quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Tokusatsus sem preconceito!

A muito tempo queria poder ter postado esse texto na net. um pequeno desabafo sobre as constantes manifestações de preconceito para as pessoas que curtem séries japonesas no Brasil a fora.A foto acima expressa bem o que sinto nesse momento. e é o que acontece também comigo e com meus amigos nas redes sociais.
Veja alguns relatos dessa difícil saga na vida de um tokufã:

"Eu gostaria muito que este status chegasse ao conhecimento de todos os amigos aqui do Face... talvez não seja possível, mas enfim...
Muitos de vocês já repararam como eu sou fanático por tokusatsu, 99% do que escrevo por aqui é só sobre isso. Eu vejo que muitos de vocês gostam dos mais variados assuntos, curtem outras culturas. Eu também poderia ser assim, mas infelizmente eu sou isto que sou. Tokusatsu faz parte da minha própria história. Fiquei um tempo longe do toku e a sensação é horrível. Hoje tento aproveitar cada segundo meu para cultivar toda essa paixão que tenho pelo toku.
Eu já fui questionado por não gostar "de mais nada"... posso estar errado, mas pelo tom daquela conversa, aquilo me soou meio preconceituoso. Então, antes que continue por aí, gostaria de pedir para todos vcs perdão por meu gosto ser assim, tão limitado. E dizer que, se possível, eu gostaria muitíssimo de poder contar com a compreensão e a paciência de todos vocês (por eu ser esse "cara chato que só fala de toku"). Do mesmo modo, prometo sempre respeitar os gostos de vocês por mais variados que sejam."

Tokusatsu,um universo gigantesco para se estacionar,conhecer e se apaixonar. Muitos fãs já conhecem a muito tempo e outros conhecem só agora. uma galera que vem desde muito antes da geração manchete nos anos 80-90,com Jaspion e Changeman,e abriu portas para vários outros heróis consagrados.Desse fenômeno para cá o tokusatsus vem crescendo muito,com séries maravilhosas;daquelas em que dá gosto de recostar-se na poltrona em frente a Tv,ou até mesmo com seu computador para assistir. voltando ao desabafo..
Não sei se na época da Manchete isso acontecia ou não.Mesmo por que não tinhamos as facilidades tecnológicas de hoje,como também as redes sociais. Este manifesto contra o preconceito que alguns tokufãs como eu já sofreram na internet por gostarmos do gênero
tem como intuito,mostrar ao tokufã que ele não está só e que tem gente que curte as série nipônicas assim como ele. Hoje em dia,não tem um tokufã que não tenha passado por algum tipo de constrangimento e gozações preconceituosas em sua rede social.
Preconceito muitas vezes originadas por pessoas próximas como parentes,amigos ou conhecidos,que não respeitam o nosso gosto.E que por um lado é até compreensível,devido essas pessoas não conhecerem ou não gostarem de tokusatsu. Mas,por outro lado compreender torna-se complicado por que elas extrapolam o limite do respeito. Sofremos críticas e gozações muito severas por gostar de séries dessa natureza.Somos um público não muito pequeno,frente as grandes produções da Marvel e DC.Pra mim,o tokusatsus está muito mais além de lutas,efeitos especiais e robôs gigantes.
Aprendemos muito com essas séries e com a cultura japa de modo geral. Coisas simples que nos faz refletir sobre muitos valores que pouco praticamos.

"QUANTO MAIS EU ME APROFUNDO NESSE UNIVERSO DOS TOKUSATSUS,MAIS MARAVILHADO EU FICO.
É MUITA COISA BOA QUE AGENTE DESCOBRE!"
Precisamos conhecer antes de julgar pela capa,como,injustamente fazemos com os livros e não alfinetar com gozações preconceituosas do tipo: "Você não teve infância","Quem vive de passado é museu","Que coisa tosca","Você é legal mas,perde muito tempo com esses caras coloridos de capacete". isso é um pouco do que se vê nas redes sociais.
"JÁ FUI QUESTIONADO POR NÃO GOSTAR DE MAIS NADA.POSSO ESTAR ERRADO,MAS,PELO TOM
DA CONVERSA,AQUILO ME SOOU MEIO PRECONCEITUOSO."
As palavras acima mostram como tais críticas incomodam e nos deixa tristes,mesmo que você não ligue. E o mais engraçado é que essas mesmas pessoas são as mesmas que curtem algum personagem de Tv.Da Hello Kitty ao Bob Esponja,dos Vingadores a Liga da Justiça.
São contradições que provam que muita coisa que é feita para crianças,também pode ser
apreciado tranquilamente por adultos.E ainda fazer amigos. Pois a amizade se faz presente nas séries tokusatsus. E o que nos motiva a continuar curtindo toku? As
palavras a seguir falam por sí só veja:
"NA MINHA INFÂNCIA,EU CRESCI SOZINHO. MEU FIEL COMPANHEIRO ERA UM CABO DE VASSOURA,
QUE ME SERVIA DE ESPADA OLÍMPICA E A MINHA IMAGINAÇÃO.. NÃO TIVE AMIGOS PARA COMPARTILHAR ISSO. AQUI NA INTERNET,ENCONTREI AMIGOS QUE COMPARTILHAM ESSE SONHO COMIGO. MESMO SEM CONHECÊ-LOS PESSOALMENTE,SINTO COMO SE FOSSEM AMIGOS DE INFÂNCIA.OBRIGADO POR NÃO DEIXAREM MEU SONHO MORRER AMIGOS." Palavras como essas,fazem com que agente jamais deixe de amar o que gostamos,mantendo a mágia do tokusatsus sempre viva em nossos corações. Não importa sua geração,seja sempre aberto ao antigo e ao novo. Preconceito não está com nada um tokubrother de verdade respeita as diferenças
e pode sim,sair do seu quadrado e superar este preconceito.Mostrando que o TOKUSATSUS pode ser apreciado por qualquer faixa etária.
Vida longa ao TOKUSATSUS!!
Agradecimentos: Bone AdriArts,Daniel Lima,Euzébio Ramos,Goggle Red,e Leonardo Paiva,Rodrigo Coelho.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário