quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Review - Kamen Rider Black - Tudo sobre o Herói que marcou uma geração, e hoje se tornou um ícone da Cultura pop Japonesa!


                          
   

Boa tarde pessoal tudo bem com vocês? É com grande prazer que venho me apresentar como mais novo membro da equipe BLOG TOKU FORCE. Mais uma vez quero deixar aqui os meus agradecimentos aos meus amigos: Vinícius Ramos e  Admilton Ribeiro, pelo maravilhoso convite, e por terem me dado esta oportunidade!
Como grande fã declarado dessa série, assim como da franquia Kamen Rider, não tinha outro título que eu poderia escolher como tema da minha primeira matéria aqui no Blog. Se você assim como eu é fã, ou pretende assistir á série futuramente, esse review foi feito pra você! 
Então vamos ao que interessa! boa leitura e Henshin!!!

            
                    A História                     
                               

A série possuí um clima tenso e sombrio desde o início. Tudo começa na noite em que os irmãos de criação Issamu minami (Kotaro, no original), e Nobuhiko Akizuki comemoravam o aniversário de 19 anos, tudo estava tranquilo, até que de repente surge uma nuvem de gafanhotos. Curiosamente, ela não afeta ninguém que estava ali presente, exceto os 2 irmãos, porém aquilo tudo seria apenas um indício do que o destino havia reservado aos 2.
Gorgom, é uma organização maligna que deseja dominar nosso mundo, muitas pessoas importantes, como artistas e políticos de todo o Japão se integram secretamente aos Gorgon's. A idéia inicial da organização, seria raptar 2 humanos, para se tornarem imperadores seculares (Blacksun e Shadow moon, respectivamente), eles duelariam entre si, para que assim, o vencedor se tornasse o imperador que governaria o império de Gorgom construído na terra. Os escolhidos para tal plano, não foram ninguém menos que os irmãos Issamu e Nobuhiko. Os 2 haviam nascido no mesmo instante em que completava um eclipse solar, daí explica o por que deles serem alvos dos Gorgom. 
Os dois então são raptados e levados a base, onde sofreriam a operação mutante tendo o Kingstone (Pedra responsável pela transformação), inseridos em seus corpos. Logo após a mutação, os 2 teriam suas memórias apagadas, porém com intervenção de seu próprio Pai (que até então também fazia parte dos Gorgons), Issamu consegue escapar com vida da organização, mas ainda é perseguido pelos Sacerdotes de Gorgons. Ressentido por ter fugido sem salvar seu irmão, e por ser enganado pelo seu Pai adotivo, Issamu desperta o poder contido dentro dele e se transforma em Kamen Rider Black. Ele jura então se vingar dos Gorgons, pela morte de seus pais biológicos, e também salvar a humanidade dos seus planos malignos, assim como também, salvar seu irmão que ainda se encontrava na base, porém mesmo com muito esforço, Issamu não consegue salvar seu irmão que é transformado em Shadow moon, que se tornaria o seu maior inimigo. 

Os Personagens



Issamu Minami ( Kotaro no Original) : Issamu perdeu seus Pais ainda quando criança. Foi adotado, e então criado como irmão de Nobuhiko e Kyoko. É uma pessoa extrovertida, muito brincalhão, e sempre foi muito apegado á seu irmão. Após ter seu corpo modificado, ele passa a viver com esse fardo tendo que lutar para salvar seu irmão, e todas as pessoas á sua volta, apesar de tudo, ele ganhou um grande amigo; Battle Hopper que passa a ser tornar seu principal aliado na luta contra os Gorgons.




Nobuhiko Arkizuki: Nobuhiko, é o irmão de criação de Issamu, sempre foi responsável e muito dedicado. Cuidou com muito carinho de sua irmã mais nova Kyoko Akizuki, assim como sua namorada Satie (Katsumi, no original). Ele não teve a mesma sorte que Issamu, e após ser raptado pelos Gorgons tem parte de sua memória apagada, e é transformado em Shadow moon, o príncipe das sombras, passando á odiar e enfrentar seu próprio irmão Issamu, pelo titulo de imperador dos Gorgons.



Kyoko Arkizuki: Irmã mais nova de Nobuhiko, assim como Issamu,ela tentou á todo custo salvar o irmão das garras dos Gorgons, porém sem muito sucesso. Já chegou á ser raptada pelos Gorgons, para servir de energia vital, para que assim Shadow moon revivesse, mas com muito esforço, foi salva por Kamen Rider. É uma personagem essêncial na série, pois assim como Satie, foi um dos motivos por Kamen Rider continuar sua luta para salvar seu irmão, e assim voltarem á ter a mesma vida feliz que levavam antes.

          


Satie (Katsumi Kida): Namorada de Nobuhiko, Satie trabalhava com Kyoko em um restaurante. Ela foi a que mais sofreu por perder Nobuhiko para os Gorgons, e sempre esteve ao lado de Issamu e Kyoko. Assim como Nobuhiko, ela sempre foi muito responsável, fazia faculdade, além de ajudar no restaurante, e sempre cuidou de Kyoko, como se fosse sua própria irmã. No final da série, após Shadow moon vencer Kamen Rider, elas prometem sair do país para não correrem mais riscos. Infelizmente, foi uma triste despedida já que aquele seria a última vez que elas veriam Issamu.  


Suda Ryousuke: Inspetor da policia internacional e amigo de infância de Issamu e Nobuhiko, ao decorrer da série ele descobre a verdadeira identidade de Issamu, e passa a ajudá-lo em sua luta contra os Gorgons. Nos tempos de infância, eles jogavam bola juntos, foi assim que nasceu o "Chute Ryu", que se tornou um simbolo de amizade entre eles.



