ESPECIAL
NOSTALGIA PARTE 1:
DESENHISTAS
DA REVISTA
HERÓIS DA TV
Hoje, Dia do Tokusatsu, o espaço no blog Tokuforce Vai remeter
a nostalgia. Coisas que o Tokuforce também adora abordar sempre que
pode,nostalgia que trás memórias muito engraçadas e curiosas também. Vamos fazer
um tributo aos grandes desenhistas Brazucas dos anos 80-90. Embora eu não tenha muitas lembranças do tempo
ou sequer alguma coisa física que comprove esse sentimento, vou optar por fazer
uma menção honrosa acerca dessa publicação, a todos os envolvidos em um dos projetos
editoriais que marcaram toda uma geração. Mesmo porque, ser nostálgico é e
sempre será muito bom, desde que seja usada de forma consciente, adequada,
sadia e sem exageros. Uma homenagem e reconhecimento a um material eternamente
vivo na memória de muitos fãs de tokusatsus no Brasil até hoje. Uma das publicações
mais saudosas dos anos para aqueles jovens de 30 e poucos anos atrás na Revista
Heróis Quem não se lembra delas?
Será que hoje, a revista faria tanto sucesso tendo como base os tokusatsus que
não passaram no Brasil? Quem teve acesso a elas e ainda as possuem como
lembrança desse tempo com certeza sabe o quanto elas representam para quem
gosta da cultura japonesa. Aqui no nosso país.
Sabemos que a toei
não está nem aí pra isso hoje em dia além do seu próprio público infantil, ou
que devemos abrir o coração e a mente
para o que está sendo trazido pra cá pelas mídias que legendam as séries
Japonesas ,assim como outras formas de mídia que conhecemos. Contudo, isso
também não nos impede de reviver as coisas boas seja ontem, hoje ou sempre. Os
seriados clássicos (De National Kid a Ryukendo) sempre estarão vivos em nossos
corações e gostar das novidades só acrescenta mais riquezas o sentimento
remetido ao tokusatsu de forma geral.
O legal é que a
saudade dessas revistas dos anos 80 ainda despertam algumas curiosidades como
você leu logo acima ou as que recentemente
foram comentadas nas redes sociais:
“Será que se o
tokusatsu ainda estivesse sendo exibidas no Brasil, algumas séries como Zyuranger,
Turboranger, Liveman, Jetman ou um Bioman seriam vistas nos traços dos nossos
mestres Brazucas? E no caso da franquia Kamen Rider então? É caro leitor, pode
parecer até sonho, ou loucura da minha parte ou na pior das hipóteses serem
vulgarmente rotuladas como “Coisa de Manchetista”, por parte de alguns, mas
aqui pra nós... Que seria bom seria não é verdade? Atualmente, o mercado de
Quadrinhos no Brasil não vive um bom momento. Porque existem muitos
desenhistas talentosos que produzem suas próprias HQs, mas, nem todos conseguem
uma vaga em algum veículo de comunicação. E muitas editoras estão sofrendo uma
fase de “Mangalização” de 2011 pra cá. Muitos são os desafios para estes
artistas. Mas isso é coisa para outra parte dessa matéria (que você vai
acompanhar aqui no Tokuforce
A REVISTA
Esta
revista foi criada após o fim da revista do Jaspion, que no tempo fazia muito
sucesso contando com 12 publicações. A Editora Abril apostaria ainda mais no
potencial dos heróis japoneses, mudando o título da nova publicação e zerando
sua numeração: passando a se chamar HERÓIS DA TV. Essa Revista mix trazia
adaptações dos seriados tokusatsus como Maskman, só que o carro-chefe que ainda
seria o herói da metaltex. Foi nessa Revista que marcou a estréia de outros heróis
da época como, Spielvan, Black Kamen Rider, Changeman e a única série que não
pertencia a TOEI company: Cybercops (Pra mim uma das melhores e mais fiéis
adaptações da série para as HQ´s). A Revista se tornou tão marcante pelo fato
de trazer muitos TAISENS (#CHUPATOEI), ou seja, Crossovers entre alguns personagens,
como por exemplo, MASKMAN VS CHANGEMAN e JASPION VS SPIELVAN. E com a única
baixa no time que teriam crossovers, o Kamen Rider Black.
