sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Papo de Tokufã com Lamartine Albuquerque

"TOKUFÃ somos todos nós, amantes, apaixonados pelo gênero tokusatsu. "

Fala galerinha Tokufanática!
Falta menos de um mês para o nosso segundo ano de aniversário e o tokuforce dentro da sessão Papo de Tokufã, trará entrevistas imperdíveis com grandes fãs que atuam pela nossa tokunet.
Hoje, o blog tem o orgulho de entrevistar um dos pioneiros,dono de um dos maiores e melhores sites de tokusatsus no Brasil. Falo de nada mais nada menos do que o amigo Lamartine Albuquerque do lendário site MUNDOTOKU.

Lamartine é um grande amigo,super gentil e seu site é um dos nossos parceiros no pouco tempo de vida que o nosso blog tem. Desde já agradeço ao nosso entrevistado de hoje pela satisfação em honrar-nos com essa grande entrevista. Vamos ao Papo de Tokufã de hoje? HEEENSHIN!
Tokuforce: Como você define o Tokufã Lamartine Albuquerque?

Lamartine: TOKUFÃ somos todos nós, amantes, apaixonados pelo gênero tokusatsu. Apaixonados por uma época marcante, que não volta mais, mas que estará sempre gravada em nossa memória. Apaixonados por heróis que não tinham tanta tecnologia para combater o mal, como os heróis atuais, mas, que para a época, o que dispunham era o suficiente para emocionar. Lembro-me que quando via a Power Bazooka dos Changeman e a Cosmic Vulcan (Roling Vulcan) dos Flashman, eu ficava louco, queria ter uma arma igual. Eu me via naqueles heróis em cada momento da série. As armas dos heróis atuais estão melhores, mas acredito que todos os tokufãs que viveram a época dos Changeman, nunca trocarão uma Power Bazooka por um Dual Crasher dos Boukenger, por exemplo. A paixão pela primeira aventura será sempre maior.
 
Crédito: Planet Satsus
Tokuforce: Como você vê os tokufãs de 30 anos atrás com os tokufãs da nova Geração?

  Lamartine:Comparados aos tokufãs da nova geração, acho que nós de 30 anos atrás temos emoções a mais para contar, recontar e reviver. Acompanhamos uma época de ouro dos Tokusatsus, principalmente porque eram exibidos no Brasil. Atualmente os novos fãs assistem aos heróis antigos através de DVDs, o que não é a mesma coisa. A TV Manchete emocionou. Não tínhamos acesso rápido e fácil aos VHS's dos heróis naquela época e, mesmo quando tínhamos acesso, eles continham apenas dois ou três episódios, diferentemente dos atuais tempos em que vivemos. Compramos DVDs com mais facilidade atualmente. Temos acesso rápido e fácil aos episódios dos antigos e novos heróis. Lembro que sempre tive vontade de rever os Changeman e só tive essa oportunidade em 2006, quando descobri na internet os DVDs dos heróis. Rapidamente comprei-os. A agência dos Correios demorou na entrega. Fiquei louco, apreensivo, ansioso, quase roendo as unhas, impaciente com a demora, rsrsrs... Era Quinta-feira da Semana Santa e a agência não abriria na sexta. Tive que esperar três dias e só consegui os DVDs na segunda. Não esperei o carteiro entregar. Fui pessoalmente pegar os DVDs nos Correios. Tudo para rever cada momento da série. Mas assisti-los novamente foi emocionante.

Tokuforce: O que você mais sente falta nos tokusatsus atuais comparado com os antigos?