Características dos Vilões


A organização Gorgom, é formada inicialmente pelos 3 Sacerdotes que criam todas as estratégias e planos para destruir a humanidade, e também para contra-atacar Kamen rider. Foram eles também que raptaram e fizeram a operação mutante em Issamu e Nobuhiko. A identidade deles sempre foi um mistério, cada um possui uma pedra guardiã, cada qual representa um elemento. Vale ressaltar que, para que Shadow moon revivesse, eles utilizam toda a energia de suas pedras guardiãs, o que o fazem perder toda força, porém depois revivem com uma forma mais poderosa. (e muito mais medonha).


Danker: É o líder dos Sacerdotes, sua pedra guardiã é a do céu, e é sempre é ele quem dá as primeiras ordens. Na minha opinião, foi o mais poderoso depois de reviver como monstro mutante, inclusive foi o que deu mais trabalho para o Kamen rider, sendo o último á ser derrotado por ele.


Baraom: Um dos mais inteligentes dos Sacerdotes, na minha opinião. Já usou de diversos meios, e truques sujos para tentar deter Kamen rider, inclusive já se fez passar por Nobuhiko, para sequestrar Kyoko. Sua pedra guardiã é do elemento mar, após reviver como monstro mutante, ele assumiu a forma de um felino, e ganha garras, além de super velocidade.


Pérola (Bishimu, no original): A única mulher do grupo, sempre usou de sua bela forma humana para enganar e atacar os humanos. Sua pedra guardiã é Terra. Seu plano era poder vencer Kamen rider, para então poder se casar com Shadow moon, e assim governar o mundo ao lado dele (Nada boba né rs), porém ela fracassou e acabou se sacrificando ao lutar com Kamen rider, foi inclusive um dos confrontos que eu mais gostei de ver em toda a série.  


Monstros Mutantes: Os monstros mutantes, na maioria das vezes eram uma mutação entre um humano com insetos e animais (até um monstro mutante Rato já teve Rs), os monstros eram comandados pelos sacerdotes, tentavam de todas as formas destruir Kamen rider. Porém sempre sem sucesso. Mas houve um que viria a trair os Gorgons e ajudar Issamu, o Monstro Baleia. Após Black ser derrotado por Shadow moon, o monstro Baleia usa de seus poderes para ressuscita-lo, e passa assim á ser o único monstro que mostrou um sentimento durante toda á série. 


Taurus (Birugenia, no original): Taurus é um guerreiro lendário, assim como Issamu e Nobuhiko, ele também nasceu em um dia que ocorria um eclipse solar, mas isso a 30.000 anos atrás (velhinho ele não Rs). Muito ambicioso, ele também aspira ao trono de imperador secular, usa uma espada e um escudo, além de conseguir a espada Sabre Satã (Satan Sabre), que é feita exclusivamente ao futuro imperador secular. Nunca seguiu as ordens dos sacerdotes e deu um trabalho e tanto para o Kamen rider, no fim é morto por Shadow moon assim que ele ressuscita, para mim ele foi um ótimo vilão, e empata com Kamen rider em questão de força, porém seus desejos e ambições o levaram á ruína.


Shadow Moon: Como já foi dito no inicio, Shadow moon é na verdade Nobuhiko, assim como Black, ele também possui um Kingstone e para se tornar o futuro imperador secular, ele precisa se apoderar do outro Kingstone que está com Kamen rider. Após sofrer a operação, ele tem parte de sua memória apagada, porém ainda se lembra de Issamu, Kyoko e Satie inclusive já hesitou em atacar Kyoko, o que fez Issamu ter esperança de que poderia ainda salvar seu irmão, das mãos de Gorgons. Isso infelizmente não foi possível, e os dois precisariam lutar até a morte.


        Um dos momentos mais emocionantes e mais épicos da série.

A luta entre Kamen rider e Shadow moon, sem dúvidas é um dos momentos mais marcantes da série, assim como uma das cenas de lutas mais bem produzidas da franquia. Não é á toa que teve grande repercussão, inclusive fez com que Shadow moon, ficasse gravado na mente de todos, como um dos melhores vilões que tivemos em um Tokusatsu. A primeira luta foi decisiva, e o inesperado acontece, Kamen rider perde a luta, e em meio á grande dor por parte de Kyoko e Satie, é golpeado por Shadow moon, que acerta o seu ventre com a Sabre Satã, e com isso se ergue como o futuro imperador. 

Porém, ele não consegue retirar o Kingstone do corpo de Kamen rider, após ele ter assumido a sua forma de Issamu, por alguma razão, Shadow moon se nega a fazer isso, e diz não conseguir (sinal de que ele ainda guardava um sentimento por Issamu), começa então um grande tremor, e o corpo de Kamen rider é levado pelas rochas, até cair no mar e desaparecer completamente. Logo o monstro Baleia o encontra e então o revive, é nessa hora que Shadow moon, se dá conta de que não pode se tornar um imperador sem os 2 Kingstones, e desafia Kamen rider mais uma vez, é nessa hora que o verdadeiro inimigo aparece, aquele que estava por trás de tudo, e que até então não tinha se revelado: Grande Rei (Sousei Ou, ou Rei Criador, no original).


O grande Rei é uma espécie de coração da Base Gorgom, era ele que sempre falava com Shadow moon, e também aquele que governava os Gorgons secretamente. Sem ele, a base de Gorgom não pode se manter. É morto por Kamen rider com a espada Sabre Satã, ao que tudo indica ele retornou á terra depois de milhares de anos, uma vez que o mal ainda existe no coração das pessoas. Após a morte do Grande Rei, a base de Gorgom caí e vai á ruínas, Shadow moon estava impossibilitado de se levantar, e é deixando no meios dos escombros. 
Issamu havia então cumprido sua missão e derrotado os Gorgons completamente, a paz havia retornado á terra , porém ele ainda estava sozinho. Nobuhiko não pôde ser salvo, apesar de todo seu esforço. Kyoko e Satie já não estavam mais no país, ele então faz uma última visita ao restaurante, e relembra os bons momentos que passaram ao lado de seus irmãos, assim como os seus dias de luta. Logo ele parte com sua moto, na esperança de um dia poder reencontrá-los. E assim se encerra essa ótima série, deixando as portas abertas para uma sequência, que viria a ocorrer no ano seguinte, e mostrou a vida de Issamu depois do final da série, além de uma nova forma do herói.