Os quadrinhos desses
heróis de olhos puxados geraram muitas confusões entre as crianças e adultos da
época, por conter histórias estendidas ou com novos personagens sendo
basicamente inventados. Você poderia perceber diferenças na anatomia, nas roupas,
nas cores discrepantes com o visual estabelecido na TV, cenários incomuns ou
mesmo acontecimentos que contradiziam eventos que seriam mostradas na telinha.
Com o passar do tempo isso seria “Amenizado”, tornando-se mais fiel aos
seriados. Outra possível explicação a cerca do visual da TV e dos quadrinhos fica por
conta da forte influência dos HQs Norte-Americanos tinham na época. Era Comum
ver um JASPION ora bombado e cheio de pose, ora magrelo e irônico; até mesmo
algum integrante de CHANGEMAN e MASKMAN com agilidades acrobáticas causando
espanto até no Homem-Aranha. Monstros e
criaturas cósmicas inspirados nos vilões Marvel e DC.
OS DESENHISTAS
Vamos ao que
interessa? A seleção de desenhistas da Revista Heróis da TV, tinha como base
feras como Watson Portela, Alexandre Nagado, Marcelo Cassaro e Arthur Garcia,João
Pacheco, Marcello Arantes,Roberto Martins, Aluir Amâncio, e William Borba.
Nesta primeira parte vamos conhecer os três primeiros dessa lista!
WATSON PORTELA
Watson Portela é um
grande quadrinista nacional com trabalhos realizados no Brasil e no exterior.
Presença marcante no mercado editorial na década de 80, principalmente na
produção de HQs de todos os tipos: da Ficção ao mangá. Esse artista marcado
pelo seu traço claro e expressivo, que até hoje conquista fãs do mundo inteiro
e também o respeito de muitos admiradores. Outra coisa que marca Watson foi à
forma no qual deu vida as beldades reproduzidas no seu traço, somado a grandes
cenários e cenas de ação de tirar o fôlego.
Portela também marcou
presença em muitas edições da antiga revista Heróis da TV. Em uma delas deu até
desenhos autografados para os leitores da revista por conta de um concurso
cultural proposto pela Editora Abril.
ARTHUR GARCIA
Arthur Garcia também
fez parte desse time de ouro formado para compor o quadro de quadrinistas da
Revista Heróis da TV. Antes de aderir à equipe dessa publicação, Garcia iniciou
sua carreira na metade do ano de 1981, aos 18 anos. Nessa época os seus
quadrinhos eram voltados ao público adulto, na editora Curitibana chamada
GRAFIPAR. Mais tarde, já na Editora EBAL, Garcia produziu a revista Zorro- Capa
e Espada muito popular na época.
Em 1985 já na BLOCH EDITORES,
Garcia produziria algumas edições do Gibi dos Trapalhões.
No ano de 1990 o
desenhista passou a morar em
Portugal,onde também ganhou muito destaque por lá conquistando o PRÊMIO
MOSQUITO como melhor desenhista pelo público lusitano.
Arthur Garcia
voltaria ao Brasil em 1991, para desenhar os quadrinhos do Fantástico Jaspion,
herói que fazia o maior sucesso na época na TV Brasileira. Também ganhou muitos
outros prêmios em nosso país com foco nas produções de HQ Nacional, que o
tornou um artista ainda mais consagrado. Atualmente ele produz a revista Didi e
Lili no estilo Mangá na editora ESCALA.
MARCELO CASSARO
Um dos poucos
desenhistas e roteiristas que mantém um feedback muito cordial e saudável para
os fãs da antiga revista infanto- Juvenil nas redes sociais. Tive a honra de
conversar com Cassaro esse ano, meses antes do evento anime friends em São
Paulo e foi uma pena que ele não pode estar no evento mais importante da
cultura pop japonesa no Brasil.
Editor veterano de
revistas de RPG e escritor de ficção científica, Marcelo Cassaro tem um vasto
histórico de publicações nacionais e internacionais que o consagram um dos
maiores artistas Editoriais do país. Iniciou sua carreira na produtora Black
&White& Color pertencente ao grande Maurício de Sousa, trabalhando em
alguns filmes da turma da
Mônica.
