terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Papo de TokuFã com Elce Rocha

 "Tokusatsu é amor,liberdade,justiça e liberdade."
Fala moçada!
Blog Toku Force voltando a todo vapor com as suas atividades em 2015.
Primeiramente, gostaria pedir desculpas pelo pequeno tempo no qual ficamos parados por aqui. Foi por uma boa causa (Festas de final de ano), contudo, o toku force vem trazendo muitas coisas legais para os nossos leitores que sempre nos prestigiam por aqui.
Mas isso é assunto para outra oportunidade não é tokubrothers?
Umas das sessões mais elogiadas desde o surgimento do nosso blog foram às entrevistas com tokufãs. Sim, tokufãs como você e como eu. Que antes eram publicadas timidamente no tokuforce, e que agora entraram nas graças de muitos fãs de seriados japoneses na tokunet.
Para vocês terem uma noção do quanto à sessão de entrevistas deixou saudades, o tokufã João Gabriel, gerente do Interruptor Nerd (Grande parceiro nosso) foi um dos que mais nos incentivaram a continuar com esse trabalho de trazer sempre um tokufã á interagir aqui.
Isso só aumenta a nossa responsabilidade e comprometimento para com todos em fazer dessa mídia em respeitar todas as gerações de tokufãs e que podemos sim viver pacificamente.
Bem, vamos ao que interessa?
Quem disse que MULHER não entende de tokusatsu?
É moçada elas entendem e muito do assunto, deixando muita marmanjo jorrando sangue do nariz, pela sua simplicidade, carinho e pelo vasto conhecimento pelas séries japonesas.

Fã de Jaspion e de Power Rangers vamos conhecer a visão feminina da tokufã, muito querida sobre nossos amados tokusatsus. Perturbei muito essa moça para que concedesse essa entrevista (Risos), mas valeu à pena. Inaugurando finalmente a temporada 2015 do Blog Toku Force, o Papo de Hoje será com a linda e tokufanática: Elce Rocha!
Jaspion e Anri
TOKUFORCE: Como sempre faço no Toku Force, na entrada das entrevistas começo perguntando:Como começou sua paixão pelo tokusatsu?
Elce: Começou quando eu era bem pequena, não me recordo muito bem à idade certa. Mas, creio que tinha por volta dos oito anos de idade, quando liguei a TV depois que cheguei da escola e estava passando Jaspion na TV Manchete. Foi amor a primeira vista. Daquele dia em diante, virou um vício bom, pois não perdia um episódio. Todos os dias depois da escola a televisão era minha. ( Risos)

Dvds do jaspion colecionados por Elce.
TOKUFORCE: Qual tokusatsu você considera como uma paixão? 
Elce: Jaspion é claro! Ele me ensinou que sem lutar não conseguimos vencer. Mas, não falo só de luta física, falo de lutar por nós mesmos, lutar pelos amigos, pelas pessoas que amamos lutar também por quem não conhecemos principalmente persistir em lutar pelos nossos sonhos e jamais desistir. Pois a amizade, o amor, esperança, e persistência são tudo em nossas vidas.
Tatuagem de Elce Rocha em homenagem ao Jaspion
TOKUFORCE : Como você faz uso dos valores contidos nela a título de referência para sua vida?Elce: Todos os dias em nossas vidas é um dia diferente, sempre acontece uma coisa nova, boa ou ruim. Devemos estar preparados para tudo, até mesmo para o improvável. É assim também com nossos heróis do tokusatsu.  Eles sempre estão preparados e não importa o quanto seu inimigo seja forte, eles nunca desistem. E eu também não!
TOKUFORCE: Mulheres também gostam de tokusatsus sim ou não? 
Elce:SIM (Risos)! Olha eu aqui! Sou mega apaixonada por tokusatsus. Tenho DVDs, Vinis, Bonecos, uma infinidade de coisas do tipo. E não passo um dia sem assistir pelo menos um episódio deles. Quando eu era pequena, meus pais não tinham dinheiro para comprar fantasias, máscaras e os brinquedos daquela época, então eu mesmo fazia. Ficava totalmente desigual ao original, mas eu me sentia a tal. Já fui de “JASPIONA” (me dei esse nome, pois eu era a namorada do Jaspion) até todos os vilões possíveis. Nunca estava ruim, pois com fantasias feitas por mim mesmas, eu era imortal.
TOKUFORCE:Como você vê a atuação dessas mulheres à frente de sites, grupos e blogs relacionados à tokusatsu na tokunet de hoje?