Kamen Rider Black Rx, uma forma ainda mais poderosa

Kamen Rider Black RX, estreou logo após o termino da série no Japão, no
dia 23 de Outubro de 1988 e contou com 47 episódios para TV, além de um especial. A série não agradou muito aos fãs, pois diferente do roteiro sério e dramático de Black, Rx era totalmente o inverso, sendo uma série voltada principalmente ao público infantil, com diversas cenas cômicas. Porém no Japão foi em aceita, obtendo até mais sucesso que a primeia série. Na série Issamu ganha novos poderes após absorver os raios do Sol com o Kingstone, e sua moto Battle Hopper resurge em uma nova forma, passando á se chamar Acrobatter. Ele tambem ganha novas técnicas, como a espada Metallion (Revolcane, no original), além de poder se transformar em mais 2 formas; Biorider, uma forma líquida, e RobôRider, que possuí forma e habilidades de um Robô. 
Assim ele passa a enfrentar o império Crises que ameaçava a terra. Issamu agora vive com a familia Sahara, e tem aulas de voo de helicóptero com o Sr Sahara. Durante os episódios conhece a fotógrafa Reiko Shiratori, e também Joe Kazumi que o ajuda nas lutas e se torna seu grande amigo e aliado. 

Houve 2 grandes acontecimentos marcantes nessa série; a primeira foi o retorno de Shadow moon que aconteceu nos episódios 22 e 27, e o desfecho final com o aparecimento dos 10 Riders anteriores que ajudam Rx á derrotar Crises. Kamen Rider Black Rx, foi a última série da era Showa, iniciada em 1971, com  o primeiro Kamen rider. 
Ao meu ver, Rx pode ser considerado uma espécie de história alternativa, onde podemos ver um novo Issamu. Aqui podemos ver nosso herói levando uma boa vida social, com novos amigos e uma pequena família, isso nos liberta um pouco do triste desfecho que teve Black, Issamu continua o mesmo, mas desta vez, mais alegre e mais forte do que nunca, a série possuí ótimas cenas de luta e ótimas mensagens de superação e principalmente amizade. 

Os Veículos

Battle Hopper, a principal aliada de Kamen rider.

Battle Hopper: Battle Hopper, foi uma moto criada exclusivamente para o futuro imperador, foi graças á ela que Issamu conseguiu escapar da base de Gorgom. Apesar de ser uma máquina, ela possuí vida e tem o poder de se auto regenerar, já salvou Kamen rider inúmeras vezes do perigo, inclusive se sacrificou para que Kamen rider pudesse dar um fim definitivo em Shadow moon.



Road Sector: Foi uma moto criada pelo engenheiro Akira Daimon, originalmente foi criada e projetada pra os Gorgons. Porém Kamen rider consegue se apoderar dela, apesar de não possuir vida assim como Battle Hopper, ela é um equipamento eficaz, pois possuí computador, um radar, além de atingir uma velocidade média de 500 km/h.


O Autor

Shotaro Ishinomori, a mente por trás de Kamen rider Black.

Shotaro Ishinomori, nasceu no dia 25 de Janeiro de 1938, seu nome verdadeiro é Shotaro Onodera, foi assistente de Osamu Tezuka considerado Pai do mangá. Assim como ele, Shotaro passou a ser respeitado e se tornou uma figura muito importante da industria de Mangá, Animes e claro Tokusatsus. Seus trabalhos mais famosos começariam a aparecer nos anos 60, com o mangá e série Cyborg 009 (que inclusive, já foi exibida aqui), mas foi nos anos 70 que ele começaria a trabalhar com Tokusatsu. O mangá Skull man, serviria de piloto para então criação de um dos primeiros heróis 100% Japonês, o Kamen rider.

Foto rara, onde mostra Ishinomori ao lado do herói.

Devido ao sucesso, a produtora Toei que adaptou a o primeiro Kamen rider para as telas, passaria a trabalhar não só em Kamen rider, mas com diversas séries criadas por Ishinomori. Além da franquia Kamen rider, ele também criou o primeiro Super Sentai, com a série Himitsu Sentai Goranger. 
Para a criação de Kamen rider Black, Ishinomori trabalhou junto com a Toei, inclusive participou da seleção de atores, que interpretariam os personagens principais da série, além de ter desenhado um mangá, esse com muitas diferenças com a série de TV. 
Infelizmente, Ishinomori faleceu por problemas cardíacos no dia 28 de janeiro de 1998, deixando um legado muito importante, assim como recebendo o título de "Deus" do mangá, um título merecido, pois ele desenhava em média 500 páginas de mangás todos os meses, e isso durante seus 40 anos de carreira. Autor de um currículo gigantesco de obras sensacionais, ele com certeza é o meu mangaká favorito, não só por sua contribuição com o Tokusatsu, mas sim pelo grande profissional que ele foi, com certeza suas obras já estão imortalizadas na mente de todos, e será sempre lembrado por todos nós! 



O Mangá

Capas dos mangás originais da série.

