domingo, 2 de novembro de 2014

DIA DO TOKUSATSU: Saiba tudo sobre o evento tokusatsu que virou mania na tokunet!


O dia do Tokusatsu comemorado anualmente no dia 03 de Novembro, é um dos eventos que vem crescendo a cada dia na Tokunet Brasileira. Em especial nas redes sociais.
E este projeto tem como objetivo agregar o maior número de Toku-fãs possível juntos em um só ideal: Difundir a cultura Japonesa como um todo, assim como, também divulgar á nova geração o mundo maravilhoso que é o universo tokusatsu a qual gostamos de assistir.
Vale à pena relembrar que o Dia do Tokusatsu não foi o único movimento que teve este mesmo objetivo na tokunet brasileira, outro evento chamado “Tokusatsus de volta para o Brasil” de 2011, foi um dos pioneiros a levantar essa bandeira. Este movimento ganhou o apoio de inúmeros fãs de produções Nipônicas e também das principais mídias de divulgação relacionado aos nossos heróis japoneses, porém, o movimento não teve o mesmo êxito naquele ano. E mesmo assim, merece sim, ser lembrado não só no sentido de ter sido, o precursor e sim por ter dado o primeiro passo para unir os fãs de tokusatsus em nosso país.
Como disse uma das Blogueiras mais querida da tokunet Taty de Souza: “- Foi um grãozinho de areia em um enorme deserto?! Pode até ter sido... mas, com certeza fará uma diferença incrível!” E fez diferença sim.  Tanto fez que impulsionou um novo movimento não com o mesmo objetivo (trazer os tokusatsus de volta), mas com o mesmo ideal: Unir a comunidade de toku-fãs espalhados pelo Brasil, além de promover eventos ligados ao tokusatsu e encontro de toku-fãs de várias gerações ou outras gerações que desconheçam o universo dos heróis japas.

 Personagens que estiveram tão presentes na infância de várias gerações nos anos 60 á 90 e que atualmente encontra-se num processo renovado na questão de novas séries e com temática muito mais elaborada pelos produtores japoneses.
Assim como seu precursor o Dia do Tokusatsus sofreu inúmeras críticas por alguns poucos fãs, entre elas, a crítica principal fica por conta de que o projeto não seja um evento Oficial comemorado no Japão.  Mas essa afirmativa não influi de forma negativa ao propósito do Dia do Tokusatsu. É um dia que foi escolhido levando em consideração, a data que comemora o nascimento do Tokusatsu pioneiro criado no Japão: Godzilla.

 E também é uma data recomendada e criada com base na opinião de vários toku-fãs da tokunet por meio de enquetes. Seria uma boa se os japoneses tivessem uma data comemorativa para esses heróis? Sim, seria... Mas nada impede de termos uma data a ser comemorada no Brasil.
O dia do Tokusatsu vem provando isso com a adesão dos principais sites, Blogs, fãs de diversas gerações interessados em apoiar o projeto. Muitos reclamam da falta de eventos tokusatsus em nosso país e como foi dito anteriormente o projeto Dia do Tokusatsu larga na frente promovendo eventos pensando em um futuro próximo, também estar em todos os estados para atender a essas demandas. O Dia do Tokusatsu foi idealizado pelo site Mega Hero e atualmente este projeto ganhou vida própria, agora com um blog exclusivo e recheado de informações a cerca do universo Toku. Informações sobre o evento, sobre as últimas edições do projeto, sobre seriados do gênero e também sobre a história do Godzilla e muito mais. Vale muito a pena visitar as mídias sobre o Dia do Tokusatsu.
Na foto acima está o layout do Blog Oficial do Dia do Tokusatsu

Tem também a fanpage do facebook, uma das mais informativas e interativas da rede social que mais cresce no mundo.
Foto da Fanpage Oficial do Dia do Tokusatsu no Facebook

 No ano passado fãs de tokusatus festejaram o esse dia postando fotos participando de eventos, fotos de toys colecionáveis, vídeos amadores com os fãs cantando ou com algum artigo de tokusatsu atual ou raro. Estas fotos foram marcantes na edição 2013, compondo o MEGA ÁLBUM uma das novidades da última edição.
Capa do Mega Álbum alusivo ao Dia do Tokusatsu

 Confira algumas fotos do Mega álbum selecionadas pelo Toku Force.









Ainda na primeira edição do dia do tokusatsu teve como tema os Sentais. Além da criação do “Mega Álbum” que citamos anteriormente teve  também a criação de um Kit  exclusivo do projeto, que foi disponibilizado para download.