Elce: Acho bacana, penso que se mais pessoas soubessem o valor real que isso tem hoje em dia, as pessoas seriam mais felizes, tokusatsu é um estilo de vida.
Na foto as mulheres que fazem a diferença na tokunet brasileira: Taty de Souza e Lilian Leo.
TOKUFORCE: Quais as suas atrizes e seus atores favoritos nos tokusatsus da sua geração?
ELCE: Minha atriz favorita é a eterna Anri, Kyomi Tsukada e o ator é Hikaru Kurosaki. 
TOKUFORCE: Como os famosos anos 80 ficaram marcados na nossa vida na questão de séries, programas de TV, Música, jornalismo, revistas e outras mídias. Você ainda mostra uma ligação muito sólida com essa época. Qual foi o grupo musical que te marcou cantando temas de tokusatsu?
Elce: Adoro o cantor AI Takano! Um cantor Japonês, nascido no dia 12 de janeiro de 1951, famoso por cantar o tema do meu herói favorito, o Jaspion. Cantou também na mesma série “RYUSEI NO SENSHI”,” NEFUU YAROU JASPION” e os temas de abertura e encerramento do seriado. Pena que ele faleceu aos 55 anos no dia 1 de Abril de 2006. Ele me marcou muito.
AI Takano um dos mais queridos cantores de tokusatsu.
TOKUFORCE- Até  hoje ouvimos falar da “lendária volta do Tokusatsu no Brasil”, hoje contamos com a exibição dos Tokuclássicos exibidos na década de 80-90 pela emissora Rede Brasil, não como uma” Volta e sim como uma reprise desses seriados na sua programação. Uma das provas de que essas séries não tiveram o mesmo rendimento como presenciamos na sua segunda era de ouro na TV manchete. O que você pode comentar acerca desses fatos? 
Elce: As pessoas perderam a magia da infância. E deixaram para trás o espírito aventureiro, esqueceram como era bom viver numa época em que se corria de um lado para o outro usando uma fantasia do seu herói favorito. Pra mim, poder ver e rever quinhentas mil vezes qualquer seriado tokusatsu com meu filho hoje em dia é ensinar pra ele que o mundo e as pessoas que nele vivem, ainda têm salvação. É uma pena que aqui onde moro não passa mais tokusatsus na televisão, então procuro na internet ou em alguma loja que ainda não perdeu a esperança em vender seriados desse tipo. 
TOKUFORCE- Você também viveu a época da febre provocada pela geração Power Ranger, como você vê a questão da desunião, dessa rixa que existe entre fãs dos tokus exibidos pela manchete com os não exibidos no Brasil, entre fãs de sentai e Power Ranger, podemos ver uma luz no fim do túneo?

Elce: Pra mim, tanto um como o outro querem mostrar a mesma coisa, a luta do bem contra o mal. Só acho que sendo assim, ambos deveriam parar com essa rixa e se unir, todos a favor do bem, da amizade, do amor, da justiça, mas principalmente da paz mundial.
Seja Power Ranger Samurai,seja Shinkenger o importante e amar os seus heróis.
TOKUFORCE- Você declarou que até hoje assiste tokusatsu e tenta passar tudo o que aprendeu com as séries para o seu filho assistindo junto com ele. Como é essa experiência de ver seu filho curtir séries do seu tempo e também da atual geração dele?
Elce: É lindo saber que meu filho usa o que aprendeu muito comigo e com as séries japonesas. Ele é a favor da amizade, se preocupa muito com as pessoas. Quer ser amigo de todos e não tem maldade no coração. Ele ama o amor assim como eu e nunca desiste dos seus sonhos, mesmo diante das dificuldades. Ele tem apenas seis anos de idade e mesmo assim é um pequeno grande Herói.
TOKUFORCE- Cite três seriados tokusatsus com encerramento mais emocionante para você.
Elce:Pra mim são: Jaspion, Jiban e Changeman