Lamartine: Faltam mais atores no núcleo dos vilões. É interessante ver vilões na forma humana, assim como aconteceu no Império do Rei Bazoo (Changeman), no Império Mees (Flashman), no Império Subterrâneo Tube (Maskman), no Império Gorgom (Kamen Rider Black), no Império Crisis (Kamen Rider Black RX), a Tropa de MacGaren (Jaspion), o Império Water (Spielvan), a Família de Feiticeiros (Jiraiya) e tantos outros tokusatsus que tinham vilões extraordinários, e com atores interpretando-os. Atualmente muitos Super Sentai e Kamen Rider têm apresentado vilões na forma de monstros. Assisti a Kamen Rider Kabuto e fiquei entusiasmado com a trama, mas acho que ficou faltando aquele vilão que desejava a todo custo eliminar o herói. A série tinha apenas Worms copiando a forma humana para eliminá-los ou tentar conviver na Terra com a mesma aparência. Apenas dois vilões na forma humana apareceram, mas sumiram rapidamente. Diferente de Kamen Rider Black que tinha os três sacerdotes de Gorgom que reinaram até a reta final da trama. Faltam batalhas épicas nas novas séries. Os antigos se destacaram nisso. Algumas delas são as batalhas finais entre o Change Dragon e o Buba, seguido do Esquadrão Relâmpago com Ahames, Giluke e o Rei Bazoo; e Kamen Rider Black com os Sacerdotes de Gorgom e Shadow Moon. Cenas que ainda me deixam empolgado.
As antigas séries têm esse diferencial. Mas não tiro o brilho das atuais.

Tokuforce: Você costuma colecionar algum produto relacionado á tokusatsu? 

 Lamartine:Adoro tokusatsus. Sempre tive vontade de colecioná-los. Nos anos 1980 e 1990 eu não tinha condições para isso. Era tudo muito caro. A partir de 2006, quando comprei a primeira coleção – Changeman – passei a colecionar. Atualmente tenho quase todas as séries antigas, dentre elas: Flashman, Maskman, Jiraiya, Kamen Rider Black e RX, Jiban, Spielvan e parte dos episódios do Jaspion. Também coleciono algumas das novas séries por ter gostado da trama: Timeranger, Boukenger, Gokaiger, Kamen Rider Kabuto e Kamen Rider Decade. Assisto às novas séries pela internet e sempre tento adquiri-las, quando passo a gostar de suas tramas. Acho que boas séries valem a pena termos em casa para assistir sempre.

 Tokuforce: Kamen Riders VS Super Sentais: O que mais tem agradado ou desagradado nessas franquias de maior sucesso atualmente no Japão?
Lamartine: Os encontros entre Riders e Super Sentai são incríveis. Sonhava com isso desde a infância. Parece que os produtores estavam sintonizados comigo e finalmente decidiram fazer encontros entre heróis, rsrsrs... Gostei muito. Fiquei feliz em rever o Tetsuo Kurata em Kamen Rider Decade e no filme All Rider vs Dai Shocker. Todos os Riders juntos foram sensacionais! Desde então, eles sempre reaparecem nos novos filmes. O Kurata reapareceu em Super Hero Taisen GP. Isso foi ótimo. Os filmes dos Super Sentais com encontros entre eles também são ótimos. Gokaiger foi surpreendente! Rever heróis antigos e novos foi muito bom durante a série e nos filmes do Esquadrão Pirata. Ninguém imaginava rever o Kenji Oba interpretando o Gavan novamente. O que desagrada é ver que os antigos heróis não fazem grandes participações. Entendo que reunir um grupo antigo é difícil. Alguns deles não querem participar por algum motivo, mas, aqueles que retornam deveriam ser mais explorados. O Tetsuo Kurata (Kamen Rider Black) foi bem explorado em Kamen Rider Decade, apesar de não falarem profundamente do mundo de Black e de RX. Apenas citaram o Joe Kazumi. Recentemente no Super Hero Taisen GP também fez uma boa aparição. O Mitsuomi Takahashi (Bouken Red) fez um excelente retorno em Gokaiger e também no filme do esquadrão. Os dois foram bem explorados. Mas quem não gostaria de ter visto o Haiate/Change Griphon e o Dan/Green Flash durante o antepenúltimo episódio de Gokaiger? Eles apareceram rapidamente, dentro de uma luz, passaram o poder de Changeman e Flashman a Gokaiger e foram embora. Foi ótimo revê-los, mas pensei que teriam uma participação maior. Afinal, Gokaiger foi uma aclamada série.

Tokuforce: Os filmes do momento que estão quase chegando: Kamen Rider GP e Dekaranger 10 Years After, qual deles tem te deixado mais ancioso pra ver?