E é sobre esse e outros assuntos que vamos bater um pequeno papo sobre o Dia do Tokusatsu com o idealizador  desse  projeto, o amigo Raphaell Maiffre:

BTF: Antes da criação do Dia do Tokusatsu, em 2011 outro projeto denominado “Tokusatsu de volta para o Brasil” teve um ideal similar ao que vamos comemorar no dia 03 de novembro. O que você pode nos dizer á respeito?
 Maiffre: Eu não conhecia esse projeto até você me falar dele. Em 2011 eu tava entrando na Tokunet com o Toku Bahia, não tinha muito contato com outros fãs ou sites do gênero. Mas se eu conhecesse com certeza iria apoiar. Afinal, somar é melhor que subtrair.

BTF: Dia 03 de Novembro: Por que a data?
Maiffre: 03 de Novembro é a data do "nascimento" do percussor do gênero Tokusatsu. Godzilla foi exibido pela primeira vez nessa data no Japão em 1954.Foi feita uma votação em 2013 sobre a data. Eu me lembro queas outras eram do lançamento de Jaspion no Brasil e a outra o lançamento de Ultraman. Mas quem levou foi o Rei dos Monstros
Respostas da enquete acima viram memes exclusivos no dia do tokusatsu


 BTF: Todas as diferentes gerações podem participar?
Maiffre: Com certeza!O projeto é uma forma de unir todas as pessoas que amam o Tokusatsu. É um momento único onde aquele cara que gosta de Ultraman e nasceu na época pode compartilhar suas vivencias com alguém que viu Black e outrapessoa que assistiu Gokaiger por exemplo.Acho que é isso que o Tokusatsu faz e que cativa a todos, as séries são atemporais e carregam mensagens que todas as pessoas irão entender e se identificarem de alguma forma. Se você assistir uma série em diferentes períodos da sua vida, com certeza você terá uma visão diferente. Além de lhe fazer um bem enorme na questão de reflexão e lhe fará crescer.


BTF:Qual a sua visão a cerca da aceitação do Dia do Tokusatsu?
MaiffreAcho que ainda muitos relutam em participar pelo fato de não ser um projeto oficial no Japão ou aqui no Brasil. Mas lembro a eles que são iniciativas como essa que fazem as coisas acontecerem e se espalharem. Veja o "Dia da Toalha" e do "Cosplay", por exemplo, ambos começaram bem pequenos e depois se expandiram e hoje são datas importantes. Para os que já participam eu agradeço o apoio. O projeto é feito para vocês e somente para vocês. É uma forma de levantar a bandeira do Tokusatsu e difundir essa cultura. Hoje temos a facilidade das redes sociais e se bastante gente participar, o impacto será muito maior.


BTF: Ano passado o Mega Hero disponibilizou um Kit tendo os sentais como tema para download, este ano esse kit também estará disponível?
Maiffre: O Kit já está pronto e será liberada ainda essa semana. Provavelmente na Sexta-Feira (31). O kit desse ano vem com alguns banners e um resumo da edição de 2013 do projeto

BTF:Atualmente quais sites apóiam o dia do tokusatsu? E qual site você gostaria de ver apoiando este projeto?
Maiffre: Eu gostaria que mais sites participassem. Eu não tenho escolha em qual site deve participar. Tem que ser da vontade dos responsáveis, porque é muito mais saudável e bacana de formar uma parceria quando é espontâneas e ambas as partes estão satisfeitas até o momento dessa entrevista, os seguintes sites e grupos participam: TokuDoc, Off Topic, Spielvan, PR Força da Zueira, Mundo Animado , Blog Toku Force , Super Hero Time BR , Herosatsu, U-Rider , Tatisatsu , Tokusatsu.com.br . Reino dos Overlords ,Super Review Time , Anime New House Japan , Guardião Azul , Shocker Project , Toku Hero Club , Toku Share , DekaDriver , Shin Tokusatsus , Senpuu, Kamen Rider Girls BR e Power Sentai.

BTF: Falando no rei dos monstros Godizilla é o tema do projeto em 2014. Atualmente o monstrão comemora 60 anos de grandes histórias, incluindo um novo filme lançado este ano. O que você tem a dizer sobre esse lendário personagem do tokusatsu?
Maiffre60 anos na ativa não é pra qualquer um não (risos). Godzilla se tornou um personagem emblemático ao longo desses anos, além de ser o principal impulsionador do gênero, ele também é um ícone da cultura pop mundial. Sou fã dos filmes do lagartão e usar ele como tema é muito bacana porque vai ficar marcado na história dos que apoiaram o projeto e naminha também. Esse novo filme deu um "impulso" ao personagem e que

com certeza vai continuar na ativa por mais 60 anos.