TOKUFORCE- Você costuma colecionar algum produto relacionado à tokusatsu como discos, CDs, DVDs ou Toys? 
Elce: Amo o Jaspion desde menininha, coleciono muitas coisas sobre ele, mas o vinil autografado pelo Eduardo Jaspion é meu xodó. O Eduardo o autografou quando veio me visitar aqui em casa, me conhecer e conhecer seu mini-fã, meu filho Kim. Ele trouxe seu capacete só para o meu filho ver. Achei aquilo lindo da parte dele.

TOKUFORCE- Você tem alguma história ou um momento inesquecível que lembra ao ter assistido tokusatsu na companhia do seu filho? 
Elce: O final do Jaspion é claro! Foi muito emocionante, choramos no final. 
Recordando o Jeito que meu filho ficou quando viu o pássaro dourado voando para ajudar o Daileon a destruir o Satã Goss. Me fez ficar com os olhos emaranhados.
TOKUFORCE- O que você mais gosta num tokufã? 
Elce: Sua dedicação em ser um fã. Saber tudo sobre tokusatsus, fazer coleções de bonecos, desenhos, DVDs, discos, estar sempre ligado em todos os acontecimentos, poder dividir suas experiências vividas naquela época. Isso tudo é um resumo do que me fascina nesse mundo de ser um fã de tokusatsus.
TOKUFORCE- Qual é o seu personagem masculino favorito em tokusatsu depois do Jaspion?

O Jiraiya é claro! Ele não tem superpoderes, nave espacial cheia de armas ou lasers. Ele é um garoto (digamos assim) que usa a tradição japonesa dos ninjas, seu corpo, sua mente e suas habilidades ninjas e não só suas armas. Fora que sua espada olímpica que é um arrasa!
TOKUFORCE: Qual o seu Kamen Rider Favorito?(Visualmente falando)

ELCE: Kamen Rider Black. Sua roupa é a mais fantástica, fora a temática dramática da série, que contrasta com as demais séries da época. Outro que gosto e que não é um Rider, é o Jiban. Acho os dois shows de bola.
TOKUFORCE: Qual é o seu Super Sentai favorito da nova geração?
Ahhhh! Eu gosto de Power Ranger, mas os da primeira temporada. Pois confesso que hoje em dia é muito computadorizado, seus efeitos especiais, de luta e transformação dos heróis são muitos sem graça. E as Histórias são sem pé nem cabeça. E a interpretação dos atores não são empolgantes. Como eu disse, os primeiros Power Rangers que foram lançados eram mais legais. Mas, não posso negar que assisto todos.
Na tokunet Elce é sempre lembrada pelos amigos tokufãs
TOKUFORCE- “Tokusatsu para você é... 
Tokusatsu para mim é Amor, é igualdade, é justiça, é liberdade!
Tema do Dia do Tokusatsus desse ano foto criada por Ana Luiza Bélico.
E ai? Gostaram? Deixe seu comentário pra gente.

Share:

5 comentários:

  1. Mais uma otima entrevista, bom saber ver que o Toku Gil Power é grande pra caramba, que venham as próximas \o/

    ResponderExcluir
  2. Valeu João Gabri-El, a partir desse mês vem coisa boa por aí não perca!

    ResponderExcluir
  3. Matéria sensacional, é super legal vermos opiniões dos toku fãs, ainda mais na visão da mulher ( no que para mim está visão faz falta no mundo toku ). Admilton é o rei das entrevistas e como meu parceiro João Gabri-EL disse, que venha mais entrevistas. =D

    ResponderExcluir
  4. Maravilha.... Show de bola....Adorei ...Amei...

    ResponderExcluir