Lamartine:Estou mais ansioso pra ver o Super Hero Taisen GP. E o motivo: Tetsuo Kurata. Sou fã dele. É sempre bom rever um ator e herói marcante, junto à nova geração e aos “antigões”. O que está se tornando bom nesses filmes é que quando ficamos sabendo da notícia de que haverá um “crossover”, imagino ver todos os Riders e Super Sentai juntos, rsrsrsrs...

Tokuforce: Kamen Rider Gaim e Kamen Rider Drive,qual é a sua impressão sobre  essas séries e qual serie  você considera mais empolgante?

 Lamartine:Kamen Rider Gaim me surpreendeu no início. O Sano Gaku foi uma boa escolha para o papel. O primeiro episódio foi bem escrito e a batalha na fábrica, onde o personagem se transforma pela primeira vez em Kamen Rider, lembrou-me, por um instante, algumas cenas de Black, que também eram feitas em antigas fábricas ou galpões. O que me incomodou foi às frutas como tema. Ficou meio bobo. Mas a série teve seu brilho e empolgou. Explorou o mundo dos jovens na vida estudantil e os grupinhos de amigos após as aulas para conversarem e falarem sobre coisas deles. O Kamen Rider Drive tem uma ótima história. A transformação impressiona mais que o “henshim” do Kamen Rider Gaim. O Shinnosuke é divertido, simpático e assumiu bem o Kamen Rider Drive. Os dois Riders têm seu brilho específico.

Qual trama de Super Sentai você considera a mais empolgante?

Lamartine:Changeman. Porque foi a primeira e marcou minha infância. Mas considero dois Super Sentai da Era Moderna empolgantes: Boukenger e Gokaiger.

Tokuforce: Up Grades nos sentais e Final Forms nos riders,qual foi a que mais te chamou a atenção?

 Lamartine:Não gosto de Up Grades e Final Forms. Ainda sou do tempo que os heróis devem ter novas armas, sem mexer nos trajes de batalha. Lembro-me que quando o Jiban ressuscitou, passou a ter duas novas armas, mas o traje de batalha do herói não mudou. As armas mudaram o herói e chamaram a atenção do público. Quando acontece Up grades nos Sentai e Final Forms nos Riders, o herói fica estranho. Alguns parecem vilões. Mas posso citar como “legais” o Up Grade de Boukenger, no momento do Dual Crasher; e nos Riders, gostei do Final Form do Kamen Rider Kabuto.

Tokuforce: Se você pudesse formar uma liga da Justiça Toku, quais seriam os integrantes ,incluindo o lider da equipe?

Lamartine:Eu formaria uma Liga da Justiça com diversos heróis: Jaspion, Spielvan, Jiraiya, os Riders Black e Kabuto, Change Dragon, Gokai Red e as belas Lady Diana, Hananin Agnes e Change Phoenix. O líder seria o Goka Red.

 Tokuforce: Mundotoku- o site tem quantos anos de história? Conte-nos um pouco sobre esse grande trabalho da tokunet nacional.

Lamartine:O MUNDOTOKU fará 09 anos no ar em dezembro. Começou com uma brincadeira entre amigos, que queriam saber notícias sobre os antigos heróis japoneses. Sempre gostei de escrever. Eu contava aos primos como aconteciam as batalhas dos heróis da época de infância e eles ouviam atentamente e curiosos. A partir daí resolvi escrever sobre os antigos heróis. A princípio achava o tema bobo. Eu me questionava: será que as pessoas leriam notícias sobre heróis japoneses? Na cidade onde moro não havia tantos seguidores de tokusatsus. Decidi ir em frente. Fiz alguns cursos rápidos de jornalismo e fui inserindo notícias sobre os novos heróis. Descobri que o público estava gostando do Mundotoku. Havia um “feedback”. As pessoas enviavam mensagens por e-mail, sugerindo temas para as próximas matérias. Algumas até solicitavam autógrafos dos heróis. Era interessante. Isso me fez entender que o Mundotoku é uma proposta que naquele momento começava a dar certo. Fiquei feliz. Fui melhorando os textos, inserindo novas idéias e percebendo as exigências dos fãs dos heróis. Fiquei feliz quando vi muitas pessoas dizendo que gostam de ler sobre os heróis no Mundotoku. Dia desses vi pessoas queridas, como o Admilton, postarem no Instagram ou em outra rede social que gostam do Mundotoku. Isso é gratificante. Fiquei surpreso com os leitores de várias partes do país e do mundo também, que constantemente enviam mensagens. A tendência é continuar melhorando, escrevendo e compartilhando notícias e aventuras sobre os nossos heróis. Dar boas notícias sobre eles é ótimo e gratificante.
Não posso deixar de mencionar que o Mundotoku deu-me a oportunidade de conhecer pessoas queridas. Mesmo distante estamos sempre em contato.