BTF: O fato do evento não ser uma data oficial comemorada no Japão é um motivo plausível para que a data não seja comemorada no Brasil?
Maiffre: Não vejo ligação nessas duas variáveis. Acho que o fato de não ter o Japão apoiando não é motivo para que não comemoremos.Os fãs é que fazem tudo acontecer e eles são importantes para que aquele determinado conteúdo continue vivo. Se três pessoas, por exemplo: resolveram fazer o "Dia do Sentai", aquilo já é válido. É uma manifestação cultural que gera conteúdo e pode impactar outras pessoas. O objetivo é difundir e deixar a chama acessa.

Fãs de tokusatsu poderão mandar suas fotos para o álbum do dia do tokusatsu

BTF: E para finalizar quais são as novidades dessa nova edição do Dia do Tokusatsu?
Maiffre: Esse ano estamos intensificando mais nossas atividades nas redes sociais, fazendo que de alguma forma mais pessoas participem da iniciativa. Aqui em Salvador onde eu moro, vamos realizar uma série de palestras sobre Tokusatsu no mês de Novembro. E lembrar a todos que não é só o dia 03 que deve ser comemorado e sim o mês inteiro, Novembro será o mês do Tokusatsu. Queria deixar um agradecimento para todos que já estão participando do "Dia do Tokusatsu" e ao Blog Toku Force por defender essa bandeira junto conosco. E não se esqueçam, Tokusatsu é um estilo de vida.

Na edição de 2014 personalizar um avatar virou mania nas redes sociais


::::::::::::::::::::::::::::::::::::Parceiros do Dia do Tokusatsu em 2013 :::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Anipólitan (Salvador - BA) 
http://www.anipolitan.com.br 

Tatisatsu (Aracaju - SE) 
http://www.tatisatsu.blogspot.com.br 

Tokusatsu.com.br (São Paulo - SP) 
http://www.tokusatsu.com.br 

Tokuschool (Paraná e Minas Gerais) 
http://www.tokuschool.com.br 

Troll Fansubs (São Paulo - SP) 
http://www.trollfansubs.com 

MECA (Feira de Santana - BA) 
http://arcanaprodutora.com/ 

Animes & Tokus Blog (Florianópolis - SC) 
http://animesecartoons01.blogspot.com.br/ 

Cultura Pop À Rigor (Niterói- RJ) 
http://cosmicrash.blogspot.com.br/ 

Grupo Jiraya O Incrível Ninja e Fotoblog Heróis da Tv (Belém - PA) 
http://facebook.com/groups/grupojirayasekaysenoficial 

Fotoblog Heróis da Tv

::::::::::::::::::::::::::::::::::::Parceiros do Dia do Tokusatsu em 2014 :::::::::::::::::::::::::::::::::::::
TOKUDOC
SPIELVAN FANPAGE
OFF- TOPIC
FORÇA DA ZOEIRA
MUNDO ANIMADO
TOKUSATSU.COM.BR
SUPER HERO TIME
HEROSATSU
TATISATSU
U- RIDER
REINO DOS OVERLORDS
SUPER REVIEW TIME
ANIME NEW HOUSE JAPAN
GUARDIÃO AZUL
SHOCKER PROJECT
TOKU HERO CLUB
TOKUSHARE
DEKADRIVER
SHIN TOKUSATSUS
SENPUU TOKUSATSU
KAMEN RIDER GIRLS BR
JIRAIYA FANSUBS
E BLOG TOKU FORCE

Vai ficar de fora? Acesse as mídias do Dia do Tokusatsu e venha com a gente, vem com a gente fazer  desse dia um dia fantástico curtindo os heróis japoneses!
Fanpage: www.facebook.com/DiaDoTokusatsu
Blog Oficial: diadotokusatsu.megahero.com.br


Share:

2 comentários:

  1. Excelente matéria meus Brothers!!!! Viva o Tokusatsu, hoje e sempre!!! :D

    ResponderExcluir
  2. Valeu Brodão Venancio! Você é um dos leitores mais assíduos do blog, fico feliz que tenha curtido.

    ResponderExcluir