O mangá foi lançado originalmente entre 1987-1988, nas páginas da Shonen Sunday, enquanto á série ainda era exibida na TV. O mangá com arte e roteiro de Ishinomori, consegue ser ainda mais dramático e mais adulto que a série de TV, porém possuí diversas diferenças no roteiro e principalmente, no visual do herói. Este por sinal se mostra mais realista e mais próximo de um Homem mutante, que foi o conceito original adotado por Ishinomori.

Aqui vai algumas páginas do mangá original:




Infelizmente, ainda não tivemos a chance de receber o mangá traduzido em Português, porém é possível baixá-lo em Inglês. Eu recomendo, mesmo que não seja para ler, de uma olhada página por página, é muito bom, pois além de trazer uma versão diferente do convencional, você pode apreciar e conhecer a arte de Ishinomori que impressiona pelos detalhes incríveis.



 A Trilha Sonora

Dois CD's além de LPs contendo a trilha sonora original foram lançados no Japão, enquanto á série fazia um enorme sucesso. 
O primeiro CD contém a abertura e o encerramento, além de músicas cantadas. Uma curiosidade é que Testuo Kurata, ator que viveu Issamu, cantou o tema de abertura, além da faixa N°9 "Ore no Seishun", as demais músicas foram interpretadas por Toshiya igarashi. Já o maravilhoso encerramento "Long Long Ago, 20 th Century" foi cantado na voz de Norio Sakai. O segundo CD contém as BGMs que são aquelas canções instrumentais tocadas durante os episódios, boa parte delas foram compostas por Eiji Kawamura.

Kamen Rider Black Original Soundtrack

Kamen Rider Black TV original Soundtrack

 Neste vídeo podemos ver Tetsuo Kurata, gravando o tema de abertura:



Filmes e Especiais


Além da série de TV, Black contou com 2 Filmes, além de um especial de TV intitulado "Kamen Rider Black Da!"  onde os apresentadores, falaram sobre o herói e leram cartas dos fãs, e entrevistaram Ishinomori em sua própria casa. Esse especial é muito bom, e pode ser encontrado legendado em português na internet. 


                                        
Os atores Michiko Enokida e Jo onodera apresentam o programa, e ai reconhecem os dois ?

O primeiro filme intitulado: Hurry to Onigashima (Rápido para Onigashima), foi lançado em 12 de março de 1988. Teve roteiro escrito por Shozo Uehara, e direção de Michio Konichi. O filme tem duração de um episódio comum (algo normal em relação á Tokusatsus desta época). Na história,um grande número de crianças começam a desaparecer uma após a outra misteriosamente, Issamu, desconfia que isso seja plano dos Gorgons e corre atrás de um Onibus suspeito, ele o perde de vista, e é então que Issamu encontra um pescador (interpretado por ninguém menos que Shorato ishinomori), ele então indica o caminho para Issamu, que chega em uma ilha remota onde é pego pelos sacerdotes de Gorgom, após usar toda sua força consegue enfim destruir o monstro e salvar as crianças. 

Shotaro Ishinomori marcando presença no filme.

Kamen Rider usa toda sua força para salvar as crianças.

O segundo filme,  Terrifying! The Phatom House of Devil Pass (Terror! O museu dos monstros do mal ), se passa em Yubari, nele temos a participação de Shadow moon e os sacerdotes em suas versões de monstros.


Nesse filme temos a participação de Akira Ishihama, ator muito conhecido no Brasil por interpretar o Dr Tokimura em Flashman e Seichi Yanagida em Jiban. Neste  filme ele interpreta o Dr Makino. Como havia dito no ínicio, os filmes são curtos, e podem ser comparados como um episódio comum, já em termos de roteiro não a nada de inovador. Neste segundo filme dou destaque para a luta entre Black e Shadow moon, como sempre muito bem produzida. Além de mostrar Issamu cantando a música "Ore no seishun" faixa 9 do CD da trilha sonora original da série!


Outro especial que merece destaque, é o Toei TV Hero Zukan, esse especial de 50 minutos, mostra um resumo da série além de detalhes dos personagens, infelizmente não nunca foi legendado, mas vale a pena conferir.


Aspecto e visual do Herói



Assim como todos os Kamen riders de sua linhagem, Kamen rider Black foi inspirado em um inseto, mais precisamente em um Besouro. Segundo o próprio autor, o negro de sua roupa deixa a dúvida entre herói e vilão (Já que segundo a história, Black foi construído para ser mesmo um vilão). 
Pra mim, isso diferencia muito ele dos outros Riders, além disso ele nunca usou nenhum tipo de arma, a não ser o Sabre Satan que ele utiliza nos episódios finais da série para encerrar o Grande Rei.


O Simbolo em seu peito esquerdo, representa a organização Gorgom e indica que ele é um dos concorrentes á título de imperador secular.

Primeira versão de Herói,antes de sofrer a Metamorfose.

O capacete foi muito bem feito e bem projetado.


O seu cinto (Belt) é um dos mais belos da franquia na minha opinião. Ele é rico em detalhes e o vermelho do meio se destaca muito, esse vermelho representa o KingStone, que é responsável pela transformação de Issamu em Kamen Rider. Com o cinto além da transformação ele consegue usar um golpe muito poderoso, o King Stone Flash. Assim como Black o cinto de Shadow moon é feito nos mesmos moldes, porém a cor de sua Kingstone, muda para o verde.


As principais técnicas e golpes

Após ser transformado em um Homem mutante, Issamu além de super força, ganhou golpes e técnicas impressionantes, algumas ele desenvolve ao decorrer da série, outras já aprende logo na primeira transformação:


Rider Punch (Golpe Insectus, no Brasil ) : É uma técnica básica, Black salta no ar e dá um soco muito potente, normalmente é o primeiro golpe que ele aplica no monstro para destruí-lo, finalizando em seguida com o Rider Kick.