Porém, Cassaro ficou
mais conhecido na Editora Abril, onde produziu os quadrinhos do Zé Carioca e a
saudosas revista Heróis da TV, com destaque para os personagens: Maskman,
Jaspion, Spielvan, Kamen Rider Black, Changeman e Cybercops. Mais tarde nosso
amigo Brazuca editou e roteirizou Street Fighter na editora ESCALA Revista
Dragão Brasil, o cenário do RPG Tormenta, Victory e Street Fighter Alpha na
editora TRAMA. Também criou seus próprios personagens: Capitão Ninja e
Paladino. Outras editoras no qual atuou são as editoras: Daemon, Jambô, JBC, além
de outros títulos lançados na JORDÂNIA.
Para quem não sabe,
em 2011, Cassaro fez um ato solidário doando as vítimas do Tsunami ocorrido em
Sendai (Japão) parte dos lucros da venda da edição especial de Dbride-Noiva do
Dragão de sua própria autoria. Atualmente ele trabalha na Revista Turma da
Monica Jovem.
Destaco aqui essa capa que recentemente foi reconhecida internacionalmente por um dos sites mais populares do universo tokusatsus, o site Orends range.
Veja o que o site noticiou em sua página no Facebook:
"Brazilian comics, the only time you can see Speilvan, Kamen Rider BLACK and Maskman together."
Tradução:
"Quadrinhos brasileiros, a única vez que você pode ver Speilvan, Kamen Rider Black e Maskman juntos."
Destaco aqui essa capa que recentemente foi reconhecida internacionalmente por um dos sites mais populares do universo tokusatsus, o site Orends range.
Veja o que o site noticiou em sua página no Facebook:
"Brazilian comics, the only time you can see Speilvan, Kamen Rider BLACK and Maskman together."
Tradução:
"Quadrinhos brasileiros, a única vez que você pode ver Speilvan, Kamen Rider Black e Maskman juntos."
Capa no traço original
Foto: Marcelo Cassaro
ALEXANDRE NAGADO
Nagado também é um dos
desenhistas mais queridos pelos fãs da antiga revista Heróis da TV.
Começou a estudar
desenho em 1986 no estúdio-escola Núcleo de Arte, com o professor Ismael dos
Santos. Nagado colabora com a instituição citada acima até hoje. Ele começou a
publicar profissionalmente em 1988, aos 17 anos, seus primeiros trabalhos foram
os cartuns para jornais, agências e estúdios de comunicação empresarial. Também
produziu STORY-BOARDS, temas infantis etc. Desde 1989 passou a realizar também
o trabalho de caricaturista ao vivo em feiras, eventos, festas e convenções.
Uma querida blogueira de tokusatsu Tatiane de Sousa, conhecida por todos nós
teve a honra de ser retratada pelo nosso querido desenhista Brazuca.
Em 1990, Alexandre
Nagado começou a trabalhar com roteiros para quadrinhos no embalo da febre dos
seriados Tokusatsus em nosso país. Sua estréia na Editora Abril foi com Flashman,
escrevendo também para os sentais Maskman e Changeman. Em seguida, na Editora
EBAL, assinou Sharivan, Machine Man e Goggle V. Nagado disse que chegou a
produzir três roteiros que foram pagos e nunca foram publicados em HTV: um para
Spielvan, um para Metalder e outro para Cybercops.
E esta foi à primeira
parte da nossa matéria sobre esses grandes Desenhistas do quadrinho Nacional
que emprestaram seus talentos aos heróis Japoneses. Não perca a segunda parte da matéria que
vamos conhecer os desenhistas: João Pacheco, Marcello Arantes e Roberto
Martins.
Ah!Não se esqueça de deixar um comentário pra gente galera
tokufanática!
BLOG TOKUFORCE-
Valorizando o novo e os clássicos da época mais divertida de todos os tempos!
Dia do Tokusatsu, o blog Tokuforce apóia essa iniciativa.
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Excelente matéria Brother! Muitos artistas artistas que estão ai eu desconhecia, e é uma pena que muitos deles são pouco lembrados. Mas com certeza tods esses trabalhos são eternos. Parabens! o/
ResponderExcluirParabéns pela matéria!
ResponderExcluirBem agradável de ler que até me deu uma nostalgia!
Não se fazem hq como antigamente.aqui no brasil são poucos com talentos.
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