Tokuforce: A seleção musical no seu site é muito boa, já pensou em trazer clips de show para o Mundotoku?

Lamartine: Fico feliz em saber que gostou da seleção. Gosto das músicas que são temas dos Tokusatsus. No Mundotoku há links de vídeos específicos sobre Super Sentai Kamen Riders, Ultraman, Heróis de Metal, mas todos os links diretos para o maior site de vídeos da rede mundial de computadores. Vídeos de shows, postados pelo Mundotoku, é uma idéia que estou estudando há algum tempo, pois, isso pode levar a questões acerca dos direitos autorais. Mas a idéia está sendo estudada com calma. Sempre penso em cada detalhe que apresento no Mundotoku para não ter problemas. O objetivo é sempre mostrar novas idéias ao público, a quem tenho um carinho enorme.


Tokuforce: No Facebook foi onde uma das mídias do Mundotoku deixou de existir,no caso o grupo. Qual foi a causa do seu término?
Lamartine: O Mundotoku começou no Facebook com o “Grupo Mundotoku Oficial”. Depois entrou com a Fanpage, que tem uma dimensão melhor. Os links das notícias sempre eram publicados nas duas mídias. Com o passar do tempo tornou-se uma duplicação da Fanpage. Então foi enviada uma mensagem aos membros do grupo, sobre o fim da mídia, informando-os de que ficaríamos apenas com a Fanpage, que tem uma estrutura melhor. Os membros atenderam à mensagem e passaram a curti-la. Fiquei feliz pela migração dos membros do grupo para a Fanpage, mesmo sabendo que a maioria já estava nas duas mídias.

Tokuforce: Atores Clássicos VS Atuais, qual deles você adoraria ver atuar juntos em um filme toku ou seja, num  Super hero Taisen?
Foto divulgação: Tokufriends

Lamartine:Já tive a satisfação de ver o Tetsuo Kurata atuar com o Masahiro Inoue (Decade). Gostaria de poder ver o elenco de Changeman, Flashman e Maskman atuando ao lado do elenco de Gokaiger. Jiraiya de volta também seria ótimo.

Tokuforce: Deixe sua mensagem para o TokuForce.

Lamartine:Parabenizo o Admilton e todos os outros integrantes do Blog TokuForce, que estão tendo boas idéias para mostrar ao público. Fiquei feliz, mesmo acompanhando distante, em poder ver o Admilton em um vídeo do Anime Friends e o Venancio Souza nas fotos com o Kurata. É uma ótima iniciativa ter outros escritores no TokuForce.

Aos leitores eu desejo que tenhamos juntos sempre novas aventuras através das notícias que publicamos Toku Force e também no Mundotoku, rsrsrs... (vendendo o meu peixe). Agradeço a todos pelo convite de poder falar a todos vocês do Toku Force. Espero que possamos marcar um encontro para conversarmos sobre o assunto brevemente. Uma aventura completa só é perfeita quando estamos com aqueles que gostamos, e eu sempre gosto de estar com os fãs dos heróis japoneses. As redes sociais nos aproximam todos os dias e isso me deixa feliz. Conhecê-los e manter essa amizade é gratificante. Somos todos heróis! Abraço a todos.

E esse foi mais uma sessão Papo de Tokufã. E esse mês terá dose dupla!
No próximo sábado também tem papo com outro grande tokufã muito querido por todos.
Você também pode ser o nosso entrevistado querido Leitor, curta a nossa página no facebook.
Share:

2 comentários:

  1. Caras, Muito bom! Gostei muitas das perguntas e respostas!
    Grande trabalho da Toku force de trazer essas informaçoes e conhecimento dos Amigos!
    Abraço ao Lamartine e toda Equipe da Toku force!

    ResponderExcluir