Rider Kick (Golpe Louva á Deus, no Brasil) : É a técnica de finalização de Black, após usar o Rider Punch, ele concentra toda força no pé direto e explode em um chute rápido, não dando chance para o inimigo escapar ou se defender.


King Stone Flash (Raio King Stone) : Essa técnica é proveniente de seu cinto, ele usa a energia do Kingstone para aturdir os monstros, a luz do raio é muito forte e age diretamente na visão, o que faz Black ganhar tempo e poder contra-atacar.

Rider Chop (Punho Distensor) : Esse Golpe é raramente utilizado por Kamen rider durante á série, foi uma técnica que ele mesmo adquiriu depois de um treinamento. Nesse golpe ele concentra toda a força em seu punho, se tornando quase uma lâmina, e é capaz de cortar até mesmo o aço.

Power Stripes : Essa técnica, Black usa quando está imobilizado por algum motivo, esse golpe vem do Kingstone, que passa pelas suas listras e pode derreter qualquer tipo de material.

Machine Scramble : Aqui Kamen rider pode chamar as suas motos Battle Hopper e Road sector, para um ataque simultâneo.

Chô Byua (Ultra Visor) : O Ultra visor de Black, é essencial durante uma luta, com ela, Kamen rider tem sua visão amplificada, e pode inclusive acompanhar adversários que tenham movimentos rápidos.

Rider Sensor: O rider sensor, age como um radar, vem de suas antenas e pode captar de longe o movimento dos inimigos, assim como localizar objetos.

Ouvido Sônico: Os símbolos ao lado de sua cabeça, podem e captar ouvir sons e vozes á longa distancia.



A Produção e como a série chegou ao Sucesso


A Série como todas da franquia foi produzida pela Toei company em parceria com a Ishinomori Productions. Teve sua estréia no dia 4 de outubro de 1987 na emissora TBS, e seus 51 episódios foram exibidos durante um ano, encerrando no dia 9 de outubro de 1988. A série logo de inicio cativou o público japonês, pelo drama que envolvia a série (Coisa que os Japoneses adoram), o sucesso de Black, não se deve tanto á sua audiência em si, já que ela alcançou 9,2% ( o que é pouco se comparado aos outros Kamen riders), porém seu sucesso se deve as altas vendas de produtos, e pela popularidade que o herói alcançou na época, algo que poucas séries conseguiram. 


O próprio autor Ishinomori fala que Black pode ser considerado um "reboot" do primeiro Kamen rider, realmente as 2 histórias tem muito em comum, assim como o fato de mostrar o lado sensível dos heróis. A dor de perder seus entes queridos, e de viver uma vida solitária, tendo que viver com o peso de ser um homem reconstruído, esta "essência" talvez tenha sido o segredo para o sucesso e popularidade que a série alcançou na época e que continua até os dias de hoje.

Os personagens, também contribuíram muito, de fato são muito carismáticos, não tem como não torcer para o Issamu, ele é um cara e tanto, no meu ponto de vista, ele consegue ser um herói sem mesmo estar transformado em Black. Mesmo com toda a dor e sofrimento que ele passava em suas lutas, você sempre conseguia ver um sorriso em seu rosto, fazia compras com Kyoko e Satie e jamais deixou de acreditar que um dia salvaria o seu irmão. No fim ainda teve uma morte honrosa, se sacrificando pela nossa terra. Pra mim este foi o legado que ele deixou, com certeza isso foi um peça chave para o sucesso do herói, não só no Japão mais em todo o mundo. 
Entretanto, não é nenhum exagero dizer que o herói se tornou um ícone da cultura pop Japonesa, pois dentre as muitas séries Riders criadas por Ishinomori, ele foi um dos poucos que teve tanta repercussão, participando de tantos filmes e especiais, e sua fama se estendeu até mesmo fora do Japão. Inclusive aqui no Brasil, sendo a única série da franquia que deu as caras por aqui, marcando uma geração onde conseguiu conquistar uma fiel legião de fãs.   


Foto de Bastidores da série, Jiro Okamoto vestia o Traje de Black

Quem usou a roupa do Black, e contracenou as cenas de ação foi Jiro Okamoto, famoso ator e dublê, é um veterano nesse assunto, pois já estrelou em diversas séries da produtora Toei. O seu trabalho em Black, se destacou muito pois ele age tão a vontade que dá realmente a impressão que ele tem poderes de verdade, e todas as performances e golpes foram todas muito bem interpretadas, realmente honrou o seu papel.

 Aqui podemos ver uma foto recente de Jiro Okamoto ao lado de Tetsuo Kurata.

E como não podia ser diferente, a Bandai principal patrocinadora da Toei, lançou diversos itens e brinquedos da série. No Japão não é só as crianças que costumam ter esse tipo de material, os adultos muitas das vezes, são os principais consumidores. Lembrando que a linha S.H.Figuarts, que é uma das linhas de figuras mais famosas da Bandai, lançou recentemente novas versões dos personagens, estes itens podem ser encontrados em muitas lojas especializadas no Brasil, por um preço bem acessível.






Um exemplo de perfeição são os itens da linha Medicom.


Atualmente

Kamen Rider Black, é um sucesso que não acaba no Japão. Além da sequência que ganhou em 1988, Kamen Rider Black RX, que mostrou novas formas do herói, atualmente ele continua aparecendo nas telas, até mesmo no cinema, participando de filmes e especiais dos novos Kamen riders. Um exemplo foi a sua participação na série Kamen rider Decade de 2009, nos episódios 26 e 27. Nestes episódios também temos a participação do ator Tetsuo Kurata, que mais uma vez vive Issamu,  e se transforma no herói lendário.



Essa nova participação do Black, agradou muito os antigos fãs da série, pois nos deu a chance de ver o ator novamente em ação assim como mostrou Black para o novo público. 
Além da série, Black marcou presença no filmes Kamen Rider Decade: All Riders Vs DaiShocker de 2009.



No filme OOO, Den-o, All Riders: Lets Go Kamen Riders! de 2011, filme que comemorava o aniversário de 40 anos da franquia Kamen rider.


E no filme Super hero Taizen de 2012, onde diversos heróis aparecem, inclusive podemos ver uma rápida luta entre Black e Shadow moon, trazendo um ar de nostalgia para os fãs.

Em Super Hero Taizen, temos um rápido confronto em Black e Shadow moon

Na minha opinião, essas novas participações de Black nos filmes atuais, é muito importante, pois mostra o quanto o herói continua sendo bem lembrado pelos Japoneses, além de apresentá-lo para a nova geração de fãs que continua crescendo por lá. E nada mais justo que esses novos fãs conheceram uma das séries mais bem produzidas da Toei no anos 80.

Uma outra novidade de Kamen rider Black, que deixou todos os fãs japoneses muito animados, foi o anúncio de toda a série em Blu ray no Japão, que acontece ainda nesse ano de 2014 .



Primeiras capas do Blu ray que foram divulgadas 


Os episódios serão remasterizados em alta definição, e serão divido em 3 Boxes. O primeiro chega as lojas japonesas em 5 de dezembro, o segundo no dia 15 de fevereiro, e o terceiro dia 10 de abril de 2015. Além dos episódios originais, o Box trará extras exclusivos, a exemplo de comercias da época, entrevistas e um livreto com 16 páginas. Este lançamento é outro fato que comprova o sucesso da série na terra do Sol nascente, pois da era Showa, ele foi o primeiro a ganhar um lançamento tão importante. De fato pegou todos de surpresa, mas com toda certeza é uma conquista muito importante para os fãs.


O Sucesso no Brasil, a estréia de Blackman! 


"Em uma distribuição  Everest Video; Black Kamen rider..." 
Com essa narração, estreava o primeiro episódio da série no Brasil, a série estreou aqui no inicio dos anos 90 no embalo da febre que se criava, com os inúmeros Tokusatsus que estreavam um após o outro, vide Jaspion, Changeman, JiraiyaMetalder, entre muitos outros.
A responsável por isso era a Rede Manchete, mas muito antes de estrear na TV, a série já estava nas locadoras em fitas de video. Isso se deve a Everest Video, empresa Brasileira fundada em 1986 que licenciou os direitos no Brasil, incluindo todos as outras séries citadas acima. O dono da empresa Toshihiko Egashira (Apelidado carinhosamente pelos fãs de Sr. Toshi), foi quem licenciou as séries e fez contrato com a Toei para trazê-las ao Brasil.

O Sr. Toshi responsável pela febre dos Tokusatsus no Brasil

No inicio ele queria trazer a série Patrine, ao invés de Kamen rider Black, porém a empresa de brinquedos Glasslite (que era sócia da empresa na época) brigou e conseguiu convencer o Sr. Toshi á trazer o Kamen rider, por que isso renderia mais brinquedos e teria um marketing muito maior. Assim o primeiro Kamen rider estreava nas telas brasileiras (para nossa felicidade).



 Alguns VHS lançado no Brasil pela Everest Video

Além das fitas de video, outros produtos com o nome do herói, foram lançados a exemplo de histórias em quadrinhos lançados pela editora Abril, com arte e histórias 100% Brasileiras. Além de Brinquedos, claro lançados pela Glasslite que foi destaque entre os fãs na época.

 Nessa história temos um crossover, entre 3 séries da época, Kamen rider, Spielvan e Maskman.


Brinquedo lançado pela Glasslite, quando á série estava no auge


Ainda falando da linha de produtos lançados no Brasil, assim como as séries Jaspion e Changeman, Black ganhou um LP contendo músicas em Português. A abertura e encerramento, foram interpretados por Toninho Ghizzi. O músico que começou a trabalhar com música ainda nos anos 70, já cantou e tocou com vários cantores Brasileiros muito famosos, inclusive Roberto Carlos! 
Conheceu e trabalhou junto com Chiquinho Rodrigues, que foi responsável pela adaptação e produção das músicas do disco. Logo Toninho foi convidado para gravar as músicas do Disco que foi sucesso na época. 
Em 2013, o cantor regravou a abertura, e vc pode conferi-lá neste video:


Focus filmes e o cancelamento da série em DVD no Brasil



Em 2011, a Focus Filmes que lançou algumas séries Tokusatsus em DVD, como Jaspion, Changeman, Flashman e Jiban, anúnciou que também iria trazer o Box de Kamen rider Black ao Brasil. Infelizmente, ele não teve a mesma sorte que as outras séries e passou por complicações. Primeiro o lançamento foi adiado para 2012, depois adiado pra 2013, e não foi lançado. Foi então que a empresa alegou ter cancelado o lançamento, segundo Afonso Fucci dono da empresa, diversos fatores contribuiram para o ocorrido, tais como; pirataria, e a crise que o mercado Home-video se encontrava na época. Porém os fãs não perderam as esperanças, e quem sabe um dia não teremos um lançamento digno da série no Brasil. Ao meu ver seria um lançamento de muito sucesso se lançado com qualidade, pois Black, é um personagem muito querido pelos Brasileiros, e claro carrega uma legião fiel de fãs, vamos aguardar!

A Dublagem

A Dublagem da série aconteceu nos estúdios da Álamo, e contou com diversas vozes famosas. Issamu Minami, foi dublado por ninguém menos que Élcio Sodré, mais conhecido pelas participações em Sharivan como Den Higa, e no anime os Cavaleiros do Zodíaco onde fez o personagem Shiryu de Dragão. Hoje ele é conhecido e querido por todos os fãs de cultura japonesa no Brasil.

