somente, infelizmente nosso blog precisou ser excluido devido a problemas internos que tivemos com um ex integrante, o blog acabou pagando o pato, como nós 3 trabalhamos e temos nossas vidas pessoais, fica dificil, manter outro tipo de midia fora o canal... Mas o canal esta passando por uma reformulção entre banner a intros de videos.



TOKUFORCE:Quais as mídias relacionadas á tokusatsu no qual você acompanha e qual em especial, você considera ser um Marco Na Tokunet Brasileira a título de informação? 

EMERSON: Em questão de Youtube eu gosto muito do canal do Clockcast, ele faz reviews de episódios, vale a pena ver, achei uma ideia interessante e recomendo, é show!
Em questão de Blog, vocês do Tokuforce, sempre tem matérias que chamam a atenção e mesmo um cara como eu que não curte muito ler, me obrigo, sempre estou dando uma olhada no Blog da Taty e do Tokushare, e mídia boa na Tokunet Brasileira pra mim são vocês, tenho um carinho especial pelo Blog por varios motivos. Entre eles o nosso tempo de amizade, Tokuforce foi um dos primeiros que acompanhei e foi o primeiro parceiro do Nerdices! Isso sem contar a qualidade das materias de vocês, claro!

TOKUFORCE: Qual o significado do TOKUSATSU na sua vida?



EMERSON: Costumo dizer que Tokusatsus junto com a minha Mãe e meu Pai me educaram e ajudaram a formar meu cárater, ali aprendi o valor da amizade , Lealdade e etc... São séries maravilhosas que realmente ajudam e muito a formar o cárater de uma pessoa devido a valores que passam e que infelizmente hoje em dia quase não se ve mais.
Por isso digo as Mães e Pais que conheço, quer que seu filho seja uma pessoa honrada? Apresente Toku a eles, vocês não sabem o bem que farão a sua família e ao mundo...

TOKUFORCE: Deixe seu recado ao Blog Tokuforce.



EMERSON: Primeiramente obrigado por ter me chamado pra bater esse papo, também quero parabenizá-los pelo ótimo trabalho que vocês vem fazendo com muitas matérias interessantes e esses papos com Tokufãs são ótimos, tanto para as pessoas que podem falar um pouco de si, como também pra quem lê, podendo conhecer outros Tokufãs! São pessoas como vocês que não deixam o Tokusatsu morrer...

 E para quem não conhece o Nerdices 33,  deixo o convite pra conhecer nosso trabalho, onde não só falamos de Toku ( apesar de ser o único quadro que tem presença garantida toda semana) e também deixar o convite pra você ou qualquer um dos seus leitores a falar de Toku com a gente...

Grande abraço!!!
Share:

3 comentários:

  1. - Créditos para Admilton Ribeiro, que não só fez a entrevista como também elaborou as perguntas!

    ResponderExcluir
  2. Entrevista muito bacana. Pena que o blog morreu, mas, pelo menos tem o canal ainda

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de agradecer ao Lemes pela força e ao Venancio por me ajudar na postagem dessa matéria porque a minha Internet me deixou na mão.

    ResponderExcluir