Élcio Sodré, nos estúdios da Álamo.

Nobuhiko, ou Shadow moon foi dublado por outro grande artista, dono de uma voz marcante e assim como Élcio Sodré, é conhecido e adorado pelos fãs. Francisco Brêtas, ele que dublou 3 reds dos 4 Super Sentais que passaram no Brasil, além de em Cavaleiros do Zodíaco fazer a voz de Hyoga de Cisne. Pra mim, Shadow moon está entre seus melhores trabalhos, pois ele conseguiu fazer dele um vilão ainda mais temível.

Francisco Brêtas, a voz por trás de Shadow moon.  

Algumas Curiosidades

O final da série nunca foi exibido no Brasil


O Episódio 51, que conta o desfecho final da trama, continuou inédito por um longo tempo, isso por que na época que a série foi exibida no Brasil. Esse episódio nunca foi exibido, e muito menos dublado, alguns responsáveis alegam problemas nos direitos autorais que a série, assim como muitos outros Tokusatsus passaram na época. O grande problema, era que sempre que a série chegava no episódio 50, ela voltava desde o inicio. Hoje podemos assisti-lo legendado graças aos nossos Fansubers.

Shadow moon já foi um gigante


É isso mesmo, e esse fato (misterioso), aconteceu no especial Kamen rider World de 1994. O curta tem apenas 9 minutos de duração, e mostra um confronto entre os Riders Zo (Zetto) e J (Jay), contra Shadow moon, que além de ressuscitar alguns monstros malignos, fica gigantesco lutando com Jay de igual para igual.

Um vilão que já foi um grande Herói


Susume Kurobe, ator que interpretou o Dr. Hideomi Kurumatsu na série, é ninguém menos que um dos atores mais importantes para o Tokusatsu, isso por que ele foi Hayata, o primeiro Ultraman da série original de 1966. Além dele, muitos outros atores famosos passaram pela série ao longo dos episódios.

Referência do mangá na série de TV


No Primeiro episódio da série, onde Issamu sofre sua primeira transformação, antes de ser mostrada a forma que todos nós conhecemos, outra forma aparece, mostrando um tipo de metamorfose. Essa forma na verdade é uma referência á versão criada pelo autor Shotaro Ishinomori utilizado no mangá original. 


Conclusão


Kamen Rider Black hoje é um divisor de águas entre os fãs, a série criou diversas opiniões diferentes aos longos dos anos. Alguns podem não gostar do drama intenso que teve á série, outros simplesmente amam isso. Ainda há outros que guardam um grande carinho pelo herói por ter feito parte de sua infância. Porém mesmo com tantas opiniões diferentes, é indiscutível o fato de que a série ganhou uma importância muito grande para a cultura pop japonesa nos dias atuais, mesmo com alguns clichês comuns, como o "monstro da semana" e a frequente participação de crianças (que insistem em entrar em uma fria, sendo alvo de monstros) a série conseguiu se destacar pelo seu excelente roteiro, desenvolvimento e desfecho. 

Shozo Uehara que escreveu os episódios inciais da série, conseguiu de alguma forma trazer a real essência que Ishinomori havia idealizado ainda com o primeiro Rider. Quem assistir á série pela primeira vez, pode imaginar que mesmo com o drama que a série carregou durante os episódios, ela terá um final feliz; Issamu salva seu irmão, derrota os Gorgons e tudo termina bem, o que não acontece. Confesso que isso me pegou de surpresa e chegou á me surpreender, foi uma ótima sacada da Toei, pois fez tornar a série muito mais adulta, e claro não foi só o roteiro em si, mas o figurino e os efeitos especiais estão acima da média. A Toei conseguiu driblar os recursos da época e fez a série suprir a carência dos Japoneses, já que desde de 1980 não estreava uma nova série da franquia na Tv, tudo isso faz dela uma das melhores séries da franquia Kamen rider, assim como uma das melhores séries de Tokusatsu que passaram no Brasil.

 O objetivo desta matéria, não foi de apenas relembrar, mas também homenagear essa grande série que marcou uma geração. Para mim, ela foi muito importante, pois foi a primeira série de Tokusatsu que assisti do inicio ao fim, e mesmo assistindo os outros Riders da franquia, guardo um carinho muito especial por essa série que está longe de ser a melhor, pois possui altos e baixos como qualquer outra produção. Mas não podemos negar o carisma que a série possui, os personagens, a imagem e o legado que Kamen Rider Black nos deixou, de que por mais dificil que seja a estrada que você segue, você jamais deve desistir e jamais deixar de sorrir, mesmo que para isso você tenha que tomar muitas vezes decisões difíceis, até mesmo envolvendo seus entes mais queridos. E se no fim você terminar sozinho, mesmo assim não deixe de seguir em frente. 
Acredito que todos os Brasileiros que acompanharam esta série ainda na Rede Manchete, ou mesmo nos dias de hoje, apurou estes ensinamentos e dificilmente se esquecerá da série, pois assim como no Japão, Black se tornou uma figura importante para todos nós, e mesmo que futuramente estreie novas séries da franquia aqui no Brasil, ele sempre será lembrado o primeiro Kamen rider á ser exibido em nosso País, fazendo a infância de muitos, se tornar inesquecível.

2015 e a grande surpresa! a volta de Tetsuo Kurata!  


Se 2014 foi um ótimo ano para os fãs de Tokusatsu, 2015 promete ser ainda melhor, principalmente para os fãs de Kamen Rider Black! Isso por que o ator Testuo Kurata confirmou no site oficial de seu restaurante, que no próximo ano retornará como o Rider e fará um Henshin novamente! Ainda não temos detalhes do formato dessa produção, se será um filme, uma série, ou um crossover com o atual Kamen Rider Drive (o que é o mais provável), mas o importante é que sabemos que o sucesso do herói não acabou, e que novamente poderemos ve-lo em ação! Então que venha 2015! 

Para encerrar a matéria, vamos ver a opinião de alguns fãs, sobre a série.

Fábio Alves:

"Black é uma série de cárater sério e sombrio, Issamu minami, era um homem dividido entre a luta com terrível império gorgom e em tentar ter um pouco de normalidade ao lado da sua pequena família, formada por sua irmã adotiva e pela namorada de Nobuhiro. O grande dilema que assolou black com certeza foi ter que lutar contra seu irmão adotivo. Até onde pôde Kotaro nunca desistiu de salva-lo. Isso sempre trouxe um ar de fatalidade aos episódios, um inevitável e talvez triste desfecho...."


Glayson Teixeira Rodrigues:

"Kamen rider black pra mim e um toku com uma historia sombria, com uma pitada de bom humor e nos ensina que amizade verdadeira é um sentimento puro, e que devemos nos sacrificar pelos amigos..."

Rider Souza:

"A série possui uma forte carga dramática, além de batalhas incríveis, que se tornaram clássicos, todos os personagens possui personalidades muito marcantes, e Issamu consegue ser um dos melhores protagonistas que uma série Kamen Rider já teve aos longo dos anos..."



KAMEN RIDER BLACK

FICHA TÉCNICA:

Título Original: Kamen rider Black 
Estréia no Japão: o4/10/1987
Autor Original: Shotaro Ishinomori
N° de Episódios: 51 p/TV + Especiais
Emissora: MBS e TBS

Assim eu encerro esta matéria, espero que todos tenham gostado. Não deixem de comentar, pois a sua opinião é muito impontante para nós, Obrigado e até a próxima!
Share:

13 comentários:

  1. Primeiramente parabéns pela a matéria Venâncio, e seja bem vindo ao time. Gostei muito da matéria bem completa, Destaco mais da parte do mangá e dos gibis feitos pela a editora abril, não tive a oportunidade de ler estes gibis mas pela o jeito deve ser um show a parte. Infelizmente o mangá não tem uma versão traduzida pela a nossa língua, o mesmo com o mangá de Jetman que eu sou doido para ler em Português. Enfim, mais uma fez, parabéns pela a matéria e que você possa trazer mais conteúdo bom para nós. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amigão Vinicius, só tenho que agradecer á você e ao pessoal do Blog, pela oportunidade, e devo dizer que parte do meu esforço, foi recompensado com esses elogios :) realmente o mangá deve ser muito bom, quem sabe um dia o veremos traduzido! mais uma vez obrigado, e claro espero escrever muita coisa ainda aqui no Blog, abração!

      Excluir
  2. Nosso amigo ( Cristovão ) deixou comigo o comentário dele, ele não pode responder então deixo aqui o comentário dele. Cristovão > Kamen Rider Black é uma série muito importante para o meio tokusatsu. Issamu Minami sofre muito durante a série, não teve culpa da "maldição" que sofreu e mesmo assim, luta em prol da liberdade e justiça dos homens, sem perder a esperança de salvar seu irmão, Nobuiko, vítima da mesma maldição. Black, apesar de não ter nenhuma pistola lazer ou espada poderosa, nos tempos de folga, aprimora seus poderes para continuar lutando contra os Gorgons. Black é uma série muito importante e responsável pelo sucesso do franquia Kamen Rider. Com tudo isso que, Black Kamen Rider( como é dito no Brasil) , na minha opinião se tornou pra sempre um grande herói, que inspira a gente em favor do bem, ensina a não desistir de lutar pelos problemas da vida mesmo que, às vezes, isso custe os nossos maiores desejos. Sem mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar Cristovão! :D sua opinião é muito importante, concordo com tudo que vc disse!

      Excluir
    2. parabéns amigo show de bola a sua matéria. Adorei henshin
      !

      Excluir
  3. Resenha muito boa para uma série que, pra mim, é mais nostalgica que boa. Shadow Moon é só estilo, Taurus era um vilão muito melhor...

    ResponderExcluir
  4. Matéria fantástica, sobre uma série fantástica, muito difícil achar esse tipo de conteúdo na NET, parabéns aos parceiros.

    ResponderExcluir
  5. Oi Venacio materia fantastica do Rider Black, sou super fã desta sere e um pouco do RX, mas este ultimo mais pela trilha, torço para um laçamento de uma nova serie e a volta de um Rider com a interpretação do Tetsou Kurata (ele mais velho, ficou até mais legal) a interpretação dele e a transformação são incriveis, mas com os mesmo niveis de dramaticidade do Rider Black original.parabens pela materia.

    ResponderExcluir
  6. Oi Venancio, eu sou um super fã de Rider Black, e até um pouco do RX, sou grande fã do Tetsuo Kurata, a interpretação dele até hoje são marcantes, ainda pretendo um momento desenvolver um cosplay do Rider black, com a maxima tecnologia envolvida ao ponto de ficar quase fiel a reprodução da serie. mas por enquanto fico feliz de saber que não é sou eu que sou super fã do ride black parabens pela materia

    ResponderExcluir
  7. ele não foi tudo isso,a materia devia ter ido mais a fundo

    ResponderExcluir
  8. Só achei esse blog em 2020. Kamen Rider Black além de ser uma das minhas séries favoritas, me lembra um período maravilhoso da minha infância... Fico com uma saudade enorme das tardes que eu o via, em campo grande no rio. Época ótima. Obrigado por ter postado...

    ResponderExcluir
  9. Queria saber se ele usou traje do black o ator: Tetsuo Kurata

    ResponderExcluir
  10. Muito bom essa matéria para bem meu amigo

    ResponderExcluir